Na premiação da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, quatro categorias se destacam: Filme, Direção, Atriz e Ator. Hoje falaremos um pouco da categoria de Melhor Atriz.
Essa categoria existe desde a edição de 1929, na qual a atriz Janet Gaynor venceu por sua interpretação em três filmes: O Sétimo Céu, Aurora e O Anjo das Ruas. A última vencedora foi Renée Zelweger por Judy: Muito Além dos Arco-Íris (2019). Ao longo dos anos algumas particularidades marcaram a premiação, destacamos três delas.
Em primeiro lugar a atriz mais jovem a ser indicada ao prêmio foi a americana Quvenzhané Wallis, aos 9 anos, pelo filme Adorável Sonhadora. Entretanto a vencedora mais jovem do prêmio foi Marlee Matlin, aos 21 anos, por Filhos do Silêncio, da mesma forma que é a única pessoa surda a ter sido premiada pelo Oscar até hoje.
Em segundo lugar a atriz mais velha a ser indicada ao Oscar de Melhor Atriz, foi a francesa Emmanuelle Riva, aos 85 anos, por Amor. Porém ela também não é a vencedora mais velha da categoria e sim Jessica Tandy, aos 80 anos, por Conduzindo Miss Daisy.
Em terceiro lugar, o ano de 1969 foi marcado por um empate, justamente nessa categoria. As divas Katharine Hepburn e Barbra Streisand dividiram o prêmio fato que até hoje não se repetiu.
As rainhas do Oscar
Ao falar do Oscar sempre surgem curiosidades sobre mais e menos premiados, ou indicados nas categorias. Decerto quem acompanha a premiação conhece as constantes piadas e “reclamações” sobre mais uma indicação de Meryl Streep. A atriz foi indicada pela primeira vez no ano de 1982, pelo filme A Escolha de Sofia e pela última vez, até agora, em 2018, por The Post. Nesse meio tempo ela acumulou um total de 21 indicações de Melhor atriz, vencendo por três vezes.
Mas a grande rainha da categoria foi Katharine Hepburn, pois mesmo sendo menos indicada de Meryl – apenas 12 vezes -, venceu 4 vezes. A terceira mais indicada foi Bette Davis, vencedora em duas edições. Assim como Bette, algumas outras atrizes conhecidas também venceram duas vez como Jodie Foster, Sally Field, Hilary Swank e Jane Fonda.
As indicadas a Melhor Atriz em 2021
Falamos agora a pouco sobre indicadas que já foram premiadas duas vezes na categoria de Melhor Atriz e não podemos esquecer que uma dessas vencedoras. Frances McDormand, concorre novamente em 2021, pelo filme Nomadland. A atriz vem sendo cotada como a favorita e na temporada de premiações desse ano já venceu o BAFTA e o Prêmio da Sociedade Nacional de Críticos de Cinema.
A estreante em Oscar, Andra Day interpreta a cantora de blues Bilie Holiday e disse recentemente em entrevista para a agência Reuters que se tornou mais corajosa ao interpretar uma mulher negra engajada nos movimentos civis. Outra mulher negra indicada nesse ano é Viola Davis. Com a indicação por A Voz Suprema do Blues a atriz se tornou a atriz negra mais indicada ao Oscar. Ela concorreu em 2009, como coadjuvante, e em 2012 e 2017 como Atriz, vencendo nessa última pelo filme No Limite da Razão.
Não podemos deixar de notar as interpretações de Vanessa Kirby e Carey Muligan, ambas interpretando duas mulheres que passam por conflitos pessoais nos filmes pelos que concorrem. A primeira vive uma mulher com sequelas emocionais por um parto complicado e a segunda com traumas provocados pelo estupro de sua melhor amiga. Pelo visto, esse será um dos anos mais complicados para ter uma favorita, pois todas elas brilharam em seu trabalho.