Anitta Crédito: divulgação

Muito antes de atingir o topo das listas de reproduções, Anitta já era um exemplo do marketing musical

Luisa Pereira
Por Luisa Pereira

Polêmicas sobre jabá à parte, Anitta há tempos desfila no Olimpo das grandes estrelas mundiais da música pop. Conheça um pouco da estratégia da cantora, que administra a própria carreira.

A cantora Anitta se tornou uma das pessoas mais marcantes do Brasil, e tem expandido sua influência para o resto da América Latina e do mundo. Parte desse motivo é sua estratégia de marketing, feita por ela mesma, já que ela é sua própria empresária desde 2014. Independentemente de você gostar de suas músicas, é inegável que a cantora leva o agenciamento de sua carreira a sério, e tem feito uma série de boas escolhas para se tornar uma marca ainda maior do que já é, consolidando-se como uma das maiores artistas brasileiras e também como uma mulher de negócios inteligente. Acompanhe algumas das estratégias de marketing aplicadas pela cantora que foram fundamentais para catapultar sua carreira.

Parcerias e co-branding

Uma das estratégias mais certeiras da cantora é sua capacidade de manter-se relevante através das parcerias musicais, os famosos featurings. Anitta já cantou com a rainha do pop Madonna e outros nomes relevantes do mercado internacional e nacional, como Cardi B, Maluma, J Balvin, Iggy Azalea, Major Lazer, Caetano Veloso, Simone & Simaria, Wesley Safadão, Pabllo Vittar e Ludmilla, por exemplo.

As parcerias mostram versatilidade e talento musical, passando por ritmos e estilos diferentes, como pop, eletrônico, reggaeton, sertanejo e funk, e a cantora também é fluente em inglês e espanhol, cantando nos idiomas para conquistar novos mercados internacionais. Além disso, a agenda de lançamentos frequentes faz com que seu nome esteja sempre em alta e entre os mais comentados das redes sociais, além de ter sempre um trabalho novo para divulgar nas entrevistas e nos programas de televisão.

Os feats também são uma forma de co-branding, uma estratégia de marketing em que duas ou mais marcas fazem uma ação em conjunto para colher benefícios. No caso da cantora, ela une seus fãs e sua própria fama com a de outros artistas, multiplicando a capacidade de engajamento e conquistando públicos diferentes, que geralmente não consomem seu trabalho.

Presença digital

Além das parcerias musicais para se manter relevante, a cantora aposta na participação nas redes sociais. Anitta sempre está postando stories no Instagram (onde ela tem mais de 60 milhões de seguidores) para conversar com seus fãs e mostrar seu dia a dia; também é ativa no Twitter, tem postagens frequentes no Facebook, etc. Dessa forma, a cantora tem uma relação bastante próxima com seu público-alvo, que são adolescentes e jovens adultos que passam o dia no computador e no celular, engajando com seu conteúdo e compartilhando suas músicas.

Além disso, a cantora é uma pessoa sincera e autêntica, que não tem medo de debater e conversar sobre política e outros assuntos polêmicos do momento. Assim, ela recebe engajamento não somente de seus fãs, mas também de pessoas que não a acompanham, e vincula, de maneira orgânica, seu nome aos tópicos do dia ou da semana que tomaram a internet.

Storytelling

O storytelling é uma forma de humanizar uma marca ou um produto, através de uma história emocionante e envolvente. A cantora tira isso de letra nas séries documentais que fez em parceria com a Netflix, “Vai, Anitta” (2018) e “Anitta: Made in Honório” (2020).

Ambos os projetos mostram o cotidiano da cantora, seus dilemas gerenciando sua carreira, os bastidores de seus shows, o processo de criação de novas músicas e vídeos, sua relação com amigos e família, o impacto da fama em sua vida, oferece uma visão de seus pensamentos e ambições, e também os próximos passos de sua carreira.

O planejamento de marketing da artista é muito bem elaborado, e conecta diferentes estratégias para se tornar ainda mais eficaz. É inegável a inteligência e o talento de Anitta não só para a música e o entretenimento, mas também para o mundo dos negócios. Se você possui uma empresa, e assim como a cantora, deseja impulsionar sua marca, fazer uma faculdade de marketing pode ser uma escolha interessante para conhecer a fundo as estratégias necessárias para impulsionar seus negócios.

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