Gop Tun Festival Octave One substitui Robert Hood no line-up do Gop Tun Festival 2024. Foto: Reprodução

A trilha do tesouro do Gop Tun Festival: 10 artistas para não perder

Jota Wagner
Por Jota Wagner

Festival leva ao Canindé 30 atrações em quatro palcos diferentes. Veja 10 destaques e a timetable completa!

Dia 20 de abril, o antigo clube social da Portuguesa de Desportos, agora revitalizado e batizado de Live Stage Canindé, recebe a edição 2024 do Gop Tun Festival, evento genuinamente brasileiro que se tornou um dos maiores do seu nicho na América Latina. A Gop, como é carinhosamente chamada pelo seu público, entregará para os festeiros uma volta ao mundo da música eletrônica, em suas mais diferentes vertentes, distribuindo 30 artistas em quatro palcos, durante 15 horas de festa.

Entre gigantes do olimpo da discotecagem e produtores que estão na crista da onda, milhares de pessoas flutuarão de palco a palco ouvindo techno, house, breakbeats, electro, disco e experimentações surpresa de seus seletores prediletos. Em conjunto com a curadoria do festival, preparamos uma deliciosa trilha do tesouro, com atrações de diversos estilos, para ser desbravada do começo ao fim do rolê!

Paulete Lindaselva (Brasil) (Main Stage, 17h)

Paulete Lindacelva é de Recife, mas em São Paulo encontrou-se com a discotecagem e disseca, pelas festas independentes da cidade, o som da desvairada capital do techno brasileiro. Multitalentosa, faz o que todo artista precisa fazer vivendo em uma país desigual e esquisito como o nosso: usa sua música para o ativismo e a conscientização. Enfia muita house music em seu sets, conferindo leveza e diversão aos que dançam para espantar seus males. O groove agradece!

Ananda (Brasil) (Palco Supernova, 21h)

Mais uma artista brasileira para ficar (muito) de olho no Gop Tun Festival e, claro, grudar em seu set. Ananda é cria do movimento raver carioca e deixa isso cristalino em sua discotecagens. Seja embutindo samples de vocais de funk no meio de faixas de techno e breakbeat, seja na velocidade e energia da seleção de pedradas. É muito bacana quando um DJ se apresenta devidamente trajado de sua história, e isso ela garante. Além de fazer a acelerada alegria dos festeiros cariocas, a artista também bate cartão no cenário independente paulistano.

Octave One (Estados Unidos) (Main Stage, 23h)

Poucos podem bater no peito e dizer com orgulho “eu tenho techno no sangue” como os caras da família Burden. Apesar de nascidos em Michigan, foi em Detroit que os irmãos Lawrence e Lenny chamaram atenção fazendo música de primeira. Seu disco de estreia foi lançado pela gravadora Transmat, de Derrick May, em 1988, e a partir de então, os Burden foram responsáveis por uma extensa, sólida e constante discografia, assinando como Octave One ou Random Noise Generation.

O novo disco do Octave One, Never On Sunday, saiu em 2023, contemporâneo até o talo. Detroit techno, house e até drum’n’bass fazem parte da discografia do grupo. E se você ainda acha que o tino musical dos caras não é genético, toma essa: além de Lawrence e Lenny, mais três irmãos, Lone, Lynell e Lance Burden, também são músicos e já participaram de trabalhos do projeto.

No Gop Tun Festival, o duo substitui Robert Hood, que cancelou a vinda por motivos de saúde.

Marie Davidson (Canadá) (Palco Não Existe, 23h30)

Nascida e criada em Montreal, Marie Davidson estudou violino e teatro antes de entrar de cabeça na produção musical e nos shows, onde se apresenta fazendo live P.A., cantando junto às bases eletrônica de electro-house, breakbeat e techno com a cara da gravadora tão amada pelos brasileiros, DFA (pela qual já lançou dois álbuns). Sua música já foi classicada pelo jornal inglês The Guardian como “cyberpunk coldwave”. Espere um showzão!

Octo Octa & Eris Drew (Austrália/Estados Unidos) (Main Stage, 00h30)

DJ desde 1994, ex-residente do lendário Smart Bar, em Chicago, e da Bunker, em Nova Iorque, Eris Drew é uma artista trans (com um delicioso visual à la Marc Bolan) que vive para fazer música, geralmente lançando através de sua label, a T4T LUV NRG, que administra com a parceira Octo Octa, nascida na Austrália.

Juntas, comandam o apaixonado projeto Octo Octa & Eris Drew, tocando em back to back, agarrado no old-school house, que é o que se espera de artistas baseados em Chicago, né?

Não vai faltar energia e amor (that love energy), então não perca esta atração no Gop Tun Festival!

CRAZED (BR) (Brasil) (Palco Não Existe, 00h30)

O santista Tales Menezes, o CRAZED (BR), chega ao Gop Tun Festival para representar o techno da quebrada brasileiro, gênero que deveria ter muito mais movimentação no país. O DJ e produtor engloba em sua música os ritmos das ruas barulhentas, desorganizadas e quentes, onde a gente se enfia tarde da noite, como Miami bass, electro, breakbeat e, claro, ghetto-techno. Ouça Mema Fita, lançada em 2022 pela Nice & Deadly, e veja se não é para chegar pulando em sua pista durante o festival. Batidas quebradas vindas da quebrada, com autoridade e providência!

Tornado Wallace (Austrália) (Danceteria, 02h30)

Quem colar no set do australiano de Melbourne Tornado Wallace, deve chegar com a intenção de se surpreender. Afinal, até sets de música brasileira podem ser encontrados chafurdando no YouTube, tocando em uma edição da rádio brasileira Na Manteiga. Há também seleções de breakbeat, electro francês e zilhões de outros estilos. Mas o que interessa, mesmo, é que Wallace tem no sangue plaquetas dos beats baleáricos de uma Ibiza que não existe mais. Uma velocidade lenta de vento solar, concentração máxima no groove e nenhum, nenhum medo de misturar. Preste atenção!

Surgeon (Inglaterra) (Palco Supernova, 03h)

Eu passei a vida ouvindo Surgeon. E não fui o único. Quando lançou seu primeiro EP homônimo pelo selo Downwars em 1994, rapidamente chamou a atenção e virou a bolacha do pacote no cenário techno inglês, principalmente por conectar o gênero do país ao resto da Europa, ao lado de nomes como o sueco Christian Smith ou os alemães do Acid Junkies. No Brasil, virou obrigatório nos cases dos DJs do estilo.

Surgeon segue “batendo na mesma tecla” desde então. Lançou uma sequência de álbuns pela alemã Tresor, hoje históricos. Leva sua parafernália para o palco, onde apresenta sua discografia no formato de live P.A., recheado de acid techno e industrial. Ao lado de Octave One, é um dos monstros imperdíveis do line-up.

DJ Gigola (Alemanha) (Palco Não Existe, 03h30)

Paulina Schulze cresceu em Berlim, bagunçando na Love Parade e frequentando as festas de lá. Apesar de “nunca ter imaginado ser DJ e produtora musical profissional”, as coisas foram acontecendo, e hoje a DJ Gigola é uma das gratas surpresas da nova geração de disc-jóqueis berlinenses. E, convenhamos, para se destacar em uma das mais fervidas cidades do mundo, onde DJs de todo o planeta se mudam para tentar a vida, é preciso tocar muito bem.

Suas discotecagens representam bem sua história; são um passeio pelos parques e festas a céu aberto da cidade onde vive. Techno, claro, mas com referências que vão do nu energy ao industrial. Aquela pegada rapidinha, urbana e boa de pista.

Palms Trax (Inglaterra) (Main Stage, 05h30)

Jay Donaldson, mais conhecido como Palms Trax, carrega consigo uma deliciosa trajetória, síntese da história da música eletrônica. Mudou-se da Riviera Inglesa, onde nasceu, para Londres, e descolou trabalho em uma loja de discos. Passou anos vendendo pérolas de Chicago house e Detroit techno, e se juntou a uma das classes mais divertidas de DJs, os de loja de disco.

Este tipo de discotecário é meio diferente dos outros. Afinal, passa a semana nadando em piscinas de novidades que chegam aos estoques, e com isso, acaba desenvolvendo uma visão histórica e conectada dos diversos gêneros da dance music. É isso o que Palms Trax apresenta em sua discotecagem: o começo e o meio da house, do techno e mais o que lhe der vontade de misturar. E, apesar de ter largado o emprego na loja e ter se mudado para Berlim há tempos, seus sets têm a umidade, a fuligem e a fumaça dos porões londrinos.

Timetable e substituição no line-up

A Gop Tun divulgou nesta quarta-feira (10) a timetable completa do festival, trazendo uma novidade importante: Robert Hood cancelou sua vinda por questões de saúde. Em seu lugar, entra justamente o duo destacado acima, Octo Octa. Confira a tabela completa de horários e palcos:

Main Stage – 15h até as 08h

15h – Mary Roman

17h – Paulete Lindacelva

19h – Bárbara Boeing

21h – Gop Tun DJs

23h – Octave One (live)

00h30 – Octo Octa & Eris Drew

03h – Roza Terenzi B2B ISAbella

05h30 – Palms Trax

08h – Fim

Palco Supernova – 17h até as 08h

17h – Peroni

19h – Capetini

21h – Ananda

23h – Cashu

01h – Helena Hauff

03h – Surgeon

05h – Herrensauna (CEM & MCMLXXXV)

08h – Fim

Danceteria – 16h até as 08h

16h – Gustavo Keno B2B Lucian Fernandes

18h30 – Kauan Marco (live)

20h – Carlim

22h – Kornél Kovács

00h30 – Larissa Jennings B2B Bea Ferretti

02h30 – Tornado Wallace

05h – Craig Ouar B2B Simon

08h – Fim

Palco Não Existe – 17h até as 06h

17h – Benjamim Sallum

19h – FELIX

20h30 – L’Homme Statue

21h30 – DJ Marcelle

23h30 – Marie Davidson (live)

00h30 – CRAZED (BR)

02h – Kontronatura

03h30 – DJ Gigola

06h – Fim

Gop Tun Festival

Marcado para o próximo dia 20, um sábado, o terceiro Gop Tun Festival traz expoentes da house e do techno mundial, como Octave OneHelena Hauff, Octo Octa & Eris Drew, CEM, MCMLXXV, Gigola e Marie Davidson, além de brasileiros que têm feito bonito no país, como Crazed (BR), Kontronatura, FELIX, Capetini, Ananda e Peroni. Ainda há ingressos disponíveis pela Ingresse.

Idealizado por Bruno ProttiCaio TabordaFernando Nascii e Gui Scott, o Gop Tun é um coletivo e selo musical fundado em 2012 com o objetivo de criar e difundir espaços para a música eletrônica, sempre de olho nas novas tendências musicais e diversificando os espaços a fim de encontrar “a melhor pista”.

Conhecido pela curadoria musical em suas festas, produziu alguns dos maiores eventos da cena eletrônica nacional, como o Dekmantel Festival São Paulo, e showcases do selo, que já passaram por Lisboa e Berlim. Saiba mais sobre a trajetória do grupo aqui!

Serviço

Gop Tun Festival 2024

Data: 20 de abril de 2024 (sábado)
Horário: das 15h às 08h
Local: Live Stage Canindé – Rua Comendador Nestor Pereira, 33, São Paulo/SP
Ingressos: via Ingresse
Mais informações no site oficial

Jota Wagner

Jota Wagner escreve, discoteca e faz festas no Brasil e Europa desde o começo da década de 90. Atualmente é repórter especial de cultura no Music Non Stop e produtor cultural na Agência 55. Contribuiu, usando os ouvidos, os pés ou as mãos, com a aurora da música eletrônica brasileira.

× Curta Music Non Stop no Facebook