TEXTO GEORGE MENDEZ
Las Bibas que já nos presenteou com alguns tributos históricos e sonoros sobre personagens importantíssimos da cultura LGBTQI+ e clubber, como a icônica trans, ativista, cantora e modelo Octavia St Laurent. Las Bibas também reciclou outro dialogo antológico da Crystal LaBeija (mãe de Haus of LaBeija) do filme-documetário “The Queens” (1968), que você assiste aqui na íntegra e cujo remix você escuta neste link.
Achando pouco e com gosto de quero mais, ela conseguiu a autorização dos produtores do maravilhoso documentário PS: Burn this letter please, imperdível e necessário na vida de um LGBTQI+,
e mais uma vez a gatinha recortou diálogos soltos do filme e construiu uma nova narrativa, trazendo à tona a vida quase esquecida pelas décadas das “female impersonators” em forma de um house raiz hipnótico
Sempre antenada e vendo o crescimento da cena Ball no últimos anos no Brasil, o seu novo single Haus of Vizcaya nasceu na pandemia, mas só veio à luz agora porque Las Bibas queria produzir também um videoclipe à altura, que foi todo feito em Brasilia e com artistas LGBTQI+.
Haus of Vizcaya resgata e repagina a house dos anos 90 (tão falada ultimamente por culpa da Beyoncé e sua Break my Soul) e a sua essência provocativa. O single produzido e escrito por Las Bibas tem mais de 14 samples clássicos (menos o de Show me Love rs) da velha escola da house music escolhidos a dedo pela produtora (os mais velhos e saudosistas irão se divertir tentando relembrá-los).
Manipulados e devidamente camuflados, podemos ouvir samples de Witch Doktor, de Armand Van Helden, Work & The Ha Dance, de Master at Work, The Ha Dance, de Kenny Dope, Deep’n’Vogue , de Malcon Maclaren, e ainda Missy Elliot, Confetti’s e Neneh Cherry (ache se for capaz) e até os mais in da guettos como samples dos produtores de ball house MikeQ e Robbie Tronco, e as famosas sirenes da década de 90 que anunciavam que a boate e o DJ iriam começar o set.
Ninguém melhor que a parceira de décadas de Las Bibas para cantar esse novo hino, Cdamore. Ela nos convida a dançar, com seu timbre único e prova por “a” mais “b” que a pista de dança ainda é o melhor lugar para exorcizar nossos demônios.
O videoclipe idealizado por Las Bibas teve direção de Drinho (que usa e abusa dos cenários 3D, do efeito e formato VHS e dos takes rápidos), foi todo filmado em Brasilia e conta com a companhia de dança @PocCrew (responsável pelas coreôs), looks do estilista Guilherme Rodrigues, maquiagem assinada por Carry Myers e Naomi Leeks, e cabelos por Murilo/Amolaces. Assita!
Las Bibas From Vizcaya feat. Cdamore – Haus of Vizcaya