Mick Jagger e Keith Richards - Rolling Stones Foto: Reprodução/Internet

Show holográfico dos Rolling Stones? Segundo Jagger e Richards, “vai acontecer”!

Jota Wagner
Por Jota Wagner

Em entrevistas, dupla revela que ainda poderemos ter apresentações da banda por muito tempo

Não é novidade que os ingleses dos Rolling Stones têm um certo apreço pela imortalidade. Na estrada desde 1962 (ou seja, 61 anos), nada parece tirar a vontade de excursionar pelo mundo.

Nem mesmo a morte de uma peça chave do grupo, o baterista Charlie Watts, tirou o seu ímpeto workaholic. Acabaram de lançar um novo disco, Hackney Diamonds — que tem sido avaliado pela crítica mundial como o melhor deles em 30 anos — e seguem fazendo shows.

Mick Jagger tem hoje 80 anos. Keith Richards, 79. E pelas declarações que ambos estão dando, não estão pensando em aposentar — nem mesmo depois da morte!

Conforme noticiado pelo The Guardian, em entrevista à Apple 1, Richards foi perguntado sobre a possibilidade de os Stones seguirem como hologramas daqui a alguns anos. E respondeu:

“Eu certamente não descartaria. Tenho certeza de que vai acontecer. Agora, eu quero isso? Essa é outra questão. Não sei se eu quero seguir por aqui por tanto tempo, cara. Mas, ao mesmo tempo, não dependerá de mim, certo?”.

Em setembro, Jagger também havia tocado no assunto, quando falou ao Wall Street Journal:

“Bem, empresas seguem vivas depois que os fundadores morrem, certo? Por que uma banda também não pode?” — provocou o frontman, citando o exemplo do grupo ABBA, que recente aproveitou o avanço tecnológico para promover a turnê Voyage, na qual imagens holográficas substituem os integrantes.

A tecnologia que permite projetar a imagem de um artista em cima do palco, dando um ar fantasmagórico à apresentação, não é nova. Já foi usada para “ressuscitar” Tupac Shakur, Whitney Houston e Fred Mercury.

No entanto, o avanço da inteligência artificial tem provocado faniquitos. Afinal, além da projeção da imagem do artista, pode ser possível conseguir que o avatar decida movimentos e intervenções vocais mais, digamos, naturais.

Para a alegria de Jagger e Richards — e de seus empresários! —, é alta a possibilidade de vermos turnês mundial dos Stones por muitos e muitos anos (para não dizer para sempre)!

Como funciona um holograma?

Um holograma é uma imagem tridimensional criada com luz que parece flutuar no espaço, ao contrário de fotos ou vídeos comuns. Para fazê-lo, ocorre um processo dividido em três etapas:

  1. Iluminação especial: Começamos iluminando um objeto com uma luz laser especial. Isso é como colocar uma luz muito focada sobre ele.
  2. Registro da luz: Parte dessa luz vai para um material que faz o seu registro, como uma placa especial. A outra parte da luz rebate no objeto e se espalha.
  3. Dança das luzes: Quando a luz espalhada encontra o material “secreto”, algo mágico acontece: elas “dançam” juntas, criando um padrão que é como uma digital do objeto. Isso é registrado no material.

Agora, para ver a mágica, usamos novamente a luz laser. Ela encontra esse padrão registrado, e a luz toda se espalha como fogos de artifício. O que vemos é como uma sombra mágica do objeto original — um holograma!

Jota Wagner

Jota Wagner escreve, discoteca e faz festas no Brasil e Europa desde o começo da década de 90. Atualmente é repórter especial de cultura no Music Non Stop e produtor cultural na Agência 55. Contribuiu, usando os ouvidos, os pés ou as mãos, com a aurora da música eletrônica brasileira.