Um dos mais importantes nomes da história do rock alternativo faleceu em maio
Steve Albini vai virar nome de rua. Segundo o Pitchfork, o trecho da Belmont Avenue onde fica o estúdio do finado engenheiro de som, o Electrical Audio, em Chicago, nos Estados Unidos, será renomeado para Steve Albini Way. Natural de Pasadena, na Califórnia, e criado em Missoula, Montana, o músico mudou para Chicago para estudar na Universidade Northwestern, e permaneceu na cidade até o fim de sua vida, aos 61 anos.
Em 08 de maio, no dia de sua morte, Laerte Castagna explicou a importância de Albini para o cenário do rock alternativo. “[Steve Albini foi] um dos mais importantes produtores do rock alternativo, responsável pelos álbuns In Utero, do Nirvana, Surfer Rosa, do Pixies, e Rid Of Me, da PJ Harvey, entre muitos outros. Ele calculou em alguns milhares o número de artistas e bandas em que foi engenheiro de áudio ou produziu”, escreveu.
“Steve preferia ser chamado de engenheiro de som do que de produtor, e entre esses dois cargos, foi responsável por álbuns de algumas lendas do rock independente, como Godspeed You! Black Emperor, The Breeders, Slint, Mogwai, The Jesus Lizard e Whitehouse, mas também de alguns grandes do mainstream, como Jimmy Page & Robert Plant e The Stooges. Considerava seu trabalho como o de um encanador ou prestador de serviço, como escreveu em carta ao Nirvana para dizer suas condições.”
Ao final, Castagna ainda contou ter sido “rapelado” em uma mesa de Poker com Steve Albini — o jogo era sua maior paixão depois da música. Leia a publicação na íntegra aqui.