star wars

Guia do Star Wars Day: Disney + apresenta curta metragem dos Simpsons, Os Malfeitos e muito mais

Por Yasmine Evaristo

Hoje é Star Wars Day, o dia de Star Wars! No ano de 2011 aconteceu a primeira celebração oficial em um encontro organizado por fãs da franquia em Toronto, no Canadá. Daí em diante a celebração vem se repetindo a cada ano. A Disney que detém atualmente os direitos da obra têm até uma página em seu site voltada apenas para a data. 

E quais as ações da produtora para 2021? Como posso comemorar o dia de casa? E, principalmente, por que comemorar no dia 04 de maio? Vem com a gente que temos respostas, informações e dicas para quem é fã, assim como para quem quer começar a acompanhar uma das maiores franquias de sucesso da cultura pop.

Por que o Dia de Star Wars é em 4 de maio?

Darth Vader em O Imperio Contra Ataca, de Star Wars

Darth Vader em O Império Contra Ataca – foto: divulgação/Disney

O motivo está relacionado a uma das frases mais populares do universo Star Wars. Em vários filmes sempre vemos os Jedi dizendo uns aos outros “Que a Força esteja com você”. No idioma original de George Lucas, criador da série, a citação fica sendo “May de Force be with you”. 

Daí surgiu um trocadilho entre os fãs que trocavam a palavra “força” (force) por “quatro”(fourth). Assim a frase se tornava “Que o quatro de maio esteja com você” (May the Fourth be with you). Logo, nada mais justo que celebrar o universo de Luke, Leia, Han Solo, Chewbacca e Dath Vader nesse dia. 

Em virtude da tradução do inglês para o português, o motivo da escolha da data se perde. Mas isso não impede os fãs brasileiros de comemorarem o momento. E para quem assina o streaming Disney + a programação traz novidades. 

Programação Disney para o Dia de Star Wars em 2021: lançamentos

A agenda Disney está cheia de atividades para o Dia de Star Wars, incluindo a estréia da série Star Wars: Os Malfeitos e de um curta protagonizado por Maggie Simpson. 

Capa do episódios do Os Malfeitos especial Star Wars

Os Malfeitos – foto: divulgação/Disney

Star Wars: Os Malfeitos

A série Os Malfeitos (Star Wars: The Bad Batch) é uma série spinn-off de The Clone Wars e conta a história de cinco dos melhores clones do exército. Entretanto os soldados são conhecidos por não gostarem de seguir ordens. Desse modo essa desobediência promete ser o combustível para as ações dos cinco integrantes do Task Force 99. 

O Task Force 99 foi visto nos últimos capítulos da série da qual deriva e seus integrantes são: Hunter, o líder que possui os sentidos muito aguçados; Tech, um estrategista com intelecto avançado, sendo superior aos humanos; Echo, um clone modificado por implantes cibernéticos, consequência das lesões sofridas em combate; Crosshair, o franco atirador; e Wrecker, a força física do grupo. 

A produção da série ficou a cargo do americano Dave Filoni, que já trabalhou em outros títulos da franquia como Star Wars: Rebels, Star Wars Resistance e The Mandalorian. A série terá 16 episódios nessa temporada e pode ser assistida aqui.

O Despertar Com Força da Soneca 

poster dos Simpsons, episódio especial Star Wars

Pôster de O Despertar Com Força da Soneca – foto: divulgação/Disney

“Numa creche muito, muito, distante… mas ainda em Springfield, Maggie se vê numa missão épica em busca de sua chupeta, que foi roubada.”, assim inicia a sinopse desse crossover entre Star Wars Os Simpsons.

A aventura vivida por Maggie a levará por caminhos com elementos das três gerações da franquia.  Na imagem acima conseguimos identificar a referência ao pôster de Uma Nova Esperança, o bebê monocelha, como Darth Maul, personagem de A Ameaça Fantasma e o androide BB-8, dos filmes mais recentes da franquia. 

Star Wars: Biomas 

Uma viagem pelos biomas dos planetas de Star Wars em um documentário de curta metragem. Faça uma viagem virtual em alguns dos locais mais icônicos como Tatooine e Sorgan.  

foto da nave Millenium Falcon, da série Star Wars

Millennium Falcon – foto: divulgação/Disney

Por Dentro dos Veículos de Star Wars 

Um passeio virtual, mas intimista, a bordo de duas das mais icônicas e amadas naves dos filmes Star Wars.  conteúdo encantador conduz os espectadores a uma exploração dos memoráveis interiores e exteriores do Millennium Falcon e de um Destruidor de Estrelas Imperiais. 

Programação Disney para o Dia de Star Wars em 2021: disponíveis no Disney +

Para quem quer rever os clássicos, começar a acompanhar a série ou ainda conhecer as animações derivadas, o catálogo da Disney + contém títulos da franquia. Com o propósito de facilitar a navegação, ao abrir o aplicativo a interface já te direciona para a sessão voltada para Star Wars. 

Antes de mais nada o conteúdo está dividido em tópicos que apresentam as séries, filmes e especiais. Além das trilogias original, prequela e nova, também estão disponíveis os filmes antológicos do universo expandido Rogue One Solo. Além disso também encontramos as animações The Clone WarsRebels  A Resistência

Aos que buscam conteúdos mais recentes, no streaming estão disponíveis as duas temporadas e também a série documental que aborda o processo de criação e bastidores de  O Mandaloriano. Intitulada Disney Gallery/Star Wars: The Mandalorian a cada capítulo um aspecto relevante à produção é evidenciado através de entrevistas e imagens dos bastidores, tudo ao lado de Jon Favreau, diretor da série. 

Rosário Dawson interpretando Ahsoka Tano, de O Mandaloriano

A personagem Ahsoka Tano é interpretada na série, em live action, O Mandaloriano pela atriz Rosário Dawson

Da mesma forma a plataforma destacou episódios nos quais a padawan de Anakin Skywalker demonstra seu poder. O destaque intitulado Ahsoka Tano: Episódios Especiais contém 16 episódios sobre a vida e o processo de amadurecimento da alienígena da raça Shili. 

De maneira idêntica temos programação direcionada aos pequenos, a série Lego: Star Wars está presente em All Stars, temporada de 5 episódios que acompanha Han Solo, Princesa Leia, Chewie e Lando Calrissian pela galáxia e também em Aventura dos Freemaker, sobre Rowan Fremaker, um garoto de 12 anos que tem sua vida alterada ao encontrar o sabre de luz Kyber.

As aventuras de Han e seu time pode ser assistida aqui e a de Rowan, contendo 13 episódios, pode ser assistida aqui

Fan Arts originais

Com o intuito de comemorar o 4 de Maio a plataforma está sendo invadida por obras de arte originais, o que é uma novidade para o serviço de streaming. Um grupo de artistas mundiais e fãs de Star Wars criaram  ilustrações representando os filmes e as séries originais. Como resultado, ao navegarmos pelo Disney + nos deparamos com imagens que dão vida aos vários capítulos da franquia em estilos únicos. Dessa maneira”, explica a Disney, as ilustrações serão apresentadas no serviço até o dia 09 de maio e também estarão disponíveis para compra através da Amazon”. 

Easter egg no Spotify

Interface do Spotify: barra de reprodução em forma de sabre de luz do personagem Darth Vader – foto: acervo pessoal/Spotify

Essa informação não é nova, mas nunca deixa de ser divertida. A versão para PC do Spotify possui um easter egg da série Star Wars. Assim, basta digitar na busca “THX1138” que logo após apertar “enter” sua barra de reprodução será transformada em um Sabre de Luz

Para alterar a cor do seu sabre é só clicar no cabo da imagem que ele varia entre as cores azul, verde e vermelha. Para encerrar o modo lightsaber é só reiniciar a página. Ademais você pode aproveitar o dia ouvindo essa playlist especial com as composições de John Williams para os filmes da série. 

May the 4th be with us!

 

Yasmine Evaristo

Artista visual, desenhista, graduanda em Letras - Tecnologias da Edição. Membro Abraccine. Pesquisadora de cinema, principalmente do gênero fantástico, bem como representação e representatividade de pessoas negras no cinema. Devota da santíssima trindade Tarkovski-Kubrick-Lynch.

× Curta Music Non Stop no Facebook