melhor atriz foto: reprodução filme

Oscar 2021: Quem pode ficar com a estatueta de Melhor Atriz, uma das mais importantes categorias da premiação

Yasmine Evaristo
Por Yasmine Evaristo

Na premiação da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, quatro categorias se destacam: Filme, Direção, Atriz e Ator. Hoje falaremos um pouco da categoria de Melhor Atriz.


Essa categoria existe desde a edição de 1929, na qual a atriz Janet Gaynor venceu por sua interpretação em três filmes: O Sétimo CéuAurora O Anjo das Ruas. A última vencedora foi Renée Zelweger por Judy: Muito Além dos Arco-Íris (2019). Ao longo dos anos algumas particularidades marcaram a premiação, destacamos três delas.

Em primeiro lugar a atriz mais jovem a ser indicada ao prêmio foi a americana Quvenzhané Wallis, aos 9 anos, pelo filme Adorável Sonhadora. Entretanto a vencedora mais jovem do prêmio foi Marlee Matlin, aos 21 anos, por Filhos do Silêncio, da mesma forma que é a única pessoa surda a ter sido premiada pelo Oscar até hoje.  

Janet Gaynor em “Aurora”, de F. W. Murnau. O filme foi vencedor nas categorias de Melhor Produção Cinematográfica Única e Artística; Atriz, Cinematografia (Fotografia) e Direção de Arte, na edição de 1929. – foto: divulgação estúdio

Em segundo lugar a atriz mais velha a ser indicada ao Oscar de Melhor Atriz, foi a francesa Emmanuelle Riva, aos 85 anos, por Amor. Porém ela também não é a vencedora mais velha da categoria e sim Jessica Tandy, aos 80 anos, por Conduzindo Miss Daisy.

Em terceiro lugar, o ano de 1969 foi marcado por um empate, justamente nessa categoria. As divas Katharine Hepburn e Barbra Streisand dividiram o prêmio fato que até hoje não se repetiu. 

As rainhas do Oscar

Katharine Hepburn em “Leão no Inverno”, de Anthony Harvey. O filme venceu o Oscar nas categorias de Melhor Atriz, Trilha Sonora, Roteiro Adaptado.  – foto: divulgação estúdio

Ao falar do Oscar sempre surgem curiosidades sobre mais e menos premiados, ou indicados nas categorias. Decerto quem acompanha a premiação conhece as constantes piadas e “reclamações” sobre mais uma indicação de Meryl Streep. A atriz foi indicada pela primeira vez no ano de 1982, pelo filme A Escolha de Sofia e pela última vez, até agora, em 2018, por The Post. Nesse meio tempo ela acumulou um total de 21 indicações de Melhor atriz, vencendo por três vezes. 

Mas a grande rainha da categoria foi Katharine Hepburn, pois mesmo sendo menos indicada de Meryl – apenas 12 vezes -, venceu 4 vezes. A terceira mais indicada foi Bette Davis, vencedora em duas edições. Assim como Bette, algumas outras atrizes conhecidas também venceram duas vez como Jodie FosterSally Field, Hilary SwankJane Fonda

As indicadas a Melhor Atriz em 2021 

melhor filme

Nomadland – foto: divulgação estúdio

Falamos agora a pouco sobre indicadas que já foram premiadas duas vezes na categoria de Melhor Atriz e não podemos esquecer que uma dessas vencedoras. Frances McDormand, concorre novamente em 2021, pelo filme Nomadland. A atriz vem sendo cotada como a favorita e na temporada de premiações desse ano já venceu o BAFTA e o Prêmio da Sociedade Nacional de Críticos de Cinema. 

A estreante em Oscar, Andra Day interpreta a cantora de blues Bilie Holiday e disse recentemente em entrevista para a agência Reuters que se tornou mais corajosa ao interpretar uma mulher negra engajada nos movimentos civis. Outra mulher negra indicada nesse ano é Viola Davis. Com a indicação por A Voz Suprema do Blues a atriz se tornou a atriz negra mais indicada ao Oscar. Ela concorreu em 2009, como coadjuvante, e em 2012 e 2017 como Atriz, vencendo nessa última pelo filme No Limite da Razão. 

Não podemos deixar de notar as interpretações de Vanessa KirbyCarey Muligan, ambas interpretando duas mulheres que passam por conflitos pessoais nos filmes pelos que concorrem. A primeira vive uma mulher com sequelas emocionais por um parto complicado e a segunda com traumas provocados pelo estupro de sua melhor amiga. Pelo visto, esse será um dos anos mais complicados para ter uma favorita, pois todas elas brilharam em seu trabalho. 

Yasmine Evaristo

Artista visual, desenhista, graduanda em Letras - Tecnologias da Edição. Membro Abraccine, votante do Globo de Ouro (Golden Globe Awards). Pesquisadora de cinema, principalmente do gênero fantástico, bem como representação e representatividade de pessoas negras no cinema. Devota da santíssima trindade Tarkovski-Kubrick-Lynch.

× Curta Music Non Stop no Facebook