Segundo final de semana do evento encerrou a edição comemorativa de 20 anos do festival belga
Depois de um primeiro fim de semana espetacular, o Tomorrowland belga abriu as portas entre os dias 26 e 28 de julho para receber mais de 200 mil pessoas para a segunda rodada de shows e camping. Em edição comemorativa aos 20 anos do festival, o tema LIFE — prequela do de 2016, Elixir of Life — permeou toda a área do evento e, principalmente, o palco principal, explorando a origem da poção que cura todas as doenças da mente e do corpo.
Além da música, o lúdico é parte importante do festival. Ele está presente nas decorações, estruturas e também na história contada entre os sets, em momento ápice na cerimônia de abertura. É também o grande responsável pela magia que emana no local.
Brasil
A sexta-feira (26) do Tomorrowland começou com Maz e Antdot, em um B2B durante as Daybreak Sessions. Eles foram responsáveis por iniciar os trabalhos do Mainstage, e o que não faltou foi collab dos dois, que possuem juntos a gravadora Dawn Patrol Records. Entre as faixas do set estavam, claro, o remix de Banho de Folhas (a releitura eletrônica do hit de Luedji Luna por Maz) e Corpo e Canção, parceria dos dois artistas com a cantora Letícia Fialho.
Alok tocou novamente, mas desta vez no palco The Library, e protagonizou um dos momentos mais emocionantes, convidando sua mãe, a DJ Ekanta, para tocar uma faixa junto com ele. Quem também se apresentou foi Bhaskar, seu irmão, mas no sábado (27), no palco Rise by Coke Studio.
Ainda no mesmo dia, Liu estreou no festival no palco The Library, seguido de Zerb. Os dois artistas foram convidados da Lost Frequencies & Friends. A rainha do techno, ANNA, também tocou no palco Crystal Garden.
O último dia de festival (28) contou novamente com Vintage Culture, que levou inúmeros brasileiros ao Crystal Garden. O psytrance brasileiro também teve representantes no Tomorrowland Bélgica. Blazy tocou logo no início da tarde, no Rise by Coke Studio. Vegas, por sua vez, foi encarregado de encerrar o domingo, no mesmo palco. O brasileiro foi aclamado!
Gringos
O segundo final de semana também foi repleto de muitas emoções! Para ser mais democrático, o festival acaba repetindo muitas atrações da semana anterior no palco principal. Mas sem problemas — isso não é uma reclamação, não! Até porque, se fosse um mês de festival com os mesmos DJs, estaríamos assistindo da mesma forma.
Com o mesmo êxito dos dias anteriores, Swedish House Mafia esteve presente no Mainstage com um set de arrepiar mais uma vez, assim como Hardwell e Armin van Buuren. Mas também tiveram estreias: Sara Landry foi a primeira artista de hard techno a se apresentar no palco principal do evento! Outro debut foi o de Keinemusik, que é um dos nomes mais famosos da cena atualmente.
Por lá também passou “o bruxo” Boris Brejcha e a “psymama” Indira Paganotto. Queridinha do Tomorrowland, a belga Amber Broos também teve seu espaço no palco principal. Vale dizer que ela também foi host do palco Atmosphere, convidando uma série de artistas do techno e hard techno em uma noite. Outro belga, o Andrometik, também alcançou o mesmo feito, levando seu drum’n’bass para o público.
Mas calma lá! Voltando ao Mainstage, não tem como não falarmos de David Guetta! Ele é considerado por muitos o grande disseminador da música eletrônica pelo mundo afora. Dono de inúmeros hits, Guetta teve a responsabilidade de encerrar o festival. Foi o último set no último dia, e fez tudo com maestria, é claro!
As músicas mais tocadas no Tomorrowland
Entre hits clássicos originais e reimaginados, tem de tudo na lista das músicas mais executadas durante o festival. Techno, hard techno, drum’n’bass, EDM, techno melódico… Todos tiveram seu devido espaço.
No primeiro fim de semana, tivemos as seguintes faixas mais tocadas:
- KAAZE ft. Alina Pozi – Papi
- Argy & Omnya – Aria
- Sebastian Ingrosso & Steve Angello – Reload
- Swedish House Mafia ft. John Martin – Don’t You Worry Child
- Marlon Hoffstadt aka DJ Daddy Trance – It’s That Time
- Gotye ft. Kimbra – Somebody That I Used To Know (SIDEPIECE edit)
- Adam Port, Keinemusik, Stryv, Malachiii – Move
- Chase & Status & Bou ft. Trigga & IRAH & Flowdan & Takura – Baddadan
- Dimitri Vegas & Like Mike & Tiësto & W&W ft. Dido – Thank You (Not So Bad)
- DJ Tomcraft – Loneliness
As do segundo fim de semana foram basicamente as mesmas, apenas trocando de posição. Mas tivemos a adição de sons de dois brasileiros: Alok e PACS.
- Adam Port, Keinemusik, Stryv, Malachiii – Move (Original + Anyma & Cassian Remix + Victor Garde Remix)
- Sebastian Ingrosso & Steve Angello – Reload
- Swedish House Mafia ft. John Martin – Don’t You Worry Child
- Marlon Hoffstadt aka DJ Daddy Trance – It’s That Time
- Chase & Status & Bou ft. Trigga & IRAH & Flowdan & Takura – Baddadan
- RÜFÜS DU SOL – Innerbloom (PACS Remix)
- Argy & Omnya – Aria
- John Summit, Hayla – Where You Are
- KAAZE Ft Alina Pozi – Papi
- Alok, Innerverse, Frey – Allein Allein
Sets disponíveis
Sim, os tão aguardados sets do Tomorrowland 2024 já estão disponíveis no canal do YouTube do festival. São 138 vídeos com apresentações de grandes artistas e novos talentos entre os vários palcos, funcionando como o warm-up perfeito para quem se prepara para outra edição ou uma lembrança nostálgica para quem viveu de perto os dias de glória.
Tomorrowland Brasil
Felizmente a próxima edição do festival está pertinho! O Tomorrowland aterrissa novamente no Brasil entre os dias 11 a 13 de outubro, no Parque Maeda, em Itu/SP. Com uma série de melhorias em relação à realização do ano anterior, o festival em 2024 se prepara para receber mais de 150 mil pessoas, com um line-up incrível, que conta com artistas como Alesso, Alok, ANNA, Armin van Buuren, Axwell, Charlotte de Witte, Lost Frequencies, Hardwell, Vintage Culture e muito mais.