The Crystal Method está de volta, acompanhado de Iggy Pop e DJ Hyper em novo single. Ouça Post Punk
Duo prepara novo álbum, o primeiro em 4 anos. Assista ao novo vídeo
“I don’t want to be a punk. I don’t want to be belong to any of it”. A frase, dita por ninguém menos do que Iggy Pop, foi tirada do documentário Gimme Danger, sobre o The Stooges (banda de Iggy) e virou sample para a nova música que o duo The Crystal Method acaba de lançar, uma colaboração com o projeto de big beat Hyper.
A ideia de usar a fala de Iggy para a faixa Post Punk já estava na cabeça de Scott Kirkland (o outro membro original, Ken Jordan, deixou o duo em 2017) há tempos e só foi possível depois que Kirkland se encontrou com Jim Jarmush, diretor do documentário, em uma festa em Nova Iorque.
O single apresenta a última faixa do tracklist do primeiro álbum deles em quatro anos, a ser lançado ainda em 2022 com o nome de The Trip Out. Psicodélica e com cara de estádio, traz todos os elementos esperados pelos fãs do Crystal: pegada low tempo, muita influência do Industrial noventão e aqueles breaks que as massas adoram, ensaboados de timbres acid.
O Crystal Method está com uma bela turnê marcada este ano, com shows nos Estados Unidos, Canadá, Nova Zelândia e Austrália. Não se surpreenda, no entanto, se logo o projeto de Kirkland começar a aparecer nos grandes festivais. O novo trabalho cabe perfeitamente e pode inaugurar uma volta ao começo da eletrônica, puxando inclusive outros projetos seminais da década.
História
The Crystal Method começou em 1993 em Glendale, California, quando Kirkland e Jordam compraram uma casa para morar juntos e montar um estúdio. Desde então o grupo lançou seis álbuns de estúdio e foi um dos principais artistas a levar a música eletrônica para as grandes massas, ao lado de nomes como os Chemical Brothers, Prodigy , Bentley Rhythm AcBe e UnderBworld, por exemplo. Fazem parte da cena classificada pelos jornalistas como o Big Beat.
Hyper é um produtor inglês que lança por grandes labels como o Positiva e Bedrock. O DJ teve uma banda com os ex-integrantes do Prodigy, Leeroy Thornhill e Jim Davies.