O Radar Rock dessa semana traz 5 artistas nacionais e independentes que provam que o rock está mais vivo do que nunca. Confira!
Quem ainda insiste em dizer que o rock morreu está precisando desbravar o cenário de rock independente brasileiro. Mesmo diante da maior crise política, sanitária e cultural dos últimos tempos, artistas e bandas nacionais insistem em fazer da arte um local de raiva, desabafo – e cura. Como disse Lázaro Ramos, recentemente, em uma entrevista: “Para mim, a arte nesse momento tem a ver com saúde”.
Esta edição do Radar Rock traz 5 artistas nacionais deliciosamente insistentes para colocar um band-aid em nossos machucados tipicamente brasileiros de 2021. A começar pela projeto acústico da Violet Soda. Inspirado pelos acústicos clássicos da MTV, o álbum Unplugged traz releituras das músicas da banda e será dividido em três momentos. O primeiro deles, lançado no dia 4/06, conta com uma canção inédita chamada Are You OK?, que você confere no topo dessa lista.
Na sequência, o cantor-compositor-guitarrista Gabriel Vendramini apresenta Stardust, lançada no dia 3 de junho. A canção é o primeiro lançamento desde o álbum Phantom Pain, de 2020. Gabriel é um dos artistas mais insistentes do rock independente: cria, grava e produz tudo de dentro do seu quarto – já era assim mesmo antes da pandemia!
Para enriquecer as brasilidades dessa seleção, contamos com a participação da Fogo Corredor. A banda, com uma década de carreira, acaba de lançar o single Lendas, que percorre a história das personagens folclóricas nacionais, misturando rock e baque de maracatu de uma maneira singular.
Se você gosta de psicodelias poéticas – ou poesia psicodélica –, a indicação da semana é a nova música da banda paulistana A Drama. Amanhã de Ontem ultrapassa as fronteiras do blues para flertar com elementos do progressivo e até do post rock. Vale o destaque para a letra e os arranjos de voz intercalados com a declamação dos versos que enriquece ainda mais as camadas sonoras.
O Radar Rock se encerra com banda Velodkos, de Jundiaí/SP. O trio acaba de lançar a canção Cara Normal, estreando sua participação no selo Maxilar Music. Se há uma coisa que desperta saudade nos habitantes do interior do estado, é um show do Velodkos; assim como Cara Normal, as apresentações ao vivo da banda eram sempre ensurdecedoras e viscerais.
E já que esse texto foi introduzido com a ideia da arte como local de cura, nada mais justo do que encerrá-lo da mesma forma. Quem toma a palavra é a poeta Emily Dickinson (1830-1886), na tradução de Augusto de Campos:
Poetas Mártires – não clamam –
A Dor em sílabas transmudam –
Falam por eles seus poemas –
Quando já estejam mudos.
Pintores Mártires – não falam –
Com a sua Obra eles almejam
Que quando já não sejam mais –
Alguns busquem na Arte – a Paz.
Violet Soda – Are You OK?
Gabriel Vendramini – Stardust
Fogo Corredor – Lendas
A Drama – Amanhã de Ontem