Gabriel Thomaz. Foto: DivulgaçãoZueiro e celebrando a música independente, Prêmio Gabriel Thomaz rola hoje em SP
12ª edição da premiação criada pelo frontman dos Autoramas acontece nesta sexta-feira (19), no Picles, a partir das 20h
Acontece nesta sexta-feira, 19 de dezembro, a partir das 20h, a 12ª edição de uma das mais divertidas premiações da cena nacional, o Prêmio Gabriel Thomaz de Música Brasileira. Criado em 2013 e realizado religiosamente todo ano, o prêmio celebra o melhor da música independente feita no Brasil, com categorias sérias, como “Hit do Ano” e “Melhor Álbum”, e outras nem tanto, como as de “Capa Mais Bonita” e “Sou Suspeito”, em que Thomaz premia projetos nos quais ele mesmo participou.

“Teve um ano em que tivemos a categoria de ‘Melhor Holograma’. Quem ganhou foi o Freddie Mercury. Mas essa técnica caiu em desuso e tivemos de eliminá-la”, brinca Gabriel Thomaz em contato ao Music Non Stop.
O nome é uma irreverência com o antigo prêmio José Maurício Machline de Música Brasileira. Colocar a própria alcunha em uma premiação virou piada no meio independente, e Thomaz surfou nela. No entanto, em sua versão, só o pessoal da música independente participa. Nomes como Black Pantera, Molho Negro, Jupta e Dona Iracema já ganharam troféus antes de se estabelecerem.
Pela segunda vez, a festa rolará no Picles, uma das casas que mais apoia novos artistas em São Paulo, com apresentações semanais. A noite contará com a apresentação das bandas concorrentes Carlinhos Carneiro & Os Excelents Animais, Bazuros e Wilza, além de DJs convidados, até quase cinco da matina.

Imagem: Reprodução
Ao contrário do Oscar, a cerimônia é para quem quiser aparecer. É gratuito, mas você precisa retirar o ingresso clicando neste link.
Nascido em Brasília, Gabriel Thomaz despontou no cenário indie com a banda Little Quail & The Mad Byrds. Mudou-se para o Rio de Janeiro na década de 90 e criou os Autoramas, uma das mais importantes (e longevas) bandas de rock brasileiro. Figura carimbada nos rolês e festivais do país, é conhecido como um dos maiores incentivadores da música independente nacional.



