Renato Cohen

Renato Cohen em forma com novo EP na área: confira Fall Down, assinado pela TRAxX Lab

Jota Wagner
Por Jota Wagner

Com elementos de funky house, nu disco e acid house, o EP celebra os cinco anos do núcleo TRAxX com o segundo lançamento de sua gravadora, a TRAxX LaB.

 *por Lau Ferreira

 A pandemia do novo corona vírus impôs uma nova e até então inimaginável realidade, na qual todos do mercado da música eletrônica tiveram que se adaptar para sobreviver. O núcleo brasiliense TRAxX não foge à regra; depois de anos agitando o underground brasiliense com festas itinerantes, precisou migrar para o formato online para continuar existindo, e o passo mais consistente foi lançar-se como gravadora. Assim, com lançamento do mestre Renato Cohen,  surgiu a TRAxX Lab, sublabel da Tree Sixty One, plataforma mais antiga administrada por Gustavo Fk, Guto Fernandez e Pedro Verano.

 O primeiro release pintou em fevereiro, com a remasterização e relançamento de “Raw Underground”, do próprio Fk, e agora, no último dia 16, marcando a celebração do aniversário de cinco anos da marca, ninguém melhor que o gigante Renato Cohen, expoente nacional e uma das maiores referências do selo.

Seguindo a proposta do TRAxX Lab — apostar em um som mais “lado B”, que passa por techno, acid house e house —, Renato pinta com o EP “Fall Down”. São duas originais do paulistano, a faixa-título “Fall Down” e a  “Funkydoom”, com direito a um remix de Gustavo Fk.

 “Fall Down” traz uma estética house/rave anos 90, com sample vocal feminino clássico da época, sintetizadores disco-style e groove funky, mas o destaque fica por conta da justaposição dos vocais, que foram picotados em vários pequenos fragmentos e colocados em loop de maneira frenética.

“Funkydoom” é outra gema houseira bem dinâmica, contando com a clássica bassline ácida da TB-303, synths retrô, samples de pássaros e percussão envolvente, com cheiro de pista de dança bombando no amanhecer. Já o remix de Fk conserva alguns arranjos (sobretudo as linhas ácidas) e substitui outros, em uma proposta um pouco mais minimalista, introspectiva e psicodélica.

 “Fall Down EP” foi lançado na sexta-feira (16) no Traxsource e Spotify, e chegará no próximo dia 30 nas outras plataformas de venda.

Jota Wagner

Jota Wagner escreve, discoteca e faz festas no Brasil e Europa desde o começo da década de 90. Atualmente é editor chefe do Music Non Stop e produtor cultural na Agência 55. Contribuiu, usando os ouvidos, os pés ou as mãos, com a aurora da música eletrônica brasileira.

× Curta Music Non Stop no Facebook