Diretor famoso por incluir diversas referências em seus filmes, Quentin Tarantino elegeu sete filmes que considera “perfeitos”.
O cineasta americano Quentin Tarantino é um dos mais amados da história do cinema. A lista de filmes que coleciona têm uma verve extremamente popular, são aclamados pela crítica e trazem consigo uma peculiaridade: referencias escancaradas a movimentos cinematográficos e colegas que o diretor admira.
Além disso, Tarantino é célebre por “ressuscitar” atores que estavam no ostracismo e caprichar nas trilhas sonoras de seus filmes, também dando aquela força para músicos e bandas que andavam meio esquecidas.
Tarantino falou recentemente, em entrevista ao apresentador Jimmy Kimmel, sobre filmes perfeitos: “não são muitos”.
A lista citada pelo diretor surpreende, mesmo levando em conta a sua predileção por filmes populares e adolescentes. Tarantino chegou a dizer que Pulp Ficction fora bastante influenciado pelo clássico do terror “O Massacre da Serra Elétrica”.
Veja quais foram as sete películas classificadas por Quentin Tarantino como “perfeitas”:
O Massacre da Serra Elétrica
Filme de terror independente americano tido como um dos mais importantes do gênero, The Texas Chainsaw Massacre (nome original, de 1974), foi dirigido por Tobe Hooper e tem no elenco Marylin Burns e Paul A. Partain. O filme ganhou um remake em 2022.
Tubarão
Clássico do cinema nos anos 70, ganhou várias sequências e serviu, dentre outras coisas, para difamar os pobres tubarões, grandes vilões do filme. Jaws, nome original, foi dirigido por Steven Spielberg.
O Exorcista
Digirido por Willian Friedkin, The Exorcist (1973) é considerado um dos mais assustadores filmes de terror de todos os tempos (quem cresceu no final entre os anos 70 e 80 sabe do que estamos falando). A história foi baseada em um caso de exorcismo notório, realizado em Maryland (EUA) pelo padre Walter Halloram.
Noivo Neurótico, Noiva Nervosa
Woody Allen dirigiu e protagonizou o filme, ao lado de Diane Keaton. Annie Hall (nome original) foi lançado em 1977 e fez grande sucesso, inclusive nas “sessões da tarde” aqui no Brasil. O filme ganhou o Oscar no ano seguinte.
O Jovem Frankenstein
Dirigido por Mel Brooks e com o fantástico Gene Wilder (o Senhor Wonka original) como protagonista, Young Frankenstein (nome original) mistura comédia, ficção científica e terror. O filme foi lançado em 1974.
The Volta Para o Futuro
Sucesso gigantesco na década de oitenta (o filme é de 1985), De Volta Para o Futuro causou um furor também no Brasil e ganhou ainda mais três sequências. Back To The Future (filme original) foi estrelado pelo carismático Michael J Fox e dirigido por Robert Zemeckis e Bob Gale. A produção foi de Spielberg.
Meu Ódio Será Tua Herança
Dirigido por Sam Peckinpah e estrelado por William Holden e Ernest Borgnine, Wild Bunch (nome original), foi lançado em 1969 nos Estados Unidos. Foi deste filme que Tarantino tirou boa parte das referências sanguinolentas usadas em sucessos como Kill Bill e Bastardos Inglórios.