Semana do Cinema Foto: Alex Litvin [via Unsplash]

Semana do Cinema traz ingressos baratos a salas de todo o Brasil

Jota Wagner
Por Jota Wagner

Entre 05 e 11 de fevereiro, bilhetes para assistir a filmes nas telonas custarão a partir de R$ 10,00

O Carnaval dos cinéfilos está confirmado. Entre os dias 05 e 11 de fevereiro, salas de cinema de todo o país oferecerão ingressos a dez reais para sessões diurnas e 12 pilas à noite. Oportunidade sensacional para curtir, por exemplo, O Agente Secreto, filme de Kleber Mendonça Filho indicado a quatro categorias do Oscar, semanas antes da cerimônia de 15 de março, que novamente terá clima de final de Copa do Mundo no Brasil.

Wagner Moura e Sua Mãe
Você também vai gostar de ler Gótico e brega-rock: o lado B de Wagner Moura

A campanha, que envolve também grandes redes de salas, como Moviecom e Cinépolis, tanto na rua quanto em shoppings centers, se chama Semana do Cinema e já está em sua oitava edição. Em 2025, 3,4 milhões de ingressos foram vendidos a preços reduzidos, e os promotores esperam um movimento ainda maior neste ano.

A semana é produzida pela FENEEC (Federação Nacional das Empresas Exibidoras Cinematográficas), com apoio da ABRAPLEX (Associação Brasileira das Empresas Exibidoras Cinematográficas Operadoras de Multiplex), Ingresso.com e Grupo Consciência, e os descontos são válidos para todas as sessões, exceto para pré-estreias e salas especiais.

Desde que as salas de cinema se mudaram, majoritariamente, para dentro dos shoppings, o brasileiro sentiu no bolso a gourmetização do formato. Em 1980, o preço médio de um ingresso era de cerca de quatro reais, em valores atualizados. Hoje, nas capitais, o valor supera facilmente os R$ 30,00. Contando a pipoca e o refrigerante, levar a família para curtir as telonas pode custar o mesmo que um jantar em um bom restaurante.

Filmes clássicos
Você também vai gostar de ler 5 filmes clássicos que floparam nas bilheterias

A superinflação nos bilhetes combinada com o advento dos serviços das plataformas de streaming representou um problema para a indústria cinematográfica, principalmente quando se trata de obras mais maduras. Hoje em dia, as grandes salas sobrevivem de produções infanto-juvenis ou de super-heróis, tomando a maior parte da programação.

Ninguém discute que assistir a um filme em tela grande, sem as distrações cotidianas, é muuuuito mais legal. Esse é um dos objetivos da Semana do Cinema. Levar o público de volta às salas para relembrá-lo do quanto a experiência é bacana, valorizando as produções dos estúdios. Em suas sete edições, a iniciativa já tirou 23 milhões de pessoas de casa.

Para conhecer a programação completa e comprar seu ingresso, acesse o site da sua sala predileta a partir do próximo dia 05.

+ Participe do canal de WhatsApp do Music Non Stop para conferir todas as notícias em primeira mão e receber conteúdos exclusivos

+ Siga o Music Non Stop no Instagram para ficar atualizado sobre as novidades do mundo da música e da cultura

Jota Wagner

Jota Wagner escreve, discoteca e faz festas no Brasil e Europa desde o começo da década de 90. Atualmente é repórter especial de cultura no Music Non Stop e produtor cultural na Agência 55. Contribuiu, usando os ouvidos, os pés ou as mãos, com a aurora da música eletrônica brasileira.