Elza Soares cantando

Super Guia Music Non Stop traz Elza Soares, festivais de arte, cinema e muito mais para agitar o seu final de semana

Por Amanda Sousa

O Super Guia Music Non Stop desta semana traz muita música (como sempre), mas também destacamos festivais, intervenções culturais e cinema que estão reverberando pelas cidades.

Lembrando que este final de semana continua rolando o Festival Soy Loco Por Ti Juquery, que marca o encerramento de atividades do complexo psiquiátrico. Também continua o Festival Timbre que traz a rainha Elza Soares. O  concerto Candlelight acontece no Ibira com O melhor de Vivaldi. Tem também o já conhecido dos nossos guias #EmCasaComSesc, cinemas e lives. Aproveite!

 

Soy Loco Por Ti Juquery

A 4ª edição do Festival Soy Loco Por Ti Juquery, começou nesta quarta-feira, 15, e segue até o dia 19 com uma programação que se espalha pela cidade e invade também o meio digital. A intervenção, desta vez, marca também a desocupação do lugar – em abril deste ano, os nove últimos moradores pacientes do Complexo Hospitalar do Juquery foram transferidos e o hospital encerrou o serviço de assistência psiquiátrica de longa permanência.

Entre as diversas atividades que acontecerão durante a 4º edição do evento está a “Terrapia: um chamado da terra“, onde o artista Gilberto Junior utilizará tintas artesanais de terra coletadas do Parque Estadual Juquery para a pintura de um mural. Com o incêndio ocorrido recentemente no parque, que atingiu 80% de seu território, o artista planeja coletar também as cinzas e carvão do local para utilizar na obra.

Confira aqui a programação completa

Serviço

4º Festival Soy Loco Por Ti Juquery
De 15 a 19 de Setembro de 2021
Franco da Rocha – SP

festival Soy Loco por ti Juquery

O Que Não Pode ser Esquecido (4Soy Loco Por Ti Juquery)

Festival Timbre

Festival Timbre faz uma edição especial neste ano de 2021, adiantando a celebração dos dez anos que serão completados no ano que vem. Sediando em Uberlândia, o Timbre segue para a internet no Timbre Online, que se realiza entre os dias 15 e 19 de setembro, com shows no canal do Youtube e palestras no perfil do Instagram. A apresentação principal é da diva da MPB Elza Soares ao lado do rapper mineiro Renegado. Na live que fecha o evento, no dia 19 de setembroàs 21h, Elza e Renegado farão um show acústico, que passa por grandes sucessos da carreira da artista, canções do rapper e recentes hinos como “Maria de Vila Matilde” que está no celebrado “Mulher do Fim do Mundo” (2015) e a parceria lançada em julho de 2020, Negão Negra”.

Data: 17/09/2021 – 19h
Local: Instagram @FestivalTimbre
Atividade: Pitching de Artistas para Festivais
Participantes: Curadores dos Festivais: Gabriel “Bibi” (Festival Timbre), Bell Magalhães (Festival Sarará), Bina Zanette (Santa Produções), Carol Morena (Festival Radioca), Guilherme Tavares (Festival Favela Sounds), Gutie (Festival Recbeat) e Luciana Simões (Festival BR135)  + 10 Artistas selecionados via edital;

Data: 18/09/21 – 18h
Local: Youtube Festival Timbre
Atividade: Shows, entrevistas e um pouco da História do Festival Timbre
Participantes: Porcas Borboletas, Gabriel Gonti e Black Pantera

Data: 19/09/21 – 18h
Local: Youtube Festival Timbre
Atividade: Shows, entrevistas e um pouco da História do Festival Timbre
Participantes: Natania Borges convida Vaine, Arthur Xará, Elza  Soares e Renegado

Elza Soares cantando

Elza Soares na edição 2018 do festival Timbre. Foto: Juliana Avila @carcarafotografia/Divulgação

Ibira

Nos dias 18 e 19 de setembro, o Auditório Ibirapuera recebe duas sessões do concerto Candlelight: O melhor de Vivaldi à luz de velas, às 19h e às 21h, nos respectivos dias. Os ingressos estão à venda no site da FEVER e custam a partir de R﹩ 73,00 por pessoa.
Para quem deseja conferir a 34ª Bienal de São Paulo : Faz escuro mas eu canto, os horários disponíveis são às terças, quartas, sextas e domingos, das 10h às 19h, e às quintas e sábados, das 10h às 21h. A entrada é gratuita, mas é necessário reservar uma data em Agendamento de Visitas .

Candlelight. Foto: Amanda Strassler

Live

Neste sábado, 18, às 20h30, acontece uma live de Diogo Nogueira com a Orquestra Ouro Preto. A apresentação tem transmissão online e gratuita pelo YouTube da Orquestra e pelos canais 500 e 530 (Like), da Claro TV. O concerto, sob a regência do Maestro Rodrigo Toffolo, faz uma homenagem especial a grandes nomes do samba e da música popular brasileira.

Diogo Nogueira. Foto de Guto Costa

#EmCasaComSesc

Entre os dias 13 e 19 de setembro o #EmCasaComSesc continua apresentando a programação do Circuito Sesc de Artes 2021 – Praças Digitais. Os espetáculos do Circuito Sesc de Artes transmitidos no #EmCasaComSesc pelo Instagram Sesc Ao Vivo e pelo YouTube Sesc São Paulo são apresentados diretamente das unidades do Sesc São Paulo. As sessões são realizadas sem presença do público no local e seguem todos os protocolos de segurança e de prevenção à Covid-19.

Dia 17 de setembro, sexta-feira, 19h

Em um show inédito e ao vivo, as composições experimentais e modernas da cantora e artista multimídia Ligia Kamada encontram a ancestralidade, o batuque e a poesia das canções de Elizabeth Mennezes. No repertório músicas como Ajayô, Beiral e Dita Benedita, de Elizabeth, e Ando a Pé, Aqui na Roça e O que Cantar, de Ligia. Violão, violoncelo, saxofone e percussão acompanham as artistas.

Transmissão do Sesc São José dos Campos | Classificação indicativa: Livre.

Elizabeth Mennezes. Foto Janaina Doca

CINEMA NEGRO BRASILEIRO – APAGAMENTO, INTERSEÇÕES E RETOMADA [cinema]

 

Dia 17 de setembro, sexta-feira, 21h

Dois importantes cineastas de diferentes gerações conversam sobre a trajetória do cinema negro no Brasil a partir de suas próprias experiências e reflexões. Carol Rodrigues trabalhou como roteirista e consultora em diversas produtoras brasileiras e esteve na equipe que escreveu obras como as séries 3% e Escola de Gênios. Cineasta e pesquisador, Joel Zito Araújo dirigiu documentários e o longa-metragem de ficção As Filhas do Vento, ganhador de oito prêmios no Festival de Gramado. Mediação do roteirista e pesquisador de cinema Michel Carvalho.

Classificação indicativa: Livre.

 

CAFUNÉ [crianças]

Dia 18 de setembro, sábado, 15h

A apresentação da Cia. Tempo de Brincar é um híbrido de dança, artes visuais, música e performance, onde cenas inspiradas em folguedos populares, danças tradicionais e ritmos brasileiros, se fundem, transportando o público para um lugar imaginário.

Transmissão do Sesc Sorocaba | Classificação indicativa: Livre.

Tempo de Brincar_Cafuné. Foto Adriano Sobral

BADI ASSAD [música]

Dia 18 de setembro, sábado, 19h
Cantora reconhecida por verdadeiros malabarismos vocais, virtuosa violonista e compositora, Badi Assad é considerada uma das artistas mais versáteis de sua geração, sempre criando e explorando novos sons e efeitos. Para esta apresentação, a artista nascida em São João da Boa Vista escolheu um repertório com canções que dialogam com a vida e a arte do interior de São Paulo.

Transmissão do Sesc São Carlos | Classificação indicativa: Livre.

Badi Assad toca violão

Badi Assad. Foto Alex Ribeiro

OS QUATRO CANTOS DE ELPÍDIO [teatro]

Dia 18 de setembro, sábado, 21h
A paixão da jovem Catarina pelas músicas de Mazzaropi conduz a trama deste espetáculo da Cia. Navega Jangada de Teatro. Em busca de seu compositor preferido, ela vai até os estúdios Vera Cruz, em São Bernardo do Campo, mas ali descobre que, na verdade, o autor das canções de que tanto gosta é Elpídio dos Santos. Começa, então, uma nova saga para conhecer o artista, agora em meio ao carnaval de São Luís do Paraitinga.

Transmissão do Sesc Ipiranga | Classificação indicativa: Livre.

CABARÉ CIRQU&TAL [circo]

Dia 19 de setembro, domingo, 15h
Quando quatro palhaços se encontram e resolvem fazer seu próprio cabaré, o mundo do circo vira de cabeça para baixo. E Nélson do Bigodinho, o palhaço que adora tocar seu glorioso trompete em miniatura – mas sempre na hora errada -, faz com que Tico, já sem paciência, lance um perigoso desafio. Também tem a maravilhosa Danisguela, que demonstra toda sua habilidade e precisão com um chicote, bolas e claves. Ao comando de Tico Toco, o espetáculo traz uma atração internacional, um russo que acredita ser o homem mais forte do mundo. E ainda tem o Sevefino, o palhaço que é só amor, em seu grande número com a participação da plateia.

Transmissão do Sesc Piracicaba | Classificação indicativa: Livre.

ORQUESTRA SINFÔNICA DE RIBEIRÃO PRETO [música]

Dia 19 de setembro, domingo, 19h

A Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto (OSRP) apresenta ao vivo, diretamente do palco do Theatro Pedro II, um concerto especial inédito para o Circuito Sesc de Artes. Fazem parte do programa as composições Divertimento in D, do austríaco Wolfgang Amadeus Mozart, Aus Holzberg Zeit, do norueguês Edvard Grieg, e Sonata em Ré (conhecida como O Burrico de Pau), do brasileiro Carlos Gomes. A regência será do maestro Rodrigo de Jesus.

Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto. Foto Produção OSRP

MIA – Festival de Música Instrumental

O maior Festival de Música Instrumental do interior paulista chega em sua sétima edição. Pelo segundo ano consecutivo, o festival é transmitido por meio das plataformas virtuais. O público pode assistir à programação gratuitamente, que acontece de quinta-feira a domingo ao longo de duas semanas, até o dia 19 de setembro. Com foco na formação, na troca e na interação, o Festival traça um panorama da música instrumental brasileira e reflete sobre seus lugares, mercados e caminhos, por meio do diálogo com diversos nomes, olhares, linguagens, gêneros e estilos, transitando entre jazz, erudito, popular, eletrônico, experimental e improvisação livre.

Em 2021, o festival amplia sua atuação no interior paulista e passa a ser realizado em duas extremidades do estado: Araçatuba e Taubaté. A programação tem como pressuposto o encontro e a experimentação de possibilidades de conexão entre diferentes contextos, geografias e gerações, tornando as redes de Oficinas Culturais palco de um recorte da diversidade da música instrumental que acontece agora. O evento pode ser acompanhado pelos perfis do YouTube Instagram das Oficinas Culturais.

Da esquerda para a direita: Bianca Gismonti, Letieres Leite, Yzalú e Ana Karina. Créditos: Daryan Dornelles, Uanderson Brittes, Thiago Drummond e divulgação.

Rock In Rio Humorama

Diversas áreas do universo cultural, artístico e filosófico se encontram no festival de conversas Rock in Rio Humanorama, que discute ideias para um futuro melhor e mais humano para o mundo. O projeto do Rock in Rio, acontece até o dia 17 de setembro, com transmissão simultânea no Brasil e em Portugal. Tudo é grátis e online, mas para ter acesso às atrações é preciso se inscrever aqui. A programação conta com mais de 80 horas de atividades, entre workshops, debates e reflexões. Dentre as celebridades, estão o cantor Gilberto Gil;  Fabio PorchatNelson Motta, Andréia Sadi e Nathalia Santos; a filósofa Djamila Ribeiro; a Monja Coen;  Zezé Motta;  Gabriel O PensadorDJ Alok e a ex-ginasta Daiane dos Santos. Confira aqui a programação completa. 

Mary Olivetti

Mary Olivetti participa nesta sexta no mashup de conversas , Foto: divulgação

Mostra PLAY! Se Joga

A game arte volta a invadir as paredes de São Paulo, até o dia 18 de setembro, com a nova ação da Mostra PLAY!. “Se Joga!” é o nome desta edição cápsula, que chega em momento oportuno para levar diversão – ao ar livre – ao cidadão que caminha pela cidade. O mote é evidenciar o jogo como interface social em tempos de pandemia: seja proporcionando interação online através dos games entre pessoas isoladas geograficamente, seja impulsionando a prática de jogos tradicionais (tabuleiro, cartas) entre pessoas do mesmo núcleo de convivência. Assista: Mostra PLAY! 2013 e Mostra PLAY! 2014

Serviço Mostra PLAY! – edição cápsula “Se Joga!”:
Datas: 10 a 18 de setembro de 2021
Horário: 18h30h às 23h

EMPENAS SUMARÉ, CONSOLAÇÃO E MINHOCÃO: 

Dias 16, 17 e 18 de setembro de 2021.

Endereços:

Empena Augusta 
R. Augusta x R. Matias Aires (Consolação)

Empena Pinheiros
R. Arthur de Azevedo x R. Cônego Eugênio Leite (Pinheiros)

Empena Pedroso
Av. Pedroso de Morais x Rua Cardeal Arcoverde (Pinheiros)

Empena Sumaré 
R. Paris x R Dr. Paulo Vieira (Sumaré)

Empena Consolação
R. da Consolação x Rua Caio Prado (Centro)

Empena Minhocão
Via Elevado Pres. João Goulart sobre Rua Tupi (Santa Cecília)

Empena AUGUSTA

Empena AUGUSTA. Imagem divulgação via @Tropi.Press

Cine Vista Iguatemi Campinas

Com a proposta de oferecer uma experiência única de cinema open air, o Iguatemi Campinas e a Cinemark apresentam, até o dia 19 de setembro a primeira edição do Projeto Cine Vista. Um evento de formato inovador que chega ao shopping e reunirá uma programação cinematográfica com grandes títulos. Instalados em cabines com poltronas confortáveis e recicláveis, a céu aberto, pequenos grupos poderão assistir aos filmes com charme, inédito e segurança que o cenário atual exige.

Serão seis cápsulas com capacidade para até seis pessoas em casa uma, instaladas em meio ao paisagismo do Terraço Iguatemi, no terceiro piso do shopping, ao lado do Cinemark (Av. Iguatemi, 777, Vila Brandina, Campinas, SP). Os ingressos estão à venda e custarão R$ 390,00 para a cabine com até seis pessoas (permitida também a entrada de crianças, conforme a classificação indicativa do filme).

17/09 – Sexta-feira

18h30 – “Trolls 2” (Dublado)
20h45 – “Joker” (“Coringa”)

18/09 – Sábado

18h30 – “Frozen” (Dublado)
21h00 – “A Star is Born” (“Nasce uma Estrela”)

19/09 – Domingo

18h30 – “Ratatouille” (Dublado)
21h00 – “Pulp Fiction”

 

Cápsulas Cine Vista Iguatemi Campinas

Cine Vista Iguatemi Campinas. Foto divulgação

Carnaval

Majestade do samba carioca, a Velha Guarda da Portela voltará ao palco no próximo dia 18 de setembro, a partir das 15h, com um show especial comemorando os 120 anos de Paulo da Portela, fundador da Azul e Branco de Madureira, que faria aniversário em 18 de julho. O evento será realizado de maneira híbrida, com camarotes limitados já à venda e transmissão gratuita em formato live. Os que preferirem acompanhar in loco, poderão desfrutar da tradicional feijoada da escola, a partir das 13h. As vendas de mesas e camarotes são realizadas exclusivamente através do telefone: (21) 3217-1604, das 9 às 17h. Não haverá venda de ingressos no local.

Destinado não apenas aos portelenses, mas a todos que não dispensam um bom samba, o evento celebrará o legado de Paulo da Portela e a trajetória do grupo que segue sendo comandado por Monarco e Tia Surica, duas lendas vivas do cânone da Águia. A apresentação será transmitida simultaneamente através dos canais no YouTube da produtora audiovisual Fitamarela e no da escola, a Portela TV .
Serviço – Velha Guarda da Portela celebra 120 anos de Paulo da Portela
Data: 18/10
Horários
Abertura da casa: 13h
Show: 15h
Ingressos limitados:
Mesa p/4 pessoas: 80,00
Camarotes inferiores p/15 pessoas: 400,00
Camarotes superiores p/15 pessoas: 500,00
Vendas através dos telefones:
(21) 3217-1604 e (21) 96417-6068, entre 9 e 17h
Local: Quadra da Portela – Rua Clara Nunes 81, Oswaldo Cruz
A apresentação será transmitida simultaneamente através dos canais no YouTube da produtora audiovisual Fitamarela e no da escola, a Portela TV.
Velha Guarda da Portela. Foto divulgação

Velha Guarda da Portela. Foto divulgação

Amanda Sousa

Amanda Sousa é mãe, feminista, tem 30 anos e é formada em Comunicação Social. Natural de São Paulo, atualmente mora em Jundiaí. É apaixonada por música desde que se entende por gente. Vai do punk ao pop, gosta de descobrir sons em todas as vertentes.

× Curta Music Non Stop no Facebook