Rita Lee. WME Awards Rita Lee. Foto: Divulgação

Em parceria com a Billboard, 7º WME Awards homenageará Rita Lee e Dona Onete

Jota Wagner
Por Jota Wagner

Agora chamado WME Awards powered by Billboard Brasil, evento está programado para a 1ª quinzena de dezembro, em São Paulo

A partir deste ano, o WME Awards terá a parceria da Billboard — clássica revista dos EUA que faz parte da história da música pop. Criadora das listas de mais vendidos, virou referência para o sucesso (ou fracasso) de lançamentos, acompanhada de perto pelas gravadoras e pelo público.

Estreando no Brasil, a Billboard decidiu juntar forças com o maior prêmio nacional dedicado às mulheres na música — que, em sua sétima edição, homenageará a mãe suprema do rock, Rita Lee, e a cantora e poetisa paraense Dona Onete.

Apresentada por Preta Gil, a cerimônia do agora chamado WME Awards powered by Billboard Brasil vai rolar na primeira quinzena de dezembro, em São Paulo, e terá transmissão ao vivo pela internet. O local ainda não foi revelado.

Dona Onete. WME Awards

Dona Onete. Foto: Divulgação

Enquanto Rita receberá uma homenagem póstuma, Dona Onete, aos 84 anos, segue firme e forte para pisar no palco e ter todo um trabalho de vida reconhecido pela nata das mulheres artistas brasileiras.

Somando as seis edições anteriores, já foram mais de 500 mulheres indicadas e mais de 180 premiadas no WME Awards. Neste ano, serão reconhecidas 17 categorias.

“Muito mais do que uma premiação, o WME Awards abre seu palco para um espaço de empoderamento, liberdade e reconhecimento de nomes que estão nos holofotes e fora deles. Através do prêmio, nós geramos emprego, renda, fomento artístico e empoderamento profissional, que possibilita a liberdade financeira das mulheres que trabalham com a música”, explica Claudia Assef, uma das fundadoras do WME.

Acabei de chegar, o que é WME mesmo?

O agora chamado WME Awards powered by Billboard Brasil é um dos braços da Women’s Music Conference, plataforma de fomento à comunidade feminina que trabalha na indústria da música em todo o país. Fundada por Claudia Assef e Monique Dardene em 2017, a iniciativa surgiu para valorizar, conhecer e conectar artistas, técnicas de som, iluminadoras, DJs, produtoras e muito mais.

Celebrando e reconhecendo talentos, o WME Awards também funciona como inspiração para profissionais emergentes. Entre homenageadas, concorrentes e convidadas, a cerimônia reúne, em noite de gala, a nata das minas compositoras e musicistas. A premiação é dividida em três frentes: categoria voto popular, categoria voto técnico e homenageadas pelo conjunto de sua obra.

A organização também promove uma conferência anual em São Paulo, com palestras, oficinas e, principalmente, uma oportunidade afinar o bom e velho networking, com mulheres brasileiras que fazem acontecer.

 

 

 

Jota Wagner

Jota Wagner escreve, discoteca e faz festas no Brasil e Europa desde o começo da década de 90. Atualmente é repórter especial de cultura no Music Non Stop e produtor cultural na Agência 55. Contribuiu, usando os ouvidos, os pés ou as mãos, com a aurora da música eletrônica brasileira.