
5/10
Para começo de conversa, vamos avisar que esta não é uma resenha sobre música, mas sobre um fenômeno geracional e midiático. Fera na bateria, Nandi Bushell foi uma criança que começou a publicar seus vídeos na internet e conquistou tremendo sucesso, deixando todo mundo de queixo caído com a sua técnica. Seu ápice foi quando Dave Grohl, do Foo Fighters, aceitou fazer uma batalha de bateria. Ele em seu estúdio em Los Angeles, e ela em Durban, na África do Sul.

Basta encontrar qualquer músico profissional adulto e puxar um papo sobre a “molecada”. A opinião é unânime. Jovens cada vez mais jovens desenvolvem uma técnica incrível em qualquer instrumento, atingindo níveis que as gerações anteriores levaram décadas para conseguir. Muitos atribuem tal evolução aos tutoriais de YouTube, vídeos em que músicos explicam, de forma bastante didática, como tocar determinada parte de uma música.
Após conquistar milhões de fãs nas redes sociais, Nandi agora parte para sua carreira musical, com apenas 15 anos de idade e acompanhada de dois amigos (não muito mais velhos) na banda Blu Reflection. The Only One, seu primeiro single, saiu na semana passada. Nele, Bushell compôs a canção, canta e aparece como band leader. Uma doçura de se ver.
The Only One tem gravação meio caseira, abafada, e uma composição simples com momentos dedicados a lembrar ao mundo quão bem ela toca bateria. Falando de músicos “normais”, viradas de bateria completamente desnecessárias. Mas é importante entender que a canção precisa de um link entre o passado e o futuro da nova artista, que talvez tivesse muito mais sucesso (e é possível que ainda tenha) como musicista de um grande grupo, fazendo o que faz muito bem: tocar bateria.
A internet está tão recheada de prodígios mirins, que seria até mesmo possível montar uma superbanda com coleguinhas como, por exemplo, Ellen Alaverdyan no baixo e Evan Le nos teclados e guitarra. Além deles, há muitos pequenos grandes músicos por aí loucos para fazer música. Que consigam, sem sacrificar sua infância, de forma leve e divertida!