Depois de levar para a casa a estatueta dourada, com o documentário American Factory, o casal Obama recebe novamente uma indicação ao Oscar 2021!
O documentário Crip Camp: A Revolução Pela Inclusão, ambientado nos 60 e 70, aborda uma questão importante relacionada à vida e direitos civis das pessoas com deficiência no território norte-americano. A obra foi dirigida por Jim LeBrecht e Nicole Newnham, e conta com a produção executiva de Michelle e Barack Obama, através da produtora Higher Ground Productions.
Em 2018, um ano após comandar o maior país do mundo, Barack e Michelle fundaram a produtora com o objetivo de contar histórias e dar visibilidade para pessoas e/ou grupos sociais que muitas vezes não encontram identificação no mundo do entretenimento. Michelle Obama afirma: “Eu sempre acreditei no poder da narrativa para nos inspirar, nos fazer pensar de maneira diferente sobre o mundo ao nosso redor e nos ajudar a abrir nossas mentes e corações para os outros.”. Spotify e Netflix são parceiras da Higher Ground Productions.
O filme é a grande aposta deste ano e disputará o prêmio com Collective (Alexander Nanau), The Mole Agent (Maite Alberdi), My octopus teacher (James Reed, Pippa Ehrlich) e Time (Garrett Bradley). Será que a dupla vai repetir o feito em 2021?
Crip Camp: A Revolução Pela Inclusão está disponível na Netflix junto com outras produções cinematográficas indicadas, como por exemplo: Mank, do diretor David Fincher, filme está concorrendo na principal categoria e em outras 8. E a animação O Caminho da Lua dirigido por Glen Keane
Falando em plataformas de streaming: durante os últimos anos, os filmes produzidos e veiculados por essas plataformas foram esnobados pela, digamos, equipe de jurados um tanto conservadora. Mas por conta da pandemia, esvaziamento das salas de cinemas e o BOOM da Netflix, Amazon Prime, Disney Plus (e muitos outros), a premiação começou a olhar com outros olhos para os filmes produzidos e direcionados para os streaming. Temos o total de incríveis 17 indicados prontos para receber o seu “play” sem sair de casa.
Oscar, produzida por Jesse Collins, Stacey Sher e Steven Soderbergh vai acontecer no último domingo deste mês, no dia 25, e será transmitido no canal TNT às 21h! Ainda não temos informações de como vai acontecer a 93ª cerimônia neste ano ainda pandêmico, mas segundo a carta-convite enviada para os convidados, somente os apresentadores, indicados e seus acompanhantes poderão comparecer pessoalmente. Tudo indica que o evento acontecerá em dois lugares simultaneamente: Teatro Dolby e a estação de trem Union Station!