Voz da nova MPB, Letícia Fialho também brilha nas pistas de dança
Sucessos da artista brasiliense vêm sendo repaginados com traços da house music por grandes nomes da cena nacional
Texto: Marllon Gauche
Letícia Fialho já vinha se posicionando como uma voz brilhante da nova safra de artistas da MPB, mas parece que ela descobriu um caminho diferente que tem ajudado a abrir novas portas para seu trabalho: o da música eletrônica. Isso começou no fim de 2023, com o Bruce Leroys — dupla headlabel da Aureum, gravadora de house que tem focado na inserção das mulheres no mercado, como você já leu aqui — incorporando os vocais de Maravilha Marginal para uma pegada mais groovy, voltada às pistas de dança. O resultado se destacou a ponto de estrelas globais do gênero, como Damian Lazarus, Joseph Capriati e Dennis Cruz, terem reverberado a faixa pelo mundo.
Mais recentemente, em março, a artista fez parte de outra colaboração que tem feito muito sucesso nas pistas e nos portais de venda. Dois dos principais nomes da afro-house brasileira, Maz e Antdot remixaram sua composição mais célebre, Corpo e Canção. Lançada pela Dawn Patrol Records, a track chegou a pegar o Top #1 Afro House no Beatport, e quase dois meses depois, ainda se encontra na posição #6, graças à profundidade sonora e a composição sensível de Letícia.
Natural de Brasília, Letícia Fialho é uma cantora, compositora e multi-instrumentista que se guia pela ancestralidade e pela vivência dos subúrbios, cultivando um carinho “pela magia boêmia das ruas e madrugadas, pelo gosto por soltar pipa e pela tendência a ralar joelhos” — como descreve em sua biografia, mostrando toda a simplicidade e verdade que carrega consigo e traduzindo isso em sua música através de temas como a vida cotidiana, o tempo e o afeto.
Agora desbravando os horizontes que a música eletrônica tem a oferecer, não só ajuda a fortalecer os laços entre diferentes comunidades musicais, mas também evidencia como a colaboração entre gêneros distintos pode ser verdadeiramente prolífica para todos os envolvidos quando se tem amor e verdade. Que parcerias como essa continuem acontecendo, e que selos como Aureum, Dawn Patrol e tantos outros sigam destacando o que a música brasileira tem a oferecer de melhor.