Trinta anos de Saint Etienne. Relembre 10 sucessos deste ícone pop dos anos 90
O Saint Etienne ganhou o coração dos nótivagos dos anos 90 graças a seu cult pop. Este ano o grupo comemora 30 anos de carreira e listamos para você 10 grandes sucessos de Bob Stanley, Pete Wiggs e Sara Cracknell
Quando Bob Stanley e Pete Wiggs decidiram formar Saint Etienne nos anos 90, a ideia era trazer várias vozes colaboradoras para a banda, tais como Moira Lambert e Donna Savage. Mas foi a voz de Sarah Cracknell que arrebatou o coração dos dois ingleses.
Com uma influência forte da house music e do pop sessentista, o álbum Foxbase Alpha de 1991 traz os singles responsáveis pelo sucesso da banda na sua estreia. No ano seguinte So Tough é lançado e traz oficialmente Sarah como integrante da banda, além de alcançar a sétima posição no UK ALBUM CHART.
Em 2021 a Saint Etienne completa 30 anos de lançamento de seu primeiro disco e para celebrar, selecionamos as dez músicas mais queridas do grupo que foi ícone do cult pop dos anos 90.
Only Love Can Break Your Heart
O cover de ” Only Love Can Break Your Heart ” de Neil Young cantado por Moira Lambert foi responsável por chamar a atenção de críticos que na época.
2. Nothing Can Stop Us Now
Outra faixa que teve sua inegável importância foi “Nothing Can Stop Us”, com a sua base sampleada de “I Can’t Wait Until I See My Baby’s Face” versão pop romântica de Dusty Springfield.
3. Avenue
Avenue é nostálgica e romântica, com a voz suave de Cracknell temos a sensação de estar num sonho, principalmente nas longas sequências instrumentais dentro dos seus 7 minutos.
4. You´re In A Bad Way
You’re in a Bad Way começa com um trecho do filme Billy Liar que consolida a imagem e a influência pop dos anos sessenta na banda.
5. Hug My Soul
Hug My Soul foi o terceiro single do álbum Tiger Bay de 1994, é uma faixa animada e que rendeu bons elogios como exuberante e sofisticado segundo Tim Sendra do All Music.
6. Woodcabin
Wood Cabin abre o álbum Good Humor de 1998, e o fato curioso dessa música está na letra. ” Never write a love song / Never write a trip out / Never write a ballad ” foi parafraseado de uma declaração que Manic Street Preachers deu em uma entrevista para o programa Snub da BBC2 ” alfinetando ” Saint Etienne que também assinava contrato com a Heavenly Records em 1991.
7. Heart Failed in the Back of a Taxi
Heart Failed foi lançado como o segundo single do álbum Sound of Water de 2000. Esteve na UK Charts por duas semanas consecutivas e acabou virando hit do grupo inglês no início do século.
8. Shower Scene
Shower Scene é o segundo single do álbum Finisterre lançado em 2002. A capa desse álbum apresenta a fotografia de uma parte do bloco da torre Ronan Point no leste de Londres. O prédio colapsou dois meses depois da sua abertura em 1968.
9. B92
B92 foi o lado B de Finisterre e traz uma batida bem synthpop, o que ajudou a se tornar a queridinha da crítica na época.
10. Underneath the Apple Tree
Underneath the Apple Tree faz parte do último álbum, Home Counties de 2017. A influência sessentista é forte nessa faixa e nos traz ótimas lembranças lá do primeiros álbuns da banda.