Ewan McGregor em Hauston - série Netflix

Nova série Netflix sobre o estilista Halston, protagonizada por Ewan McGregor, estreia dia 14 de maio

Por Bia Amaral

Dia 14 de maio estreia mundialmente na Netflix a minissérie Halston, protagonizada por Ewan McGregor no papel do Rei da Moda dos anos 1970 nos Estados Unidos.

Em cinco episódios, Halston é baseada na vida do lendário estilista nascido Roy Halston Frowick.

De designer de chapéus de Jackie Kennedy a um fenômeno da moda minimalista de Nova York, a trajetória de Halston tem a disco music como sua trilha sonora. Halston foi frequentador assíduo da discoteca mais disputada do mundo, a Studio 54, e criou um império mundial de moda, que foi sinônimo de luxo, sexo e fama, mas acabou tendo que lutar pelo controle daquilo que construiu. A minissérie irá abordar as batalhas jurídicas, inclusive pelo seu próprio nome, a amizade com Liza Minnelli e a epidemia da AIDS, doença que matou o estilista aos 57 anos. 

Halston conta com produção executiva de Ryan Murphy, Ian Brennan, Alexis Martin Woodall, Daniel Minahan, Ewan McGregor, Christine Vachon e Pamela Koffler da Killer Films, Eric Kovtun e Sharr White. Sharr White, escritor na série The Affair, é o roteirista principal em Halston e Murphy co-escreveu alguns episódios. Dan Minahan, que dirigiu a vencedora de sete Emmys The Assassination of Gianni Versace: American Crime Story, também é diretor de Halston.

Harlston em desfile de moda

O estilista que inspirou a série, Harlston – foto: reprodução Youtube

Christine Vachon vinha tentando fazer um longa-metragem sobre a vida do famoso estilista há quase 20 anos, sem sucesso. Em 2019, ela alterou a proposta para uma série limitada, e passou a ter como base o livro Simply Halston, de Steven Gaines, de 1991.

Com negativas de outras plataformas de streaming, Ryan Murphy, que tem contrato com a Netflix que lhe dá carta branca na escolha de produções, notou e aprovou o projeto. A história de Halston também fará parte das obras com selo de Murphy, que são reconhecidas por trazer maior visibilidade LGBTQ+ para Hollywood.

Ewan McGregor, que em breve reviverá o papel de Obi-Wan Kenobi em uma série do universo Star Wars no serviço do concorrente Disney +, foi questionado em entrevista ao The Hollywood Reporter sobre a sua escalação para viver o estilista. Halston era assumidamente gay e teve uma grande contribuição para a cultura queer. Billy Porter, ator da série Pose, comentou em uma mesa redonda de atores em 2019 que a sexualidade não é um impedimento apenas para um dos lados: “Homens heterossexuais fingindo ser gays – todo mundo quer dar a eles um prêmio”.

Ewan McGregor e Kelly Bishop em Halston - série Netflix

Ewan McGregor e Kelly Bishop em Halston – foto: divulgação Netflix

Apesar de já ter interpretado papéis queer ao longo de sua carreira, como Phillip Morris em O Golpista do Ano de 2009, McGregor, que se identifica como heterossexual, revelou que temia uma reação adversa ao interpretar Halston. O ator disse que escuta e respeita os dois lados nessa discussão. Ainda ressaltou que não esteve na situação de Billy Porter, não sabe o que é perder papéis e sentir que tem a ver com sua sexualidade, então só pode respeitar o seu ponto de vista.

No fim das contas, o ator decidiu aceitar o papel: “se fosse mais uma história sobre a sexualidade de Halston, então talvez seria certo que atores gays devessem interpretar esse papel. Mas, neste caso – e não quero parecer que estou fugindo do assunto, porque é algo em que pensei muito – acho que, em última análise, senti que isso era apenas uma parte de quem ele era.” – disse ao THT.

O elenco da série inclui Rory Culkin como o diretor de cinema Joel Schumacher, Rebecca Davan como a designer de joias Elsa Peretti, David Pittu como o ilustrador de moda Joe Eula, além de Krysta Rodriguez como a atriz e cantora Liza Minnelli.

Adorado e controverso: assim era Halston. O estilista era conhecido pelos extremos de seu temperamento, por ser notoriamente egocêntrico, controlador e sujeito a acessos de raiva. Ainda assim, há pessoas que o amam e são extremamente leais até hoje. Por trás de toda essa personalidade, havia um impulso criativo e o desejo de ser grandioso e de ser o melhor. 

Tamanha originalidade deu muito material para que Ewan McGregor pudesse trabalhar. E bota trabalho nisso! Para interpretar Halston, McGregor mergulhou no universo da moda e até aprendeu a costurar. O ator trabalhou com o figurinista da minissérie e ao assisti-lo na Netflix a partir do dia 14 de maio, fazendo as roupas do desfile, ele estará realmente cortando e costurando looks.

Conheça o canal MIXIDO, de Bia Amaral:

 

Bia Amaral

Jornalista pela Universidade Federal de Ouro Preto, trabalho como produtora audiovisual na Rede Minas. Apaixonada por histórias, no canal MIXIDO, faço críticas e análises de filmes e séries de TV e streaming. Estudo sobre cinema feminista e faço listas no Letterboxd.

× Curta Music Non Stop no Facebook