radar

Radar: A música está mais intensa, provocativa e criativa do que nunca. Selecionamos os melhores lançamentos da semana para você

Jota Wagner
Por Jota Wagner

Em nosso radar de novidades semanal, provamos que a música nunca esteve tão provocative, intensa e criativa.  Música do mundo, petardos brasileiros e muito som para fazer pensar.

Sue – Lisbon Story

Belo videoclipe baseado na repetição

A dançarina Izabel Nejur performa neste excelente videoclipe lançado pela produtora, beatmaker e guitarrista Sue-Elie para a música Lisbon Story, lançado em seu último álbum Soundtrack for Photographs. A faixa tem atmosfera deep e abusa da quebra, prato cheio para a dança de Nejur.  Entrou em nosso radar e vale conferir.

Graziela Medori e Alexandre Vianna – Nossas Esquina

Releitora em voz e piano do clássicos Clube da Esquina I e II

Com um trabalho de piano estupendo de Alexandre Vianna aliado à voz de Graziela Medori, o disco Nossas Esquina (que terá opção em formato físico no começo de 2021) revisita os dois volumes do icônico Clube da Esquina, de Milton Nascimento e sua turma.  O Nossas traz seis músicas de cada álbum revisitado em duo, lançado pela gravadora Kuarup.  Assista o videoclipe da música O Que Foi Feito Devera (De Vera) e entenda o que estou falando.

Brune – Lua Azul

Single e videoclipe de estreia com produção de responsa

A primeira obra lançada de Brune, o single acompanhado de videoclipe Lua Azul, é uma cansão de produção sublime tanto nos vocais quanto na instrumentação, mostrando a esta pedra em formato de laranja que alguem não veio para brincadeira.  O vídeo, dirigido por Lis Guedes e Juliana Janeiro, é suave, mas a parte afiada da lâmina paira na garganta dos problemas ambienteais e (consequentemente) sociais do país.  Assiste.

Fantomáticos – Esquinas

Quarto álbum da banda gaúcha finalmente chegou

Radar

Foto: Fabio Alt

O disco Esquinas da banda gaúcha Fantomaticos foi picado em singles e lançado peça a peça pela banda durante 2020. Você conheceu alguns deles aqui na coluna Radar.  Dia 21 de dezembro o pacote completo ficou disponível em todas as plataformas de streaming. Gravado durante uma imersão do banda em sítio em Gramado, o disco traz um fino indie rock com DNA sulista e deliciosa maturidade, bastante inspirada na fase psicodélica dos Beatles. Discos assim deixam a gente de bom humor.

Karen Nascimento – Santos Orixás

Música mineira sendo música mineira

Karen Nascimento, que já pontuava seu talento em outros projetos musicais,  começa a bater asas apresentando ao mundo, diretin de Minas Gerais, seu primeiro single solo Santos Orixás, com os pés, as mãos os atabaques e os violões fincados no lirismo tradicional da música mineira parida na esquina.  A canção é cartão de visita de Etéreo, a ser lançado em 2021 e que você certamente estará em nosso radar. Santos Orixás, segundo Karen, fala sobre saudade e pede proteção. Eu queria morar no final desta música.

Ghostpoet – Bruised Fruit

O Nick Cave do Mundo Bizarro

Ghostpoet é aclamado pela modenargem em todo o mundo pela qualidade cristalina de seus beats, seu experimentalismo corajoso e os vocais de Obaro Ejimiwe, o homem por trás do avatar Ghostpoet, que nesta faixa encarna uma espécie de Nick Cave invertido.  Bruised Fruit é deliciosa e foi requentada do álbum I Grow Tired, But Dare Not Fall Asleep (Again), lançado em março.  Mais uma vez o disco foi adorado por crítica e público. Não merece o imediatismo dos tempos atuais, não senhor.

The Baggios – Mantrayam

Banda Sergipana senta o pé no rock psicodélico

radar

foto: divulgação

Divulgada pela banda como “a música mais lisérgica e longa de seus dezesseis anos de carreira”, Mantrayam é uma obra de tirar o chapéu. Terceiro single lançado pelo grupo em 2020 (seus integrantes bateram bastante pernas com álbuns solo, lives e tudo o mais),  a música é realmente psicodélica, setentista, mas ainda assim muito Baggios. Sanguinho bom que corre pelas veias da música brasileira. A banda promete álbum novo em 2021.

La Chica – La Loba

Um piano, uma voz e a música mais pesada do mês

A compositora, cantora e pianista venezuelana La Chica, que atualmente vive em Paris, precisou apenas de piano e voz para criar uma das músicas mais intensas que você ouvirá em dezembro. La Loba é o single que precede álbum homônimo a ser lançado dia 29 de janeiro.   Escrito para ajudar no processo de luto da perda do irmão, o que a levou a se aprofundar nas questões espirituais, a música traz uma perturbadora sequência de arranjos, apoiadas também pelas referências ao livro Mulheres que Correm com Lobos, de Clarissa Pinkola.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

× Curta Music Non Stop no Facebook