fim de semana

Que tal curtir Toquinho, Caetano Veloso, cordel, batalha de rimas e muito o mais de graça no fim de semana? Confira o nosso Super Guia!

Amanda Sousa
Por Amanda Sousa

O super guia de final de semana do Music Non Stop traz as melhores atrações para que você enfrente este lockdown com música, arte e cultura. Se cuida que vai passar!

Esse fim de semana de atrações já começa com artistas independentes falando sobre racismo, preconceito e discriminação com o Voz Festival; O Verão na Montanha Cunha Fest traz Roberta Campos e Big Time Orchestra. No sábado começa a 24ª edição do Festival da Cultura Inglesa com uma live incrível com Caetano Veloso, tem festival Corpo Palavra com coletivos e performances. Também vai rolar a 1ª mostra de compositores do Bendito Samba Clube reunindo a nova e a velha guarda do samba com compositores tradicionais e cantores contemporâneos. Diversas outras atrações rolam no Palco Virtual do Itaú Cultural, muito jazz com o Jazz Meeting e um encontro virtual com poetas populares da literatura de cordel. Para fechar, tem a Virada de SP Online com o mestre Toquinho! Sabe o que é melhor? Tudo isso acontece no final de semana de graça! Se joga!

Voz Festival

Essa semana tá rolando a primeira edição do Voz Festival, evento que dá espaço a artistas da cena independente com trajetórias ligadas a luta contra o racismo, o preconceito, a discriminação e a violência. Racismo Estrutural é o assunto da sexta-feira, dia 5. O debate das 17h une o backing vocal e produtor da Elza Soares, Netão, e a produtora cultural Dandara Pagu, com mediação de Preta Ferreira. Acompanhada de sua banda, Preta Ferreira também apresenta seu show às 20h30.

No último dia, o assunto do Voz Festival é Diversidade e Comunidade LGBTQIA+. O debate das 17h conta com a MC Luana Hansen e o ator Gabriel Lodi, com mediação de Rita Von Hunty. O evento encerra com show duo de Luana Hansen, às 20h.

Fim de semana musical no Verão na Montanha Cunha Fest

Semana passada já falamos aqui no Guia sobre o Verão na Montanha Cunha Fest, que garante encontros inusitados e é uma mistura perfeita de soul, jazz, blues, folk, rock e pop. No sábado, dia 6 de março, a partir das 20h30 tem Roberta Campos. Depois, a banda Ultra Soul homenageia o Tim Maia e toca sucessos de Earth, Wind & Fire, Chaka Khan, entre outros. Tudo é transmitido pelo Youtube do evento. Para fechar o Verão na Montanha Cunha Fest com chave de ouro, no domingo, dia 7 de março, a partir das 19h30, tem a cantora Thulla Mello com muita black music e R&B. O encerramento fica por conta da Big Time Orchestra, com suas releituras de rock e pop.

Festival Cultura Inglesa começa neste fim de semana

Começa amanhã, 6 de março, e vai até o dia e 28, a 24ª edição do Festival Cultura Inglesa com mais de 70 atrações para você aproveitar sem sair de casa. Vai rolar música, teatro, bate papo e cinema. Os espectadores podem assistir gratuitamente a filmes e documentários inéditos, a apresentações de dança e poesia, shows e performances. Sem contar os importantes debates sobre sustentabilidade e meio ambiente. Saiba tudo neste link. O tradicional evento acontece online em uma plataforma exclusiva – e é o público que monta a própria curadoria.

Um dos convidados do 24º Cultura Inglesa Festival é o Caetano Veloso. No domingo, dia 7, às 19h, tem Caetano em Londres, uma live show em que ele conversa com o poeta e compositor Felipe Franco Munhoz sobre seu exílio em Londres e a influência da cultura britânica no processo criativo do disco Transa, de 1972. O vídeo fica disponível até 28 de março.

No dia 8, às 21h, Marisa Orth e Cida Moreira encenam Um quarto todo delas, com textos de Virginia Woolf, Gertrude Stein, Margaret Atwood, Denise Levertov e Emily Dickinson. Acompanhe toda a programação neste link.

Caetano Veloso. Crédito: @FalaCaetano/ Facebook

Festival Corpo Palavra

MAM apresenta o Festival Corpo Palavra, com performances que duram entre 20 e 90 minutos. O festival acontece entre os dias 6 e 13 de março, sempre às 19h, com os coletivos Slam do CorpoSlam das MinasCia Cabelo de Maria e OCA Escola Cultural, que apresentam trabalhos pelo YouTube @mamoficial. Todas as atrações são acessíveis em libras e no dia 6 tem a performance De repente, da OCA Escola Cultural.

Os espectadores acompanham corpos e vozes que se permitem experimentar, desafiar, brincar e improvisar com aquilo que foi reinventado um dia. No dia seguinte, 7 de março, é a vez da Cia Cabelo de Maria dominar o palco virtual. O espetáculo Cantos de trabalho nasceu a partir das viagens da diretora Renata Mattar pelo Brasil.

Cia Cabelo de Maria. Crédito: Divulgação

Segunda, dia 8, o Slam das Minas transmite uma batalha entre as poetas Abigail Campos, Kimani, Midria, Caru de Paula e Mari Félix. A apresentação fica por conta de Juppter e Aflordescendente, que assumem o comando da atividade ao lado de Pam Araújo e Carolina Peixoto.

Na terça, dia 9, o Slam do Corpo conta sua história por meio da performance Beijo de Língua. O projeto é a primeira batalha de poesias no Brasil com participação de poetas surdos e ouvintes. Língua portuguesa e língua brasileira de sinais se misturam, revelando suas gramáticas próprias.

Slam do Corpo. Crédito: Rodrigo Espindola

SiColomi, da OCA Escola Cultural, foi construída por meio do relação entre brincadeira, música e dança e rola no dia 10. A ideia é representar uma espécie de criança brasileira de todos os tempos. Já no dia 11, a Cia Cabelo de Maria dá continuidade aos cantos rastreados pelo país afora. Cantos de trabalho II é apresentado por Renata Mattar e Gustavo Finkler a partir das 19h.

Simpatia257 – dança, teatro e música no seu fim de semana

Chegando em sua 2° edição, o Sábado Cultural da Simpatia257 promove uma maratona repleta de vivências incríveis: oficinas de dança, teatro e música brasileira. Os encontros são gratuitos e acontecem no amanhã, dia 6, das 11h às 20h, via Zoom. Para se inscrever, basta clicar aqui.

11h | Oficina: Viva Pelve com Dora Selva
14h | Oficina: Técnica Silvestre com Vera Passos
16h | Apresentação: “Indireto Incômodo”, Mais Companhia
18h | Apresentação: Pré-lançamento do clipe “Lilith” e bate-papo com Katherina Tsirakis e Isabella Dragão

Vera Passos apresenta a oficina Técnica Silvestre. Foto divulgação

Caravana do Bagunço Digital

A Bagunço vai promover, em todos os domingos de março às 20h –  começando neste domingo (7) – a tropical e festiva Caravana do Bagunço Digital. Grande sucesso de público nos palcos e ruas da capital carioca, a Bagunço se reinventa e desenvolve seu trabalho online com a mesma sinergia calorosa, musical, cultural e antropofágica. Todas as apresentações são gratuitas no canal do youtube.

Além das apresentações vai rolar também a oficina gratuita: Hidra de Improviso Musical, uma vídeo aula sobre linguagem para improviso coletivo que estará disponível no mesmo canal, seguida de um bate-papo online para trocas de experiência acerca do improviso musical.

07 de março : Raiz do Sana
14 de março: 3 duMar
21 de março: Amplexos
28 de março: Bagunço
Oficina: sexta dia 26 de março às 19h: Hidra de Improviso Musical

Bagunço. Foto Felipe Diniz

1ª Mostra de Compositores do Bendito Samba Clube

A 1ª Mostra de Compositores  do Bendito Samba Clube que reúne a nova e velha guarda do samba com a presença de compositores tradicionais e cantores contemporâneos será transmitida ao vivo nos dias 19 (sexta-feira), 20 (sábado) e 21 (domingo) de março. São duas apresentações diferentes por dia, com bandas formadas especialmente para este projeto e que incluem músicos e intérpretes de renome no circuito do samba.

Cada show da Mostra apresenta a obra de um sambista sendo interpretada por cantores e banda. Na programação, estão encontros de: Carolina Soares com André Luiz, Raquel Tobias e Zé Nivio, William Fialho e Robson Capela, Kelly Silva e Kaká Silva, Silvilí e Marcus Marmello, e Grazzi Brasil e Robson Batuta. As transmissões acontecem no site oficial – www.benditosambaclube.com.br e YouTube – Bendito Samba Clube.

Sexta-feira, 19/3:
18h – Carolina Soares canta André Luís
21h – Raquel Tobias canta Zé Nivio 

Sábado, 20/3:
13h – William Fialho canta Robson Capela
17h – Kelly SIlva canta Kaká Silva 

Domingo, 21/3:
13h – Silvilí canta Marcus Marmello
17h – Grazzi Brasil canta Robson Batuta

Amora Paulada

Hoje, 5 de março, às 20h, o coletivo de teatro Bola de Meia faz sua estreia na programação do Palco Virtual do Itaú Cultural com a leitura dramática Amora Paulada, com direção de Renato Gama. Na trama, três homens desconhecidos se encontram levando suas crianças para brincar em um parque público e acabam dividindo suas dores, alegrias, aflições e projetos. Através do teatro, o coletivo propõe mergulhar na formação das subjetividades do homem negro, gerando reflexões de como elas podem ser constituídas. Reserve seu ingresso gratuito  neste link. A peça tem duração aproximada de 60 minutos e depois haverá um bate-papo de 30 minutos com os artistas.

Amora Paulada. Foto Junior Santos

Espetáculo Negra Palavra | Solano Trindade

Solano Trindade (1908-1974) é poesia, é corpo negro, é militância, é potência e é amor. Sua vida e obra são tema do espetáculo Negra Palavra | Solano Trindade, que acontece no sábado, 6 de março, às 20h, no Palco Virtual do Itaú Cultural. Neste espetáculo, corpo, música e poesia se entrelaçam para representar uma só história: tanto a de Solano em seu tempo quanto a dos homens negros contemporâneos, aqui e agora. Reserve seu ingresso gratuito neste link.

Negra Palavra. Foto Renato Farias

Saxofonando

Em 2011, com o apoio dos saxofonistas Nailor Proveta e Douglas Braga, jovens músicos alunos da Escola do Auditório Ibirapuera formaram o Quarteto Saxofonando. Beatriz Pacheco, Wellington de Souza, Leonardo Brandão e Danilo Rocha têm o intuito de mesclar a música popular brasileira com a tradição clássica europeia de escrita e valorização, levando ao público um repertório que vai de Jean Françaix a Pixinguinha. E é essa mistura que chega ao Palco Virtual do Itaú Cultural. A acontece no dia 11 de março e, para vê-la, é necessário reservar seu ingresso gratuito neste link.

Saxofonando. Foto: Karina Assis

Show online Marcelo Cabral

Dia 12 de março, às 20h, Marcelo Cabral leva para o Palco Virtual do Itaú Cultural uma apresentação especial com músicas do seu primeiro disco Motor, lançado em 2018. O trabalho mostra composições sensíveis, delicadas e minimalistas criadas a partir do violão de sete cordas. Cabral é conhecido no cenário musical paulistano por suas múltiplas facetas: músico, produtor, arranjador e compositor, ele é membro da banda Passo Torto ao lado de Kiko Dinucci, Rodrigo Campos e Romulo Fróes, além de contribuir com o grupo Metá Metá. Reserve seu ingresso gratuito neste link.

Marcelo Cabral. Foto: José de Holanda

Fi Maróstica

Baixista, compositor, arranjador e produtor musical, Fi Maróstica já acompanhou diversos artistas tanto em shows quanto em gravações. Depois dos dois álbuns com a cantora Vanessa Moreno, o músico lança seu primeiro disco solo, Visão do Mar. Ao lado de Alexandre Ribeiro (clarinete), Tiago Costa (piano) e Cleber Almeida (bateria), Fi trabalha com nove composições autorais e instrumentais. E é esse projeto que ele apresenta no Palco Virtual do Itaú Cultural no sábado, 13 de março às 20h. Reserve seu ingresso gratuito neste link.

Fi Maróstica. Foto Dani Gurgel

Jazz Meeting

O Festival Jazz Meeting tá rolando e vai até o dia 13 de março, de quarta-feira a sábado, sempre às 20h, tudo gratuito! As apresentações são transmitidas no Youtube. Hoje tem Diana Danieli (soprano) com participação especial de André Dequech (piano), Beto Lopes (baixo) e Lincoln Cheib (bateria). No dia 6 tem Jean-Pierre Zanella (saxofone) com participação especial de André Dequech (piano), Beto Lopes (contrabaixo) e Lincoln Cheib (bateria)  e Wilson Lopes ( guitarra). Confira a programação para os próximos dias:

10/3 – Nivaldo Ornelas (saxofone)
Participação especial de Kiko Continentino (teclados)

11/3 – Gustavo Tavares (cello) e Sverre Indris Joner (piano)
12/3 – Rodolfo Cardoso (percussão) e Nelson Faria (violão).
13/3 – André Geraissati (violão).

A literatura de cordel vive!

Começa neste domingo, 6, o encontro virtual com poetas populares para debater e declamar sobre temas relacionados à literatura de cordel. As conversas acontecem entre os dias 6 de março e 24 de abril, aos sábados, sempre às 16h, e podem ser conferidas no Youtube.

Idealizado por Fernando Assumpção, que é engajado há muitos anos na luta pela preservação dessa manifestação popular brasileira, o encontro convida 16 grandes cordelistas e oito pesquisadores para trocar experiências e nos dar um gostinho de seus versos e rimas.

Dia 6 de março, às 16h
“Cantoria e Causos Populares”, com Ivamberto de Oliveira e Willian J. G. Pinto
Mediação: Geraldo Aragão, poeta e pesquisador de cultura popular

Dia 13 de março, às 16h
“Lendas e Mitos Brasileiros”, com João Batista Melo e Sepalo Campelo
Mediação: Cáscia Frade, professora e pesquisadora de cultura popular

A Literatura de Cordel é uma manifestação literária tradicional da cultura popular brasileira, mais precisamente do interior nordestino. Foto divulgação

TEIMA

O TEIMA – Festival de Artes Online tem uma programação incrível com mais de 15 horas de duração e muito teatro, música, circo, performance e intervenções e vai rolar nos dias 6, 13 e 20 de março na plataforma Netshow.me e no site do evento. As obras exibidas no festival foram selecionadas entre os 852 trabalhos inscritos em um chamamento público. Tem artistas de Campinas, Sorocaba, São Caetano do Sul, Cunha, Mococa, Suzano e Franco da Rocha. Confira a programação deste sábado:

Sábado, 6 de março

15h – Música – Anná – show “Colar”
15h50 – Contação de Histórias – “Pérolas da Sereia”, do grupo Água de Chocalho
16h20 – Performance – “Haikorpos”, do Coletivo MÓ
16h35 – Intervenção Artística – “BRUIT”, do Agrupa
16h50 – Performance – “O Híbrido”, de Robson Catalunha
17h05 – Mostra peça-curta-metragem – “Baile de Máscaras – Especial Fim de Ano 2020”, da Reversa Companhia de Teatro
17h20 – Literatura – “Sankofa”, com Brenda Ligia Miguel
17h50 – Mostra peça-curta-metragem – ““Monstro também têm sentimentos”, da Companhia Artera de Teatro
18h20 – Performance – “Manifesto Esclera – Alvejada de Cor”, de Conceni Paulina
18h35 – Teatro – “A Não Ser”, de Giovanni Venturini
19h – Dança – “I’M A LIVE”, do Grupo de Artes Soma
19h35 – Circo – “Purpúria”, de Marina Viski e Veronica Piccini

Virada SP Online

A próxima  Virada SP Online tem uma programação intensa com direito a um show imperdível de Toquinho ao lado da cantora Camilla Faustino, representando a nova geração da MPB. O evento acontece no sábado, dia 6 de março, a partir das 12h. E você confere gratuitamente pela plataforma #CulturaEmCasa, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de SP. Confira a programação completa

Sábado, dia 6 de março

12h – Brincando de Música
13h – Circo do Tio Bocão
13h30 – Trio DeChris
14h20 – Dois Dobrado
15h – Manteiga de garrafa
15h30 – Juliana Alves
16h20 – Toquinho + Camilla Faustino
18h – Simone Mazzer
19h20 – Sarau ComplexCidade
20h – Pavilhão 9 + Tássia Reis
21h30 – Made in Brazil + Simbas
23h – Banda Rock ‘N’ Roça
23h40 – Tavinho Rezende Blues Trio

fim de semana

Toquinho se apresenta neste sábado com a cantora Camilla Faustino. Foto divulgação

Fim de semana com SLAM BR 2021

A edição online do SLAM BR 2021 – Campeonato Brasileiro de Poesia Falada continua e neste sábado, 6, tem um papo com o poeta trans Tom Grito às 16h30. Ele discute os caminhos do slam dentro da comunidade LGBTQIA+ e o abrasileiramento do termo “queer” para “cuír”. Já no domingo, dia 7, às 16h30, tem sessão do filme “Slam: Voz de Levante”, seguida por um bate-papo com as diretoras Tatiana Lohmann e Roberta Estrela D’Alva. O título retrata diversas cenas dos poetry slams pelo mundo, em cidades como Chicago e Nova York, nos EUA; Paris, na França; e Rio de Janeiro e São Paulo, no Brasil. As atividades são transmitidas pelas redes sociais do Núcleo Bartolomeu de Depoimentos.

Fim de Semana

Crédito: Sergio Silva
Roberta Estrela D’Alva é diretora e idealizadora do SLAM BR 2021

 

× Curta Music Non Stop no Facebook