Instituto Dubdogz Dubdogz. Foto: Divulgação

Dubdogz anuncia criação de Instituto para crianças e adolescentes

Vitória Zane
Por Vitória Zane

Dupla mineira já vem tocando há dois anos a Escola de Música Dubdogz, e agora irá expandir o alcance do projeto

Fim de ano é aquela época para relembrar tudo o que a gente fez (ou deixou de fazer). E em meio a uma agenda lotadíssima com os projetos Dubdogz e RUBACK, além das festas/gravadoras autorais Dogz Parade e ERRORR, a dupla formada pelos irmãos mineiros Marcos e Lucas Schmidt encontrou tempo para boas ações. Presente em line-ups de festivais como Rock in Rio e Tomorrowland (Brasil e Bélgica), um dos maiores acertos de performance do duo foi a criação do Instituto Dubdogz.

A iniciativa, anunciada no fim de 2024, é voltada à transformação social por meio da arte, com o objetivo de democratizar o acesso à cultura e construir um futuro com mais oportunidades para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Entretanto, o primeiro projeto do Instituto já existe há dois anos. É a Escola de Música Dubdogz, localizada em Juiz de Fora/MG, cidade natal dos gêmeos, que oferece aulas gratuitas de violão, violino, flauta, canto, coral e DJ para crianças e adolescentes de 7 a 17 anos, com apoio do Departamento de Música da UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora) e do Rotary JF Norte.

São mais de cem famílias beneficiadas com o projeto, que auxilia no desenvolvimento cognitivo, emocional e de habilidades musicais, além de inclusão social. Inclusive, já conta com exemplos de sucesso de alunos atuando profissionalmente na música eletrônica, como Bruno Wolff, de 18 anos, que já lançou singles em gravadoras de renome, somo Spinnin’ Records; e DJ Aristides, de 16, que já se apresentou em grandes eventos, como o Dog Secret, um show gratuito para quase dez mil pessoas na Avenida Rio Branco.

Ambos tiveram aulas de DJ com Marquinhus SP — residente da Privilège e nome prestigiado na cena eletrônica da região, com mais de 30 anos de profissão. Mas também tem aluna se destacando no canto, como é o caso da Maria Eduarda, a Duda Star, que aos 13 já faz apresentações em aniversários e festas particulares.

Os planos do Instituto Dubdogz para 2025 não ficam apenas na formação musical. Além da Escola de Música, a dupla pretende expandir as atividades para outras expressões artísticas, atuando em diversas frentes, mas sempre relacionadas a educação, inclusão e desenvolvimento de crianças e adolescentes.

Vitória Zane

Jornalista curiosa que ama escrever, conhecer histórias, descobrir festivais e ouvir música.