Red Hot Chili Peppers Netflix Foto: Clara Balzary/Reprodução

Red Hot Chili Peppers afirmam que doc da Netflix não é sobre eles

Jota Wagner
Por Jota Wagner

Entenda a treta que se tornou pública entre a banda californiana e a plataforma de streaming

A Netflix tomou uma bronca pública dos Red Hot Chili Peppers depois de anunciar um novo documentário sobre a banda, com o sugestivo nome de The Rise of the Red Hot Chili Peppers. No entanto, Anthony Kiedis e seus parças, que chegaram a gravar entrevistas para o filme, publicaram em suas redes sociais que não, o doc não é sobre eles.

Como assim? Bem, a treta é a seguinte: segundo Kiedis, quando ele e o baixista Flea foram convidados pelo produtor Ben Feldman para falar, eles foram informados de que a obra seria sobre o seu primeiro guitarrista, Hillel Slovak. Um integrante fundamental que deixou-os logo após o primeiro álbum, falecendo um ano depois.

“Nós concordamos em ser entrevistados em amor e respeito a Hillel e à sua memória. No entanto, este documentário está sendo agora promovido como sendo sobre o Red Hot Chili Peppers, e não o é”, comunicou o grupo em seu Instagram. O pequeno texto ainda revelou que eles mesmos ainda hão de fazer um doc real sobre o Red Hot. O fato de não terem sido consultados para mais nada além da entrevista também pesou.

A parada é nebulosa. A sinopse oficial da Netflix é: “Uma visão aprofundada sobre os anos de formação do Red Hot Chili Peppers e a profunda influência do guitarrista original, Hillel Slovak. O filme explora a evolução inicial da banda em Los Angeles e os laços profundos forjados através de sua amizade”. O título também deixa implícito que o roteiro cobre o início da trajetória dos Chili Peppers. “The rise of” pode ser traduzido como “a ascensão de”.

Quem foi Hillel Slovak

Mais do que um cara que estava junto a Kiedis e Flea no começo de tudo, Hillel Slovak foi um motor importante na fundação do RHCP. Foi ele quem criou as bandas anteriores que reuniram os três: Chain Reaction, Anthym e What Is This?. A bem da verdade, eram praticamente o mesmo grupo, tentando nomes diferentes. O definitivo foi escolhido no momento em que eles assinavam contrato com a gravadora para seu primeiro disco.

Logo após o lançamento do álbum de estreia, em 1984, Slovak decidiu deixá-los, vindo a falecer por overdose acidental de heroína, um ano depois.

+ Participe do canal de WhatsApp do Music Non Stop para conferir todas as notícias em primeira mão e receber conteúdos exclusivos

+ Siga o Music Non Stop no Instagram para ficar atualizado sobre as novidades do mundo da música e da cultura

Jota Wagner

Jota Wagner escreve, discoteca e faz festas no Brasil e Europa desde o começo da década de 90. Atualmente é repórter especial de cultura no Music Non Stop e produtor cultural na Agência 55. Contribuiu, usando os ouvidos, os pés ou as mãos, com a aurora da música eletrônica brasileira.