Relembre como foi o começo da MTV
Há 43 anos, canal iniciava a era do videoclipe na televisão mundial
O empresário e produtor Robert W. Pittman aguardava ansioso em frente à sua TV. Finalmente, depois de anos de planejamento, seu projeto iria ao ar: um canal de televisão totalmente voltado para uma parcela da audiência que havia sido deixada de escanteio na indústria do entretenimento, os adolescentes. A MTV foi feita sob encomenda da Warner-American Express Satellite Entertainment Company, e Pittman testemunhou, no primeiro minuto da madrugada do dia 1º de agosto de 1981, o início de uma nova era na comunicação entre artistas e público: a do videoclipe.
Em uma jogada de mestre, a programação da emissora decidiu por inaugurar o canal com a música Video Killed The Radio Star (“o vídeo matou a estrela do rádio”), da banda new wave inglesa The Buggles. Alguns depois, transformada em franquia internacional (com direito a uma inesquecível filial brasileira), a MTV não matou artista nenhum. Pelo contrário, deu-lhes mais uma ferramenta para alcançar muito rapidamente um público enorme, ávido por música. A programação da madrugada de estreia seguiu, nessa ordem, com Pat Benatar, Rod Stewart, The Who, PhD, Cliff Richard e The Pretenders.
Com diversos programas dedicados a estilos musicais diferentes, como pop, rap, rock alternativo e até música eletrônica, o canal foi responsável por uma verdadeira reviravolta nestes cenários, permitindo que novos artistas que eventualmente caíssem nas graças dos programadores da emissora se tornassem estrelas mundiais.
Em 1981, a cidade de Nova Iorque, sede das transmissões da MTV estadunidense, fervilhava. O rap experimentava sua explosão de popularidade. Michael Jackson encantava o mundo enquanto uma iniciante Madonna tentava conquistar seu lugar ao sol. Os ares eram de mudança, troca de década e modismos, mas as paradas de sucesso ainda pegavam a calda dos artistas que se popularizaram nos anos 70. John Lennon, Blondie, Kool & The Gang, Kim Carnes, Diana Ross e Lionel Richie comandaram o ranking da Billboard.
A lista prova o quanto os adolescentes procuravam por algo novo. Eis o tiro no alvo da MTV, que chegou aos lares do país trazendo novos artistas, alavancando independentes, apresentando sons diferentes daqueles que seus pais ouviam. O formato atraiu os teenagers como esquilos a uma nogueira. E as empresas, claro, sacaram isso de imediato. O canal era o novo lugar ideal para se comunicar com a molecada.
Na noite de 1º de agosto de 1981, Robert W. Pittman foi dormir feliz. Nada mais seria como antes, e para atravessar a ponte, era preciso pagar-lhe o pedágio.