De La Soul Foto: Reprodução

Jornalista crava volta do De La Soul ao Brasil depois de 20 anos

Jota Wagner
Por Jota Wagner

Segundo José Norberto Flesch, dupla americana se apresenta na Audio, em São Paulo, em 02 de outubro

O duo De La Soul (que jamais substituiu Trugoy após sua morte, em fevereiro de 2023) está de volta ao país, 20 anos após sua primeira vinda ao Brasil para tocar no Tim Festival de 2005. É sua quinta passagem por aqui, mas isso não importa. O show deles é sinônimo de festa boa, regada à história do rap estadunidense. A dupla toca na Audio, em São Paulo, dia 02 de outubro, e os ingressos entram à venda a partir do próximo dia 14, via Ticket360. Quem entregou a notícia foi o jornalista José Norberto Flesch, ainda sem detalhes sobre possíveis outras apresentações em cidades brasileiras.

O último álbum de inéditas do De La Soul, and the Anonymous Nobody, foi lançado em 2016. O curioso é que seu catálogo só ficou disponível nas plataformas digitais há pouco tempo, em 2023, devido a desentendimentos por direitos autorais. Muita gente da Geração Z, portanto, está tendo acesso à música dos mestres agora. A banda decidiu se manter ativa após a morte do terceiro fundador, Trugoy, para “manter o legado e a história do De La Soul no rap”, segundo os remanescentes, Posdnuos e Maseo.

E se você é um dos que caiu agora no universo, saiba que se trata de um grupo pioneiro do hip-hop formado em 1987 em Long Island, Nova Iorque. Eles revolucionaram o gênero com, seu álbum de estreia, 3 Feet High and Rising (1989), combinando samples ecléticos, letras bem-humoradas e uma filosofia conhecida como D.A.I.S.Y. Age (“da inner sound, y’all”). A salada contém influências do jazz, soul, funk e psicodelia, contrastando com o rap mais agressivo da época. Sua música Me, Myself and I se tornou um hit global, mas também enfrentou desafios legais, como um processo dos The Turtles por samples não autorizados, que impactou a indústria musical .

Ao longo de três décadas, o De La Soul manteve uma carreira influente, lançando álbuns aclamados como De La Soul Is Dead (1991) e Buhloone Mindstate (1993), consolidando-se como ícones do hip-hop alternativo. Eles foram parte do coletivo Native Tongues, ao lado de A Tribe Called Quest e Jungle Brothers, e continuaram a evoluir sonoramente, colaborando com artistas como Gorillaz (vencendo um Grammy por Feel Good Inc. em 2006).

Rap e rock
Você também vai gostar de ler 7 grandes colaborações entre o rap e o rock

Jota Wagner

Jota Wagner escreve, discoteca e faz festas no Brasil e Europa desde o começo da década de 90. Atualmente é repórter especial de cultura no Music Non Stop e produtor cultural na Agência 55. Contribuiu, usando os ouvidos, os pés ou as mãos, com a aurora da música eletrônica brasileira.