Lee Scratch Perry King Perry Lee “Scratch” Perry – foto: divulgação

Com novo single, álbum póstumo de Lee “Scratch” Perry é anunciado

Jota Wagner
Por Jota Wagner

Gravadora False Idols confirma o lançamento de King Perry, disco póstumo do rei do dub jamaicano, para fevereiro de 2024

02 de fevereiro de 2024. Este é o dia em que chegará, pela gravadora False IdolsKing Perry — o álbum póstumo do grande Lee “Scratch” Perry.

Acompanhado do anúncio, foi lançado o single 100lbs Of Summer, um aperitivo para encher os fãs de expectativa. Com participação da cantora britânica Greentea Peng, a faixa bate bem demais. E ainda conta com um remix matador do consagrado produtor inglês Tricky.

King Perry estava sendo gravado durante a pandemia por Lee, com produção de Daniel Boyle e participação de nomes como Shaum Rider (Happy Mondays), Tricky, Marta, Rose Waite e Fifi Rong.

A novidade é que, neste disco, Perry flerta com estilos como synthwave, drum’n’bass e big beat. A própria 100lbs of Summer tem uma energia bem festeira, mostrando que o produtor andava animadão e criativo.

Lee Perry faleceu em agosto de 2021, aos 85 anos. A causa da morte não foi divulgada. A última faixa do disco a ser lançado, Goodbye, traz a última gravação de voz realizada pelo artista.

Rei do dub

Criador da clássica banda The Upsetters, Lee “Scratch” Perry é considerado um dos responsáveis pela popularização do dub e do reggae no mundo. Seu disco póstumo será o 51º de sua impressionante carreira, envolta em situações surreais.

O produtor chegou a incendiar o próprio estúdio diversas vezes, noiado de que havia “energia ruim” circulando por ali e atrapalhando seu trabalho. Nesses rompantes, muito de seu material gravado se perdeu para sempre.

Ainda assim, fogo nenhum apagou a gigantesca importância para a música mundial. Suas inovações e experimentações técnicas influenciaram largamente a música eletrônica. Além disso, o mundo pop ficou de olho na forma como Perry lidava com os sons, timbres e ecos. E, claro, entrou de cabeça em suas loucuras.

Jota Wagner

Jota Wagner escreve, discoteca e faz festas no Brasil e Europa desde o começo da década de 90. Atualmente é repórter especial de cultura no Music Non Stop e produtor cultural na Agência 55. Contribuiu, usando os ouvidos, os pés ou as mãos, com a aurora da música eletrônica brasileira.