The White Lotus Imagem: HBO/Divulgação

Tentando se recuperar, “The White Lotus” terá 4ª temporada na França

Jota Wagner
Por Jota Wagner

Depois do flop da terceira temporada, o criador da série, Mike White, tem o desafio de resgatar o sucesso das duas primeiras

Nas premiadíssima série The White Lotus, vários elementos cruciais se repetem, mesmo contando com roteiros diferentes a cada ano: em um resort paradisíaco, as histórias de uma série de hóspedes vai se cruzando, bem como a de alguns funcionários do hotel, até que um crime é cometido. A série já foi rodada no Havaí (2021), Itália (2022) e Tailândia (2025). Seu sucesso foi tanto no mundo dos streamings que os departamentos de turismo de cada país identificaram um movimento que foi chamado de “efeito White Lotus“, com crescimento de até 40% no número de turistas que procuram cada região mostrada na série, após o final das temporadas.

Breaking Bad
Você também vai gostar de ler As 5 melhores cenas de “Breaking Bad”

Já agendada para rodar na França, a 4ª temporada virá com um novo ingrediente: salvar a série que, após duas elogiadíssimas sequências, quase afundou de vez na terceira. Na Ásia, o criador, redator e diretor Mike White testemunhou o cansaço do público com a repetição de fórmulas. Tentou compensar dando um grau mais filosófico à trama, classificado pela crítica como excessivamente lento ou entediante.

De fato — pelo menos na opinião aqui da redação —, The White Lotus 3 foi um banho de água fria, principalmente porque a expectativa em relação à nova temporada foi altíssima, alimentada pelo longo hiato entre as produções, graças à pandemia da covid-19. Fãs tiveram de esperar longos três anos para a continuação; e quando veio, vimos mais do mesmo.

Na edição francesa, que terá o universo da arte como tronco da trama (“pode rolar em torno de um festival de cinema, ou algo assim”, declarou o diretor, via revista Elle), White tem a missão de tirar do expectador a sensação de que a repetição é tamanha, a ponto de nos fazer adivinhar o que está para acontecer, e a sensação de que os personagens são os mesmos, trocando apenas o time de atores. Certamente está preocupado com isso, a ponto de afirmar também que vai ter “algo menos filosófico”. Os crimes, pelo jeito, continuarão. “Sempre há espaço para mais assassinatos.”

A estreia de The White Lotus 4 está programada para 2027. Nenhum ator ainda foi confirmado, e a única mudança concreta está na trilha sonora. Cristóbal Tapia de Veer, criador do tema de abertura, não retornará, alegando diferenças criativas com Mike White.

Jota Wagner

Jota Wagner escreve, discoteca e faz festas no Brasil e Europa desde o começo da década de 90. Atualmente é repórter especial de cultura no Music Non Stop e produtor cultural na Agência 55. Contribuiu, usando os ouvidos, os pés ou as mãos, com a aurora da música eletrônica brasileira.