Responsável pela comunicação do festival em todo o mundo, Debby Wilmsen falou com o Music Non Stop sobre o cancelamento do segundo dia de Tomorrowland Brasil
O anúncio do cancelamento deste segundo dia de Tomorrowland Brasil, poucas horas antes da abertura dos portões, pegou geral de surpresa. O Music Non Stop imediatamente buscou a assessoria de imprensa do Tomorrowland para mais esclarecimentos, e, no que certamente foi um dia tumultuado, conseguiu as respostas no começo da noite desta sexta-feira (13).
Quem nos retornou foi Debby Wilmsen, a porta-voz oficial da marca em todo o mundo (e que já havia conversado conosco aqui).
Confira o papo na íntegra abaixo:
Music Non Stop: Quando e por que vocês tomaram a decisão de cancelar o dia de hoje?
Debby Wilmsen: Chuvas fortes e persistentes e trovoadas representavam muitos desafios e, embora os shows pudessem continuar, o local, os estacionamentos e as estradas de acesso ficaram muito danificados e precisavam ser restaurados.
Após o fechamento de ontem [12], a equipe de produção foi diretamente ao local para verificar a situação, solicitar material extra e trabalhar a noite toda, com todas as forças. Pela manhã, ficou mais claro que também havia muito trabalho a fazer nos estacionamentos e rotas, e que seriam necessários mais cascalho e pisos.
Poucas horas depois, foi tomada a decisão de cancelar o dia de festival, para ter tempo para deixar o local secar, limpar e instalar as coisas. A comunicação foi feita internamente, e antes do meio-dia, todos os festivaleiros, artistas, equipe técnica e fornecedores foram informados. Redes sociais, site, mailings, notificações push, telas de led… Todas as ferramentas de comunicação foram utilizadas para informar a todos corretamente.
Tomamos a decisão porque a segurança dos nossos visitantes, equipe e artistas é fundamental, e para atender aos nossos padrões.
O que está sendo feito para que o evento role normalmente neste domingo, mesmo em caso de mau tempo?
Mesmo com a chuva pesada, o show continuou acontecendo, com fogos de artifício, som e luz de qualidade e artistas presentes. Então amanhã [14], quando o local abrir, os artistas anunciados trarão seus shows e suas músicas para os palcos.
O que nós adicionamos? Pisos extra, cascalho, etc.
O que vai ser feito em relação aos artistas que tocariam hoje e em relação a quem veio com ingresso apenas para este dia?
Nós não comunicamos nosso lineup detalhado por dia antes das vendas começarem, então os festivaleiros compraram ingressos para o Tomorrowland Brasil, não para um determinado palco ou artista.
Os artistas que viriam tocar hoje [13] estão cancelados. Alguns deles vão tocar no DreamVille, onde nós construímos um palco extra. Informações sobre compensações e reembolsos serão comunicadas diretamente aos portadores dos ingressos.
Já aconteceu antes de ter que cancelar algum dia de algum evento realizado pelo Tomorrowland? No caso, o que fizeram?
Nós já organizamos o Tomorrowland há 20 anos na Bélgica, onde chove bastante, então sempre estamos preparados para dias chuvosos. Uma vez, teve um caso em que precisamos dar novas tendas a alguns hóspedes do DreamVille e, neste verão, o tempo estava tão terrível que nós não precisamos cancelar, mas fornecer abrigos e pisos extras, capas de chuva e ainda manter os espaços cobertos abertos por mais tempo — assim como bookar os artistas para mais uns 60 ou 90 minutos extra, mais a equipe dos bares e palcos.
Nós temos cenários de risco preparados para questões climáticas, sejam de calor ou chuva, e nos adaptamos à situação.
Essa época do ano costuma chover bastante mesmo em São Paulo. Vocês consideram que fizeram tudo que foi possível para evitar previamente essa situação?
Na Bélgica chove quase todos os dias. Nós também organizamos o Tomorrowland Winter, no Alpe d’Huez [estação de esqui nos Alpes Franceses], na neve. Nós temos cenários de risco previstos para questões climáticas, inclusive, fortes chuvas.
Caiu mais chuva em um dia ontem [12] do que em um mês neste período no Brasil. Foi uma situação excepcional, alerta laranja. Então, sim, nos preparamos para muitas coisas, mas a quantidade e a persistência da chuva não puderam ser previstas.
O fato de o show continuar, incluindo todas as luzes e pirotecnia, já é uma prova de que estávamos preparados, mas o solo estava supersaturado. Não tivemos que evacuar as tendas e ninguém ficou ferido.
Muitas pessoas que foram no primeiro dia reclamaram da estrutura e organização, e agora, naturalmente, estão desapontadas com o cancelamento. O que vocês podem dizer a elas?
17 mil pessoas estão agora curtindo os sets no DreamVille, e nós estamos ansiosos para receber os festivaleiros amanhã. É com muito pesar que fizemos o anúncio desta manhã, mas a segurança do público, da equipe e dos artistas é a maior prioridade.
Depois de uma abertura impecável do DreamVille na quarta-feira, o Tomorrowland Brasil estava com tudo preparado para fazer do primeiro dia de festival um sucesso. Agora, todos estão trabalhando com todas as suas forças para tornar o dia de amanhã [14] mágico.