
TEMPDIRRUBA: Núcleos de techno pesado dos anos 2000 retornam em fusão especial
Festa promete estremecer as estruturas da Barra Funda nesta sexta-feira (02), em São Paulo
A galera de SP que curte aquele techno mais pesado tem um bom motivo pra comemorar. Nesta sexta-feira, 02, dois núcleos icônicos se fundem em um reencontro muito especial. Programada para rolar das 22h às 06h no Triplex Barra Funda, a TEMPDIRRUBA é resultado da junção das festas Temp e Dirruba, representantes de longa data da famigerada lenha, e com muita história pra contar.
No line-up, mais de 15 atrações se distribuem em duas pistas: uma, no térreo, voltada ao breakcore/hardcore — trazendo nomes como White Prata, Killabomb e Ruffneck Sound —, enquanto no segundo andar, Julião, Dani Yamamoto, Sub e vários outros nomes mandam ver no techno e nos breaks.

Integrantes da TEMP, núcleo de techno e ativismo que atuou no início dos anos 2000 em SP. Foto Acervo Daniel Gonzalez
Coletivo ativista de música eletrônica criado em 2002 pelos amigos Daniel Gonzales Xavier e Bruno Tozzini, a Temp foi pioneira em apresentar os gêneros mais extremos da música eletrônica no Brasil e na América Latina, servindo como catalisadoras de DJs, VJs, produtores, performers, artistas visuais, MCs e hackers.

Imagem: Divulgação
Fruto direto da efervescente cena eletrônica underground de São Paulo do início dos anos 2000, a festa surgiu nos clubes antes de dar início a ocupações em quadras de escolas de samba, galpões de fábrica, espaços públicos e até em um ônibus, em pleno deslocamento.
Inspirada no conceito de TAZ – Zona Autônoma Temporária, de Hakim Bey, e atuando no limiar da intervenção urbana artística e do emergente movimento ciberativista, tendo a música como núcleo central de experiências políticas, subjetivas e estéticas, a Temp não só despertou o interesse dos mais diversos públicos e dos meios culturais como também de pesquisadores e acadêmicos. Sua última edição foi em 2007, e agora retorna, 17 anos depois, na parceria de outro grupo com quem tem bastante afinidade.

Os clássicos flyers do Dirruba eram desenhados pelo artista Carcará.
Formada no ano 2000 por um grupo que curtia música eletrônica underground com BPMs mais ousados, a Dirruba surgiu despretensiosamente. Rogério, Bruna Rocha, Marcus, Carcarah, Enrico e Fuska saíam junto para as festas na capital paulista e distribuíam panfletos com números de telefone, convidando as pessoas a ligarem para o “disk Dirruba” caso quisessem um chill-out devastador.

“Quando recebíamos ligações, nós fazíamos o transporte de toca-discos, caixas de som e mixers até o local desejado, e lá fazíamos nossas festas pequenas. Essa ideia do ‘disk Dirruba’, que era pura zoeira, tornou-se conhecida pela sua energia, que era bem diferente na época”, explica Rogério.
O Dirruba fez muito sucesso no começo do novo milênio, até que Rogério se mudou para Londres, em 2001. Quando vinha para visitar o Brasil, era sempre época de colocar mais lenha na fogueira. Rolaram quatro edições: em 2002, 2013 e duas em 2018, sempre com line-ups gigantes, que chegaram a reunir mais de 40 artistas, e atraindo multidões.
Agora, Rogério volta ao seu país natal pra valer e, com ele, a festa, naturalmente, também retorna — desta vez em parceria de seu aliado, Daniel Gonzales. Dentre as atrações musicais, que passam por subgêneros como hard techno, electro, grime, raggacore, glitchcore, drum’n’bass, noise, digital hardcore e dub, também haverá performances ao vivo.
“Na Dirruba, sempre se celebrou a diversidade de pessoas, música underground, apoio à comunidade LGBT+ e a causas sociais. Essa combinação tornava as festas verdadeiramente especiais. É uma festa sem limites, em que a diversidade musical é tão ampla quanto a diversidade de pessoas”, complementou.
Segundo a produção, todo o valor arrecadado pelo rolê será revertido à Pastoral do Povo da Rua.
Serviço
TEMPDIRRUBA
Horário: das 22h às 06h
Local: Triplex Barra Funda: R. Barra Funda, 1066 – Barra Funda, São Paulo/SP
Entrada: R$ 20,00
Atrações:
Pista 01 – breakcore/hardcore (térreo)
22:00 FUSKA
23:00 HIDRÁULICO X ZANDOZ CORP
00:00 DABY DYNAMITE
01:00 WHITE PRATA
02:00 KILLABOMB
03:00 RUFFNECK SOUND + FUNK BUIA
3h30 NUKLEART
04:30 MURDARAH
05:30 RUFFNECK SOUND
06:00 FIM…VAI TER AFTER
Pista 02 – techno/breaks (segundo andar)
22:00 ABUNAI X VAZ
23:00 MINDREFLEX
00:00 REKING
01:00 DANI YAMAMOTO
02:00 JULIÃ0
03:00 SUB
04:00 THIAGO DJ
05:00 MANU VILLAS
06:00 FIM … VAI TER AFTER



