Hoje é o dia do pugilista: indicamos cinco filmes incríveis de boxe para você assistir da tua casa!

Yasmine Evaristo
Por Yasmine Evaristo

Hoje, dia 13 de maio, é o Dia Internacional do Pugilista. O esporte conhecido também como boxe data de mais de 3.000 a.C, sendo encontrado evidências de sua prática desde a Suméria.

Pipoca e boxe no dia do pugilista!

A luta que já foi executada com mãos nuas e ataques brutais, tomou uma forma mais próxima da que conhecemos com as Regras de Queensberry, nos fins do século XVIII, na Inglaterra, com o propósito de tornar o esporte aceito. Tal regra estabeleceu que as lutas deveriam acontecer em um ringue apropriado, com uma quantidade de assaltos pré-determinados, contabilizando três minutos de duração. 

Essas e outras regras que tentaram garantir a integridade física dos lutadores tonaram o esporte popular. Dessa maneira o boxe é tão reconhecido que é uma das modalidades competitivas das Olimpíadas da Era Moderna, desde o ano de 1904. 

Se você se interessa pelo esporte e quer conhecer um pouco mais sobre a modalidade, recomendamos cinco filmes sobre o tema. 

Menina de Ouro (2005) 

Hillary Swank em Menina de Ouro – foto: divulgação

No clássico recente do diretor Clint Eastwood a operária Maggie Fitzgerald (Hillary Swank) passa a ser treinada pelo veterano Frankie Dunn, interpretado pelo diretor. Relutante com a presença daquela mulher, o treinador muda sua opinião quanto a capacidade da moça ao criar afinidade e perceber sua determinação. Ao mesmo tempo o filme aborda a gravidade das lesões sofridas ao longo dos anos pelos pugilistas, que podem levá-los ao óbito ou comorbidades. 

O vencedor (2010)

Mark Wahlberg e Christian Bale em O Vencedor – foto: divulgação

Nesse drama dirigido por David O. Russell, o lutador Dicky Eklund (Christian Bale) que teve sua carreira prejudicada pelo vício em drogas vê seu irmão (Mark Wahlberg) tentar superar seus feitos. O filme aborda mais os dilemas familiares que o esporte, mas apresenta os dias de glória de um desportista que enfrentou grandes nomes do boxe, como Sugar Ray Leonard.

Osvaldão (2015) 

 

Nascido na cidade mineira de Passa Quatro, Osvaldo Orlando da Costa conhecido como Osvaldão, foi um líder guerrilheiro, ex-lutador de boxe. No documentário de Vandré Fernandes, Ana Petta, André Michiles e Fábio Bardellaemido as diretoras e diretores recontam a história do homem que era temido pela ditadura militar e considerado como figura mítica pela população do Araguaia, em virtude de sua defesa às comunidades camponesas. 

A Luta do Século (2016) 

Luciano Todo Duro e Reginaldo Holyfield em A Luta do Século – foto: divulgação

O documentário Brasileiro, dirigido por Sérgio Machado resgata a história da maior rivalidade do boxe nacional entre os boxeadores Luciano Todo Duro e Reginaldo Holyfield. Desse modo os lutadores dos estados da Bahia e Pernambuco foram ícones da região nordeste do país nos anos 1990 e ambos buscaram superar a miséria por meio do esporte. Aos que têm acesso ao Canal Brasil, o filme será exibido nos dias 17/05 e 22/05 de 2021.

A história de Todo Duro já tinha sido contada no curta metragem Vou Estraçaiá, em 2011, que pode ser assistido no canal do YouTube da Opara Filmes

Leonard-Cushing Fight (1894)

Surpreendentemente o boxe marca presença nos primeiros filmes feitos no mundo. Nesse curta metragem, mudo e em preto e branco, realizado pelo Edson Studios, os pugilistas Mike Leonard e Jack Cushing se confrontam. Esse filme foi gravado com o intuito de ser um teste com o Cinetoscópio. Assim, vale assisti-lo por se tratar de um registro histórico da importância cultural do esporte.

(favor embedar, Jota https://www.youtube.com/watch?v=NiTXye62mAY&ab_channel=LibraryofCongress) 

Yasmine Evaristo

Artista visual, desenhista, graduanda em Letras - Tecnologias da Edição. Membro Abraccine, votante do Globo de Ouro (Golden Globe Awards). Pesquisadora de cinema, principalmente do gênero fantástico, bem como representação e representatividade de pessoas negras no cinema. Devota da santíssima trindade Tarkovski-Kubrick-Lynch.