Melhor baixista do mago Miles Davis, Ron Carter transmite paz

Fabiano Alcântara
Por Fabiano Alcântara

O segundo grande quinteto de Miles Davis (1926-1991) teve o melhor baixista de toda carreira do mago. O nome dele: Ron Carter.

Em Brasília, a lenda se apresentou em duas sessões memoráveis na quinta (9), na abertura das B Sessions, do B Hotel. Em turnê pelo Brasil, ele está com seu trio, ao lado do guitarrista Russel Malone e do pianista Donald Vega. Esta apresentação e a do pianista Kenny Barron, nesta terça, pelo mesmo projeto, abençoam a animada cena jazz de Brasília.

Além de ótimos músicos locais, público interessado e festas e espaços interessantes, como Criolina, Buraco do Jazz, Jazz no Porão e galeria Mundo Vivo, estrelas do jazz que vêm ao país acabam passando pelo quadradinho, como os locais chamam o Distrito Federal.

Aos 82 anos, baixista do absurdo disco de Tom Jobim Stone Flower (1970), Carter é puro feeling. Na segunda sessão, assistida pelo MUSIC NON STOP, ele e seus parças desnudaram standards, deixando só o essencial. Em alguns momentos, fechava os olhos e respirava fundo, como um monge. Sua fala, assim como sua música, é pacífica e suave e este é o efeito que ela causa. Um mergulho na tranquilidade.

Ron Carter em foto de Beti Niemeyer

Entre os homenageados, Jim Hall (1930-2013), grande guitarrista e parceiro de Carter, e Charlie Parker, (1920-1955), o Bird, a quem não se cabe outro papel ao jazzófilo, se não a devoção. No mesmo panteão onde devemos adorar Pixinguinha (1897-1973).

Ron Carter, parça de Jobim, Miles e muitos outros

KENNY BARRON

Na terça, novamente pela B Sessions, o pianista genial Kenny Barron toca ao lado dos brasileiros Nilson Matta e Rafael Barata, às 20h.

Nilson Matta, Kenny Barron e Rafael Barata

Barron de 75 anos, teve seu disco mais recente, Concentric Circles (Blue Note), apontado pela revista Down Beat como um dos cinco melhores de 2018. Destaque para um som de Caetano Veloso e Cézar Mendes: Aquele Frexo Axé.

Quem gosta de jazz agradece que Brasília esteja no circuito. As B Sessions chegam para um mercado cada vez mais aquecido e apaixonado, com iniciativas que espalham a boa música pelo DF. Graças a São Pixinguinha.

SERVIÇO

B Sessions – B Hotel Brasília com Kenny Barron
Quando: Terça, 14 de maio, 20h
Onde: B Hotel (Setor Hoteleiro Norte, quadra 05, bloco J)
Ingressos e outras informações em https://www.tudus.com.br
Vendas no local, antes do evento.

× Curta Music Non Stop no Facebook