documentário Summer of Soul Summer of Soul – imagem: divulgação

Veja lista com os 10 melhores documentários musicais de todos os tempos

Jota Wagner
Por Jota Wagner

O jornalista Mark Kermode elencou, por ordem de importância, os melhores documentários musicais da história do cinema

Quando o concert movie Summer Of Soul foi lançado, Mark Kermode cravou ser este o “o melhor já feito, dentre os documentários musicais”.

A repercussão da idolatria, expressada pelo especialista do jornal inglês The Guardian, pelo filme que conta a história do famoso festival de música negra no Harlem, reverberou a ponto de gerar um desafio. Elencar, na opinião de Kermode, os vinte melhores documentários sobre música de todos os tempos.

A lista traz, desde grandes clássicos até algumas obscuridades, obviamente girando em torno da música ouvida por um inglês. Ainda assim, o trabalho inspira uma bela “lista de desejos” para assistir, de certa forma imprescindíveis para todo fã de música. Nós destacamos os dez primeiros colocados, mas a lista completa está no final da matéria.

1. Summer Of Soul

O subtítulo de Summer of Soul, dirigido por Ahmir Questlove Thompson, já entrega sua importância: “quando a revolução não pode ser televisonada”. O documentário mostra entrevistas com os principais envolvidos em um fantástico show de rua no Harlem em 1969, que teve a nata da música negra americana se apresentando: Nina Simone, Stevie Wonder, Nathalia Jackson e muito mais. A grande joia do filme, no então, foi a cobertura gravada por Hal Tulchin para a TV, que optou por não transmitir o concerto e fez com que as gravações ficassem engavetadas por meio século.

 

 

2. Gimme Shelter

Em 1970, os diretores Alber Maysles, David Maysles (irmãos) e Cahrlotte Zwerin decidiram acompanhar a turnê dos Rolling Stones para um documentário. O que não imaginavam, no entanto, é que o último show, em Altamont, os esperava com uma terrível história para ser registrada. Com a ideia de garantir que o clube de motoqueiros Hell’s Angels causasse confusões no local do show, a produção decidiu contratar a própria gangue como equipe de segurança. O resultado não poderia ser pior. Brigas e confusão resultaram com a morte de um expectador e vários feridos.

3. Wattstacks

Lançado em 1972, o filme documenta o festival organizado pela gravadora Stax para lembrar os sete anos do conflito de Watt, seis dias de protestos contra a discriminação racial que havia na polícia americana. “Cem mil pessoas reunidas e celebrando o ‘ser’ preto”. Dirigido Por Mel Stuart, o show conta com Isaac Hayes, Rufus Thomas e boa parte do casting da lendária gravadora.

4. Oil City Confidential

Digido por Julian Temple, o filme é destacado por Kermode pela edição, que une “filme, música e cultura popular!” para contar a história da banda Dr. Feelgood, que ajudou a introduzir o rhythm & blues nos pubs da Inglaterra. A produção é de 2009.

5. Moonage Daydream

Lançado recentemente, em 2022, o filme de Breat Morgen junta imagens de O Mágico de Oz, 2001 – Uma Odisseia no Espaço e Laranja Mecânica, para montar um retrato maximalista de David Bowie. O documentário é importante para mostrar às novas gerações a força de Bowie no palco.

6. The Beatles – Get Back

Get Back foi, originalmente, uma ideia da própria equipe dos Beatles: gravar os ensaios e composições da banda para um especial de TV que a banda faria, e que nunca aconteceu graças ao clima tenso que imperava entre os membros da banda em seus últimos dia vida.
Peter Jackson recolheu todo este material editou “um documentário sobre um documentário”, com mais de sete horas de duração, revelando o dia a dia dos momentos finais da maior banda da história.

7. Amazing Grace

Assim como Summer Of Soul, o material usado neste documentário lançado em 2018 e dirigdo por Sidney Pollack e Alan Elliot também ficou esquecido por décadas. Trata-se do registro de shows feitos por Aretha Franklin em uma igreja Baptista em Los Angeles em 1972. “Uma genuína experiência religiosa”.

8. Jazz on a Summer’s Day

O documentário conta a história de um dia – mais do que especial – no Newport Jazz Festival. O material captado conta com shows de super estrelas do estilo: Louis Armstrong, Mahalia Jackson, Gerry Mulligan, Dinah Wasthington, Thelonious Monk, Anita O’Day e chuck Berry. O doc foi lançado um ano depois do show, em 1959, e foi dirigido por Bert Stern e Aran Avaian.

9. Heavy Load

Heavy Load é a banda punk britância de Wreckless Eric, cuja música você certamente conhece através da banda Cage, The Elephant, que regravou sua Whole Wide Worlrd. O documentário conta a história do contestador grupo, não muito conhecido em terras brasileiras, mas de suma importância para o cenário DIY do Reino Unido. O diretor é Jaerry Rothwell e o filme foi lançado em 2008.

10. Monterey Pop

Ao lado do Woodstock, o Monterey Pop é o festival que transformou uma geração e apresentou ao mundo um novo movimento identitário, cultural e musica. O documentário que com cenas que registraram o evento foi lançado um ano após o festival, que rolou em 1967, e conta com apresentações de Janis Joplin, Jimi Hendrix, The Who, Jefferson Airplane, Ravi Schankar e Otis Redding.

Como dissemos, a lista original de Mark Kermode tem vinte documentários, caso você queira gabaritá-la de ponta a ponta, veja os que ficaram nas posições de 11a. a 20o. lugar:

11. The Decline Of Western Civilization Part II: The Metal Years – 1988
12. Anvil! The Story of Anvil – 2008
13. Stop Making Sense – 1984
14. The Devil and Daniel Johnston – 2005
15. Buena Vista Social Club – 1999
16. Dig! – 2004
17. The Punk Singer – 2013
18. What Happened, Miss Simone? – 2015
19. Amy – 2015
20. Queen – Daysof Our lives – 2011

 

Jota Wagner

Jota Wagner escreve, discoteca e faz festas no Brasil e Europa desde o começo da década de 90. Atualmente é repórter especial de cultura no Music Non Stop e produtor cultural na Agência 55. Contribuiu, usando os ouvidos, os pés ou as mãos, com a aurora da música eletrônica brasileira.

    × Curta Music Non Stop no Facebook