O dia-a-dia de quatro mulheres beatmakers é documentado e mostra os desafios delas em um espaço de predominância masculina.

Jota Wagner
Por Jota Wagner

Première do documentário “Beatmakers” acontece neste sábado e tem sequência de bate-papo com algumas das artistas que estrelaram a obra e diretora Lua, debatendo os obstáculos culturais enfrentados por elas.

O coletivo audiovisual formado por mulheres, Minas Produções, é fruto do trabalho de conclusão de curso das diretoras Lua e Sabrina, que juntas documentaram o dia-a-dia de quatro mulheres que vivem da música: Iasmin Turbininha, Evehive, Rafa Jazz e Sue. 

O documentário Beatmakers, faz parte do ciclo de lives do Nuvem Purple, realizado pela Purple Produções em parceria com o coletivo Uh!Manas e visa promover encontros virtuais entre atuantes da cultura e o público, com transmissões de filmes, bate-papos e oficinas.

Gravado pouco antes da pandemia, registra a rotina das artistas que relatam os desafios constantes que são enfrentados por elas em suas carreiras como beatmakers, os aspectos políticos e econômicos acerca disso, em um cenário onde a maioria dos atuantes são homens.

A estreia será transmitida pelo canal do Coletivo Uh!Manas via Twitch no próximo sábado, dia 13 de março, a partir das 15h. Elas usam a plataforma há oito meses e acreditam que essa seja a ponte perfeita para a conexão com o público em torno dessas questões. 

“Queremos amplificar as vozes que já estão sendo ditas!” Disse Paula Chieretti, membra do coletivo Uh!Manas, reforçando o propósito do grupo composto por mulheres que buscam equidade, espaço e reconhecimento na cena musical.

Além da exibição, terá um bate-papo ao vivo com a participação da diretora Lua e da beatmaker Rafa Jazz, mediadas por Sue, produtora na Purple Produções e também beatmaker que compôs o time do documentário.

Assista o teaser disponível no Instagram.

 

Data: 13/3

Horário: 15h-17h

Estreia do doc : 15h

Bate-Papo: 15h20

 

Canais de streaming:

twitch.tv/uhmanas.tv

twitch.tv/purple_producoes

facebook.com/purpleproducoes

 

Jota Wagner

Jota Wagner escreve, discoteca e faz festas no Brasil e Europa desde o começo da década de 90. Atualmente é repórter especial de cultura no Music Non Stop e produtor cultural na Agência 55. Contribuiu, usando os ouvidos, os pés ou as mãos, com a aurora da música eletrônica brasileira.