Metronomy - Petit Boy

Petit Boy

Metronomy

Indie dance | 2024

4.5/10

Jota Wagner
Por Jota Wagner

A banda inglesa Metronomy vem soltando ótimas músicas em 2024, embaladas em singles e EPs. Provam que estão ativos e criativos, trazendo algo e novo e divertido para o universo da “indietronica”, um rótulo usado para grupos que fundem elementos eletrônicos no indie rock. Nice Town, por exemplo, feita em colaboração com Leron Thomas, trompetista estadunidense que se aventura no rap com o codinome Pan Amsterdam, é uma das melhores já lançadas pelo grupo desde que nasceram para o mundo da música, em 1999. A engraçadinha Contact High, com elementos que lembram a saudosa Pizzicato Five, também. Ou mesmo With Balance, grande canção folk gravada em colaboração com Naima Block e Joshua Idehen, mostra que o grupo sabe como ser cool.

Considerando que 2024 tem sido um belo de um ano para a música do grupo, Joseph Mount e sua turma, curiosamente, parecem ter deixado o pior para o final. Petit Boy, composta junto com outra banda inglesa, a Porij, deixa de lado o que conquistou tantos corações na banda: sua levada etérea e sofisticada, mesmo quando se aventura em músicas dançantes — como fizeram em The Look, seu maior hit até hoje, lançada em 2010.

Em Petit Boy, Metronomy e Porij optam por um caminho que tem se mostrado tão nocivo para a música nos últimos anos: compor um cartão de visitas para a próxima temporada de festivais. Costumo dizer que reconhecemos uma grande canção já em seus primeiros segundos. E o contrário também é válido. Quando a nova faixa começa, com frequências filtradas e batida quatro por quatro, a boca já distorce em bico. Os músicos tentam fazer algo que já existe e é muito melhor feito por grupos como Phoenix, por exemplo. A sequência das fórmulas para se pular em festival vão chegando, uma após a outra, incluindo o break, com rufar de caixas e retorno animadão, exaustivamente usados na onda da EDM.

Não é difícil cravar, dada a discografia do Metronomy, que Petit Boy tem muitas chances de estar ofuscada no futuro, embora seja inegável seu apelo pop. Se considerarmos só o que o grupo lançou em 2024, então, a sensação aumenta mais ainda. Considerando que o sarrafo de qualidade da banda de Mount é alto, seu último lançamento não é ruim. O rótulo de “mais ou menos”, no entanto, não é o que esperamos do Metronomy.

Jota Wagner

Jota Wagner escreve, discoteca e faz festas no Brasil e Europa desde o começo da década de 90. Atualmente é repórter especial de cultura no Music Non Stop e produtor cultural na Agência 55. Contribuiu, usando os ouvidos, os pés ou as mãos, com a aurora da música eletrônica brasileira.