profissão dj

Vida de artista na pandemia: as alternativas de trabalhos que os DJs estão encontrando enquanto as festas estão proibidas

Bruna Guedes
Por Bruna Guedes

Com a proibição de funcionamento de casas noturnas e demais pontos de aglomeração durante a pandemia, DJs precisaram se reinventar – com coragem, ousadia e talento – para pagar suas contas

Fui e voltei, pausei e refleti como escrever este texto sem romantizar a situação de muitos DJs que estão se reinventando para sobreviver durante a pandemia. Não existe margem para romantização como se fossem exemplos de superação, afinal a verdade é que estamos imersos no colapso, na dor e em completo desamparo.

Se, até 2019 vivíamos no Brasil uma das fases mais promissoras no setor de eventos e na música eletrônica, agora, uma infinidade de DJs se vê à mercê da própria sorte, com suas reservas esgotadas e um futuro incerto.

Afinal, se não existe apoio ao setor ou um plano efetivo de vacinação no Brasil, o retorno gradativo de algumas áreas acontecerá, mas sem permitir aglomerações em uma pista de dança, festival ou show.

Por isso, o Music Non Stop teve a ideia de perguntar aos DJs: como vocês estão inovando na busca por uma renda?

Apoiem, compartilhem e deixem nos comentários outros DJs e profissionais da noite que estão desenvolvendo outros negócios no momento. Vamos fortalecer e consumir de quem sempre nos proporcionou diversão!

Os profissionais e suas novas atuações

DJ Atum | Comida árabe

O DJ Atum foi quem inspirou este conteúdo, por isso encabeça a nossa lista. Ele que é DJ da Ursound, uma festa dos ‘Ursos’ e os seus diversos admiradores que existe desde 2005, em São Paulo, está produzindo comida árabe e colocando em prática a sua ligação com a gastronomia. De origem libanesa, ele achou nos amigos o incentivo para a renovação em tempos de pandemia e vem através do boca-boca divulgando o Banquete das Mil e uma Noites completo, entradas, pastas, saladas, pratos quentes, sobremesas em um cardápio formado 90% por opções vegetarianas. Os pedidos podem ser feitos diretamente pelos perfis no Facebook e Instagram.

Alexandre Bispo | Forninho do Lu

Forninho do Lu

Foto: divulgação

O querido Alexandre Bispo está produzindo os deliciosos bolos, tortas doces e salgadas, pudins e marmitas fitness no Largo do Arouche com o seu Forninho do Lu, em São Paulo. Ele entrega em domicílio.

Alex Justino | Phase 

Phaze

foto: divulgação

Alex Justino é um DJ de techno de Goiânia e criou a PHASE, um ateliê de criação de peças em madeira com diversas peças que vão desde tábuas para servir até pedidos feitos sob medida, como suporte para modulares para os produtores apoiarem os equipamentos no estúdio.

Aryela | Copywiter e Social Media 

A DJ Aryela de São Paulo tem atuado como copywriter e social media para suprir a ausência de eventos.  Uma apaixonada pela escrita como definida pela própria, ela pode dar suporte aos seus conteúdos nas redes. 

Brune | Oficina de Escrita

A Brune é DJ residente nos projetos folklore.s.a, TROOP Project e Sintetica, e viu na pandemia a sua formação se tornando a sua principal e única forma de atuação. Além de DJ, ela é doutora em Língua e Literatura Francesa pela USP, tradutora, crítica literária e integra atualmente a equipe da Escrevedeira oferecendo oficinas de escrita. Brune também atua com freelas para traduções, revisões, redação e aulas de escrita. 

Dannie | Atelier Perfeito Caramelo

A Danniie é dj, produtora e manager à frente da Primitive State Records. Ela desenvolveu o Atelier Perfeito Caramelo, em São Paulo. Ela está atuando com confeitaria artística, produzindo bolos confeitados e doces personalizados. 

Perfeito Caramelo

foto: divulgação

Caroline Pepper | Peper Cultural 

A Caroline Pepper é DJ e uma das metades da Peppers Dj. Ela investiu na Peper Cultural e tem atuado como social media e como diretora artística para ensaios fotográficos.

Claudia Pontes | Doces da Clau

Claudia Pontes é produtora pesadíssima com um currículo de atuação em selos como Soul.Set Festa, MAMBA NEGRA, Folklore S.A., Hoppin, Dando e Pop P_rn Party. Atualmente, ela está produzindo sobremesas através do Doces da Clau, em São Paulo.

DJ Julião | Electro Burger 

Julião, DJ que faz parte da história da cena eletrônica de São Paulo, está com o seu ELECTRO BURGER ao lado do Eduardo Malta. Para quem é da capital, rola pedir pelo iFood os burgers artesanais e sucos. 

João Komka | Shaw Food

O DJ João Komka de Brasília desenvolveu o Shaw Food, um projeto familiar especializado em shawarma e esfirras. Eles atuam através do iFood ou pelo sistema de take-away no Jardim Botânico.

Shaw Foods

foto: divulgação

Julieta Benoit e Eduzal | Del Jaguar

O casal de artistas visuais Julieta Benoit e Eduzal desenvolveram juntos uma charcutaria artesanal, a DEL JAGUAR CHARCUTARIA. Ela é fotografa e ele DJ, os dois são apaixonados por cozinhar.  Como resultado desta união, eles se inclinaram de vez no mundo da defumação. Através de processos de cura, maturação e defumação a Del Jaguar Charcutaria Artesanal se propõe  a trazer sabor e diversão.

del jaguar

foto: divulgação

Maria Palombo | Catering/Culinária 

A Mariana Palombo é hostess e uma profissional multifacetada que tem na gastronomia uma das suas paixões. Ela faz o serviço de ‘catering’, termo que define o serviço de fornecimento de refeições coletivas. Agora, com o processo do lockdown na maior parte das cidades, ela está divulgado um cardápio bem diverso em suas redes para pedidos. 

palombo

foto: divulgação

Magoo | Confecção

Das pickups para o ramo de confecção na pandemia, O DJ MAGOO é um DJ veterano na noite de São Paulo e está atuando com camisas e projetos especiais através da Fatto a Mano.

Miss Má | Transmissão em HD

A DJ Miss Má transformou sua sala de casa e criou um studio de transmissão em HD, prestando serviço para eventos corporativos através de sets que se enquadram com as contas atendidas.

Miss Ma

foto: divulgação

Rogério Animal e Simone Borth | Cheiro do Campo

Rogério Animal, DJ desde 1989,  e a Simone Borth, DJ e assessora musical, ambos de Curitiba, estão se reinventando com o Hortifruti Cheiro do Campo, Os dois são sócios e estão realizando entrega de frutas, verduras, legumes e produtos saudáveis em casa. 

Cheiro do Campo

foto: divulgação

 

Paula Pretel | Pretel Foods 

A DJ Paula Pretel de São Paulo está com um delivery elogiadíssimo com menu semanal especial a cada semana. Ela aceita pedidos para buffets de casamento e os pedidos podem ser feitos diretamente através do seu perfil no Instagram durante a pandemia. 

Pretel Food

foto: divulgação

Silvia de Abreu | Hot Bites

A DJ Silvia de de Britto criou o HotBites e está produzindo comida asiática de excelente qualidade. Como forma de reinvenção, ela uniu o seu amor a culinária com a experiência de ter morado 16 anos no sudeste da Ásia.

Hot Bites

foto: divulgação

Moretz | Aula de Inglês

A DJ Moretz de BH, residente da 101Ø e da Festa Sintética, está dando aulas de comunicação de inglês de forma online durante a pandemia. 

Renan Mendes | Techno Burguer Cwb

O Renan Mendes, DJ de Curitiba, uniu o seu amor ao Techno a produção de lanches através do Techno Burger.

Ulf Music | Sbcr Side B Cutting Records

O Ulf é DJ de Curitiba e um multiprofissional que atua como professor através do  Lead Labs, um studio de aprendizagem e treino, é lighting designer e residente pelo coletivo QUATROPORQUATRO, um núcleo de artistas e raves. Porém, com o distanciamento social se viu obrigado a pausar todos os projetos e optou em dar andamento a um sonho que estava engavetado, o de abrir uma fábrica de discos para o Paraná, a SBCR Brasil.

Yellow P | Produção de Pães

O Fábio Murakami, conhecido também como DJ Yellow-p,  idealizador Dubversão Sound System, o sound system mais tradicional de São Paulo, está produzindo pães com entrega semanal todas as sexta-feiras. Ele divulga as fornadas da semana através de uma lista de transmissão e recebe os pedidos via WhatsApp.

 

× Curta Music Non Stop no Facebook