Oscar 2021: a disputa para a estatueta de melhor ator está acirrada. Conheça a história desta categoria.

Yasmine Evaristo
Por Yasmine Evaristo

Oscar de Melhor Ator é entregue a um ator que realizou uma interpretação considerada extraordinária em um papel principal. O primeiro vencedor da categoria foi Emil Jannings premiado por seus papéis em dois filmes, A Última Ordem e Tortura da Carne.

Entre 1929 e 1931 os critérios de indicação para melhor ator eram confusos. Os atores eram indicados e todos os seus trabalhos realizados durante o período de qualificação eram considerados. Por isso Jannings venceu por dois filmes, assim como Janet Gaynor na categoria de Melhor Atriz, também em 1929.

Como apenas um desses filmes era citado na indicação final esse formato foi substituído pelo atual, no qual o ator é indicado apenas por uma atuação específica. Outra alteração foi a quantidade total de indicados, desse modo, desde 1937 apenas cinco atores concorrem.

Emil Jannings em “Tortura da Carne” – foto: divulgação

Curiosidades sobre os indicados e os vencedores

O ator mais velho a ser indicado à categoria até o ano passado era Richard Farnsworth, por Uma História Real, em 1999, aos 79 anos. Entretanto na edição atual Sir Anthony Hopkins, indicado aos 83 anos, quebrou o recorde. Mas, o vencedor mais velho de Melhor Ator foi Henry Fonda, por Num Lago Dourado.

Jackie Cooper foi indicado aos nove anos de idade, em 1932, pelo filme Skippy, mas o posto de vencedor mais jovem está com Adrien Brody vencedor em 2002 por O Pianista.

O ator que mais levou estatuetas para casa foi Daniel Day-Lewis. Três vezes foram as vitórias do ator, por Meu Pé Esquerdo, Sangue Negro e Lincoln.

Daniel Day-Lewis em Sangue Negro – foto: divulgação

Indicados ao Oscar de Melhor Ator em 2021

O ano de 2021 é marcado por celebridades mais velhas e com grande currículo e um jovem ator que não está mais entre nós. Disputando lado a lado temos dois monstros da interpretação: Anthony Hopkins e Gary Oldman. Ambos foram indicados em outras edições e carregam em seu currículo interpretações inesquecíveis como Hannibal Lecter e Winston Churchill, que renderam aos dois estatuetas nessa categoria. Nesse ano eles concorrem por Meu Pai Mank, respectivamente.

Em contrapartida o britânico Riz Ahmed recebeu sua primeira indicação ao Oscar por O Som do Silêncio, no qual interpreta um jovem baterista que perde a audição. Riz também é músico, rapper conhecido como Riz MC e ativista. Similarmente Steve Yeun também é estreante na categoria. Conhecido na cultura pop por interpretar Glenn Rhee em The Walking Dead, o sul-coreano concorre por Minari.

Chadwick Boseman por “A Voz Suprema do Blues” – foto: divulgação/Netflix

O lamento dessa edição é a ausência de Chadwick Boseman. O Pantera Negra é concorrente por sua interpretação em A Voz Suprema do Blues postumamente, pois o ator faleceu em agosto passado, vítima de um câncer de cólon.

Oscar 2021

Yasmine Evaristo

Artista visual, desenhista, graduanda em Letras - Tecnologias da Edição. Membro Abraccine, votante do Globo de Ouro (Golden Globe Awards). Pesquisadora de cinema, principalmente do gênero fantástico, bem como representação e representatividade de pessoas negras no cinema. Devota da santíssima trindade Tarkovski-Kubrick-Lynch.

× Curta Music Non Stop no Facebook