Paul McCartney

Paul McCartney volta ao Brasil no ano que vem e nós contamos o que esperar do show

Por Claudio Dirani

Paul McCartney: “Got Back Tour” pousa no Brasil em 2023

Produtora deve confirmar duas datas em São Paulo, no estádio do Morumbi

Está quase tudo pronto para o retorno de Paul McCartney ao Brasil. Segundo fontes dentro da promotora que trabalha para a realização da Got Back Tour no país, McCartney voltaria a tocar em solo brasileiro em fevereiro de 2023, com três apresentações agendadas para o estádio do Morumbi, onde o eterno Beatle cantou pela última vez em novembro de 2010. Os shows mais recentes de Paul McCartney no Brasil aconteceram em março de 2019.

A Got Back Tour 2022 começou oficialmente em 29 de abril na cidade de Spokane, no estado norte-americano de Washington. No setlist, Paul decidiu incluir apenas uma música de seu mais recente trabalho, McCartney III. A escolha do repertório foi para “Women and Wives”, registrada ao piano. 

O setlist completo do primeiro show foi o seguinte: 

“Can’t Buy Me Love”, “Junior’s Farm”, “Letting Go”, “Got To Get You Into My Life”, “Come on to Me”, “Let Me Roll It”, “Getting Better”, “Women and Wives”, “My Valentine”, “Nineteen Hundred and Eighty Five”, “Maybe I’m Amazed”, “I’ve Just Seen a Face”, “In Spite of All the Danger”, “Love Me Do”, “Dance Tonight”, “Blackbird”, “Here Today”, “Queenie Eye”, “Lady Madonna”, “Fuh You”, “Being for the Benefit of Mr. Kite!”, “Something”, “Ob-La-Di, Ob-La-Da”,”You Never Give Me Your Money”, “She Came in Through the Bathroom Window”, “Get Back”, “Band on the Run”, “Let It Be”, “Live and Let Die”, “Hey Jude”, “Birthday”, “Helter Skelter”, “Golden Slumbers/Carry that Weight/The End”.

Raio-X de McCartney no Brasil

Em 1990, duas décadas após a separação do quarteto de Liverpool, os brasileiros puderam assistir pela primeira vez um Beatle ao vivo em sua casa. 

A estreia de Paul McCartney foi em grande estilo, com duas apresentações montadas em um palco gigante no Maracanã nos dias 20 e 21 de abril, sendo que o show que encerrou a breve passagem da turnê brasileira contou com mais de 184 mil expectadores – recorde, este, que não sairá mais do Guinness, já que as novas regras para ambientes fechados não permitem mais tanta gente em um estádio.

Já em dezembro de 1993 curitibanos e paulistanos receberam Paul para duas apresentações, válidas pela New World Tour. O show paranaense aconteceu na pedreira Paulo Leminski e o de São Paulo, no Estádio do Pacaembu, que hoje se encontra em reforma.

Demoraria 17 anos para que Paul McCartney embarcasse novamente em uma turnê pelo Brasil. Após tanta demora, a Up and Coming Tour brindou os fãs em 2010 com três apresentações: uma em Porto Alegre, no Beira-Rio (7/11) e duas em São Paulo, dias 21 e 22 de novembro, no Morumbi.

No ano seguinte, Paul cumpriu a promessa de voltar, mas apenas em dois shows no Rio de Janeiro, organizados dias 21 e 22 de maio no Estádio Nilton Santos, o Engenhão (que ainda era chamado de João Havelange). 

Já em 2013, Paul McCartney optou por tocar fora das praças mais badaladas, levando a Out There Tour para Belo Horizonte, Goiânia e Fortaleza dias 4, 6 e 9 de maio, respectivamente. A conclusão da Out There no Brasil só ocorrera no final de 2014, com shows no Espírito Santo (10/11), Rio de Janeiro (12/11), Brasília (23/11) e São Paulo (25 e 26/11).

Quatro anos mais tarde, em 2017, chegaria a vez da One On One desembarcar no Brasil, com direito a mais quatro apresentações distribuídas por Porto Alegre (13/10), São Paulo (15/10), Belo Horizonte (17/10) e Salvador (20/10).

As mais recentes incursões de McCartney em nosso país aconteceram pouco antes do início da pandemia de covid-19. No total, foram três concertos válidos pela Freshen Up Tour: Dias 26 e 26 de março no Allianz Parque, em São Paulo e 30 de março, no estádio Couto Pereira, em Curitiba.

 

Claudio Dirani

Claudio D.Dirani é jornalista com mais de 25 anos de palcos e autor de MASTERS: Paul McCartney em discos e canções e Na Rota da BR-U2.

× Curta Music Non Stop no Facebook