Pagode japonês Foto: Reprodução/YouTube

Japonês com samba no pé: existe e nós podemos provar

Jota Wagner
Por Jota Wagner

Da bossa nova de Lisa Ono ao pagode japonês, mais uma seleção esfuziante do seu Music Non Stop

Por Flávio Lerner e Jota Wagner

Quando Roberto Menescal conversou com o Music Non Stop, em 2024, se desmanchou de amores pelo Japão: “Quando tocamos lá, para públicos enormes, eles cantam todas as canções junto com a gente, em português”. O percussionista Marco Bosco, também em entrevista com a gente, compartilha da paixão. Chegou a morar por anos no país, lugar onde o público japonês elevou ao status de cult seu álbum fundamental, Metal Madeira.

Além de apaixonados pela bossa nova e o samba, os nipônicos também trazem consigo uma deliciosa característica. Quando pegam para fazer algo, fazem bem. Perfeccionistas musicais. E, sim, vários deles circulam pelos botecos e festivais do país tocando esses estilos.

Conheça seis músicos japoneses que se consagraram fazendo música brasileira!

Lisa Ono

Lisa Ono é filha de pais japoneses, vive no Japão, mas nasceu no Brasil. Por isso, sua fluência perfeita em português. Aproveitando a dupla nacionalidade que Deus lhe deu, angariou fama mundial como uma autentica representante da bossa nova. Já tocou até mesmo com João Donato.

Saigenji

O sensacional Saingenji mistura jazz brasileiro, soul brasileiro, samba e bossa nova em seu trabalho autoral, cantando em japonês. Se liga no groove do seu trio.

Bandas japonesas
Você também vai gostar de ler 10 bandas japonesas que você precisa conhecer

Karen Aoki

A cantora Karen Aoki mistura jazz, música tradicional japonesa e bossa nova em um blend sensacional, supercool.

Tokio Bossa Trio

Como seria a bossa nova se criada no Japão? Bem, o Tokio Bossa Trio te mostra. Clássico, suave e com aquele belo trato na produção, mixagem e masterização dos equipamentos japoneses!

Kazufumi Miyazawa

O ex-vocalista da banda The Boom lançou uma porção de trabalhos japonizando a música brasileira e incluindo elementos pop de seu país natal. O resultado? Difícil de explicar!

Y-no

O grupo Y-no virou meme com o hit Querido meu amor, de 2011, por causa de sua letra bizarra de Google Translate, e foi assunto de reportagem até no Fantástico. Mas quero ver alguem negar que esse pagode japonês é bem melhor do que muito pagode brasileiro!

+ Participe do canal de WhatsApp do Music Non Stop para conferir todas as notícias em primeira mão e receber conteúdos exclusivos

+ Siga o Music Non Stop no Instagram para ficar atualizado sobre as novidades do mundo da música e da cultura

Jota Wagner

Jota Wagner escreve, discoteca e faz festas no Brasil e Europa desde o começo da década de 90. Atualmente é repórter especial de cultura no Music Non Stop e produtor cultural na Agência 55. Contribuiu, usando os ouvidos, os pés ou as mãos, com a aurora da música eletrônica brasileira.