Prestes a se apresentar na capital carioca, Rainha do Pop tomou conta da Cidade Maravilhosa
Madonna mal pisou no Rio de Janeiro e já deve estar sabendo que o show de sábado está movimento a cidade inteira, incluindo o famoso Saara, um aglomerado de lojas populares nos arredores da rua da Alfândega, no Centro do Rio de Janeiro.
Saara é a abreviação de Sociedade Amigos das Adjacências da Rua da Alfândega. Formada em 1962, reúne 1200 comerciantes localizados na área. Por lá, bem do jeitinho carioca de ser, se encontra de tudo. No Natal, as estreitas ruas ficam tomadas de árvores, enfeites e brinquedos. No Carnaval, tudo o que o folião precisa para se acabar nos blocos da cidade é alegremente fornecido pelos comerciantes a preços populares. Alegremente porque, em datas comemorativas, a região recebe mais de um milhão de clientes por dia.
Neste ano, os lojistas ganharam mais uma data para comemorar. Desde a semana passada as lojas estão abarrotadas de produtos da artista pra abastecer quem vai ao show. Passeando pelas ruas da região, percebe-se que os empreendedores paralelos brasileiros merecem os prêmios de rapidez e criatividade. Tem de tudo. Desde camisetas e leques (vai estar calor, mesmo no outono) com a cara da rainha do pop, até peças de fantasia usadas em seus álbuns e videoclipes, como o icônico corselete com cones nos seios, até o quepe em látex preto usado na fase Erotica.
A gente fica aqui pensando: como seria se a produção brasileira conseguisse a incrível façanha de fazê-la dar um rolê pelo Saara? A missão é praticamente impossível. Para aceitar vir ao Rio, o Copacabana Palace teve de isolar um andar inteiro do hotel mais luxuoso do país somente para a cantora, além de fechar seus três restaurantes durante todo o período em que Madonna estiver no Brasil. A produção também teve de construir uma passarela exclusiva para que os músicos caminhem diretamente do hotel até o palco montado na praia de Copacabana.
Apesar da febre causada pelo show de Madonna no Rio de Janeiro, os comerciantes do Saara não se esqueceram de suas raízes e mantiveram os produtos (obviamente, não oficiais) a custos módicos. Copos e leques estão sendo vendidos na faixa de 20 reais, e camisetas, entre 50 e 100 reais.
Se você não é da cidade e quer dar um pulo no Saara antes do show para a montação básica, a estação de metrô mais próxima é a Uruguai.