scorcese

Novo filme de Scorsese conta história real de massacre indígena no século passado. De Niro e Leonardo di Caprio estão no elenco

Avatar
Por Yasmine Evaristo

Filme conta a história real do Reinado do Terror, o massacre indígena de indígenas em Osage.

O diretor Martin Scorsese está trabalhando em sua mais nova produção intitulada Killers of the Flower Moon, baseada no livro de David Grann. Os nomes de Jason Isbell e Sturgill Simpson foram confirmados no elenco que também contará os dois “musos” de Scorsa, Leonardo DiCaprio, como Ernest Burkhart, e Robert De Niro, como William Hale. 

O longa, ainda sem data de lançamento, é uma produção original da Apple. A história se passará em Osage Conty, Oklahoma, na década de 1920 e investiga uma série de assassinatos e a criação do FBI. 

Povos indígenas e petróleo

O livro de não ficção, lançado em 2017, aborda uma série de brutais assassinatos de nativos do Osage, descrito na época, por jornalistas e historiadores como Reinado do Terror. Após a descoberta de petróleo em suas terras o povo Osage acumulou bastante riqueza. Os residentes brancos da área, foram autorizados pelo governo dos Estados Unidos a serem tutores dos Osage até que eles tivessem “competência” para administrar esse dinheiro privando, desta forma, os indígenas de acessar os valores. 

Como consequência dessa guerra pelo dinheiro os Osage começaram a ser assassinados, pois existiam muitas pessoas interessadas em ter acesso aos recursos. O FBI, na época BOI (Bureau of Investigation) passou a investigar e aplicar a lei na região. 

Atualmente estima-se que, entre 1918 e 1931, cerca de 60 nativos americanos Osage puro-sangue foram assassinados. A maior parte dos assassinados sequer foi processada, entretanto alguns culpados foram condenados e sentenciados. 

scorcese

foto: divulgação estúdio

Os atores e seus personagens

Na adaptação de Scorsese, Isbell interpetará Bill Smith, o marido branco de uma mulher Osage que é assassinada. Já Simpson fará de campeão de rodeo e contrabandista Henry Grammer. Além dos dois nomes recém confirmados, parte do elenco previamente anunciada inclui Jesse Plemons, como Tom White.

Embora Isbell e Simpson sejam mais conhecidos no mundo da música, ambos participaram de filme. Isbell fez uma ponta em um filme para TV chamado Deadwood (2019) e da série Squidbillies (2017-2018). Ele também assina canções nas trilhas sonora de sucessos como Nasce uma Estrela (2018) e Criminal Minds (2007). 

Já Simpson é pode ser visto atuando em Queen and Slim (2019), que está no catálogo da Telecine PlayOs Mortos Não MorremA Caçada. Da mesma maneira que Jason, podemos encontrar seu trabalho como músico em trilhas sonoras, por exemplo, em Watchmen, série da HBO, ele performa a canção Turtles All the Way Down, no quinto episódio da primeira temporada. 

Para interpretar os personagens Osage, atores com descendência nativo-americanas foram selecionados sendo eles Lily Gladstone, como Mollie Burkhart, William Belleau, Tantoo Cardinal e JaNae Collins

Yasmine Evaristo

Artista visual, desenhista, graduanda em Letras - Tecnologias da Edição. Pesquisadora de cinema, principalmente do gênero fantástico, bem como representação e representatividade de pessoas negras no cinema. Devota da santíssima trindade Tarkovski-Kubrick-Lynch.

× Curta Music Non Stop no Facebook