Oscar 2021: listamos 8 documentários vencedores que você precisa assistir

Por Yasmine Evaristo

No Oscar,  premiação para documentários é tão recente quanto a de animação. Criada em 1999 a premiação para esses filmes acontece desde então sem alterações. O documentário é um gênero cinematográfico no qual um filme não-ficcional narra a partir de uma perspectiva a realidade. 

Ultimamente o Brasil vem beliscando prêmios na categoria documentários. No ano passado, com Democracia em Vertigem dirigido por Petra Costa, o país ficou reconhecido mundialmente, pois o documentário narrou o processo de impeachment da presidenta Dilma Roussef. 

Antes disso também tentamos uma vitória em 2011 com Lixo Extraordinário, de Lucy Walker e Angus Aynsley, sobre a obra do artista plástico Vik Muniz e uma comunidade de catadores de lixo do Jardim Gramacho, no Rio de Janeiro, maior aterro sanitário da América Latina. 

Infelizmente nem todos os vencedores se encontram disponíveis no Brasil. Entretanto listamos oito dos vencedores que estão nas principais plataformas de streaming do país. 

Vencedores de Melhor Documentário na Netflix

2011 – Trabalho Interno, de Charles Ferguson e Audrey Marrs

O ator Matt Damon narra o documentário que analisa detalhadamente os detalhes que, de fato, levaram à crise econômica de 2008, de tal forma que identifique quais as peças-chave do mundo financeiro e político levaram a isso. 

2018 – Icarus dirigido por Bryan Fogel e Dan Cogan

Icarus acompanha a tragetória de Fogel, um ciclista amador envolvido em um escândalo de doping. 

2020 – American Factory dirigido por Steven Bognar e Julia Reichert

O conflito entre a mentalidade tecnológica chinesa e a mão de obra norte-americana dentro de uma fábrica reaberta por um bilionário chinês. 

Vencedores de Melhor Documentário no Telecine Play

2014 – A Um Passo do Estrelato, de por Morgan Neville, Caitrin Rogers e Gil Friesen

Este documentário conta a história das vozes por trás de grandes nomes da música como Bruce Springsteen, Stevie Wonder e Mick Jagger. Com o fim de tirar as/os backing vocals do anonimato, o filme reconhece esses anônimos. 

Vencedores de Melhor Documentário no Disney +

2019 – Free Solo dirigido por Elizabeth Chai Vasarhelyi e Jimmy Chin 

Alex Honnold é o escalador solo mais bem-sucedido do mundo. Com a finalidade de escalar El Capitain, um paredão de 975 metros em Yosemite, sem cordas ou equipamento de proteção o aventureiro parte nessa ousada empreitada, sucesso no mundo dos documentários. 

Vencedores de Melhor Documentário no Globo Play

2003 – Tiros Em Columbine, de  Michael Moore

Neste documentário Michael Moore investiga a fonte da violência nos Estados Unidos buscando assim uma resposta para o tiroteio em Columbine. 

Vencedores de Melhor Documentário no YouTube (por R$ 4,90)

2004 – Sob a Névoa da Guerra, de Errol Morris

O ex-secretário de defesa nos governo Kennedy, Robert McNamarra narra a recente história militar dos Estados Unidos bem como explica as causas da violência no século XX. 

2007 – Uma Verdade Inconveniente, de Davis Guggenheim 

O ex-candidato à presidência dos EUA, Al Gore,  participa de um circuito de palestras sobre os riscos do aquecimento global com o propósito de viabilizar ações imediata para conter a destruição do meio ambiente.

 

Yasmine Evaristo

Artista visual, desenhista, graduanda em Letras - Tecnologias da Edição. Pesquisadora de cinema, principalmente do gênero fantástico, bem como representação e representatividade de pessoas negras no cinema. Devota da santíssima trindade Tarkovski-Kubrick-Lynch.

× Curta Music Non Stop no Facebook