Guia do final de semana: Alceu Valença, Barbatuques, Satyrianas e muito mais no Super Guia Music Non Stop

Amanda Sousa
Por Amanda Sousa

Seu guia do final de semana não te deixa com desculpa para você dizer que caiu no tédio! Tem atrações para todas as idades e gostos musicais. Vai rolar bate papo com Caetano Veloso na 18ª edição da FLIP, Alceu Valença num reencontro épico com a Orquestra Ouro Preto, Barbatuques no Festival Som Na Faixa, além do Festival Satyrianas, Dia das Boas Ações, Festival Novas Frequências e Festival MINI. Ah! Por fim, não deixe de ver o Nyege Nyege, festival de música eletrônica que acontece nas profundezas da floresta de Uganda, às margens do Rio Nilo. Coisa fina! Aproveita e depois me conta o que achou, saca só! 

FLIP Online!

O seu super guia do final de semana já começa quente. Achou que ia ficar sem a Festa Literária Internacional de Paraty este ano, por causa da pandemia? Nada disso! O festival chega a sua 18ª edição entre os dias 3 e 6 de dezembro, com uma série de encontros online entre grandes autores de vários países. Para acompanhar é só acessar as fanpages do evento no Facebook e Instagram e YouTube. Este ano participam Caetano Veloso, Paul Preciado, Bernardine Evaristo, Itamar Vieira Junior, Pilar Quintana e muitos outros nomes. Acompanhe aqui a programação completa

Orquestra Ouro Preto e Alceu Valença 

O grupo de música clássica mais importante do país – a Orquestra Ouro Preto – se apresenta no formato live, no domingo (06) com o cantor Alceu Valença num reencontro que tem tudo para ser lindo e emocionante! O show acontece às 17h30 pelo Youtube, totalmente gratuito e conta também com participação do violinista gaúcho Carmelo de Los Santos. A apresentação é transmitida direto Igreja de São Francisco, na cidade de Ouro Preto (MG).

Alceu Valença e Orquestra Ouro Preto fazem live juntos! Crédito: Íris Zanetti/ divulgação

Festival Som na Faixa

A 3ª edição do Festival Som na Faixa acontece nos próximos dois finais de semana (05, 06 e 12 e 13 de dezembro) sempre às 19h. A ideia do evento é apoiar, incentivar e difundir talentos da música brasileira. A edição virtual acontece com transmissão no Youtube e no Facebook da Muda Cultural, produtora do evento. O line-up do Som na Faixa 2020 conta com os shows do Grupo Barbatuques; Nicolas Krassik e Gian Correa; Nailor Proveta e Alessandro Penezzi; e Badi Assad. A apresentação do festival será da MC Mana Bella.

Amanhã, sábado (5), tem Barbatuques às 19h e oficina de percussão corporal às 20h. Já no domingo (6) tem show com Nicolas Krassik e Gian Correa às 19h. A classificação é livre e a transmissão rola Facebook e Youtube da produtora Muda Cultural.

Maratona Festival Satyrianas

As 78 horas ininterruptas de programação multicultural do Festival Satyrianas já tá rolando e você pode assistir a todas as atrações de várias plataformas digitais diferentes como Zoom, YouTube, Facebook, Instagram, Twitter, WhatsApp e TikTok. Veja no site do evento como assistir a cada atividade. Entre as centenas de atrações do festival, estão mais de 100 espetáculos teatrais nacionais e internacionais, 70 filmes, 30 performances, 20 espetáculos de dança e 10 lançamentos de livros, além de oficinas, podcasts, show de variedade, música, fotografia, poesia, encontros, debates e lives.

Power trio Psicorange faz show empoderado nas Satyrianas 2020. Crédito: Divulgação

Dia das Boas Ações 

Amanhã, sábado (5) é o Dia Mundial do Voluntariado e você pode ajudar a construir um mundo melhor e se divertir, ao mesmo tempo. Esta é a proposta do Dia das Boas Ações, que já vai para a sua 5ª edição conectando voluntários e ONGs em evento online com muita arte! A transmissão acontece via Youtube e Facebook e vai rolar Sarau das Pretas e Samba de Dandara a partir das 17h, além de rodas de conversas sobre educação e diversidade. 

Para a criançada – Festival MINI também tem vez no guia do final de semana

Tá rolando, desde o dia 1º de dezembro, o Festival MINI – Música e Interatividade para a Infância, e ele acontece até o próximo dia 6, domingo com a presença A festa rola no YouTube e, para participar de algumas experiências interativas, é preciso se inscrever aqui. Dentre as atrações estão Zeca Baleiro, O Teatro Mágico, Orquestra de Malabares, Cia dos Palhaços. Confira aqui a programação completa e aproveite com as crianças! <3

Programação

Nyege Nyege Festival

Uma vez por ano acontece, nas profundezas da floresta de Uganda, às margens do Rio Nilo, um universo da música eletrônica. Geralmente são vários dias, com mais de 200 artistas unindo diversos países – de trupes de dança locais tradicionais, artistas da África Oriental e talentos internacionais. Este ano, o festival tem como tema unidade africana e será online com 96 horas de programação, que serão transmitidas ao vivo de 3 a 6 de dezembro, começando na quinta e invadindo o final de semana. Contamos tudo no seu guia do final de semana. Para assistir basta fazer uma inscrição grátis e a grade de programação conta com mais de 350 artistas, com curadoria de mais de 45 coletivos africanos ou afro-centrados. São artistas de Burkina Faso, Uganda, Congo, Kenya, Tanzânia, Palestina. O festival vai empregar mototáxis para entregar comidas e bebidas, máscaras e camisetas do festival para que todos possam curtir as atrações das suas próprias casas, em segurança. Veja aqui o lineup completo! As transmissões ao vivo estarão disponíveis após o festival de quatro dias no site Nyege Nyege. Depois de dezembro, o site funcionará como uma plataforma de assinantes para apoiar de forma sustentável a cultura africana.

CCXP Worlds – o maior festival geek do Brasil

Entre os dia 4 e 6 de dezembro acontece a sexta edição CCXP Worlds – A Journey of Hope. A Comic Con Experience é um evento brasileiro focado na cultura pop que cobre as principais áreas dessa indústria. No evento é possível acompanhar as novidade e conhecer mais do mundo dos videogames, das histórias em quadrinhos e dos filmes e séries para TV.  Para quem quiser assistir ao evento de graça, Free Experience, basta se cadastrar no site ingressos.ccxp.com.br. Com esse cadastro é possível ter acesso à plataforma CCXP Worlds e aos conteúdos dos palcos. Produtos como Meet & Greet podem ser cobrados separadamente. Quem optou pelos acessos Digital, Home ou Epic terá acesso aos conteúdos exibidos, a partir de 24h depois que for ao ar. Esse conteúdo ficará disponível até o dia 13/12. Alem da informações do guia do final de semana,  veja mais na matéria exclusiva do Music Non Stop sobre o Festival. 

Festival Novas Frequências 

São dez anos de festival que marcam a cena de inovação musical no Brasil.  O evento comemora sua décima edição em formato online e contará com 43 apresentações especiais. Dentre os destaques do line-up, estão a artista multimídia Jocy de Oliveira e nomes como Lilian Zaremba e Negro Leo. O festival conta ainda com uma programação educativa. A transmissão acontece via site oficial. Confira a programação completa

Negro Leo. Crédito divulgação

Videomapping 

A arte digital do videomapping se funde ao patrimônio histórico e cultural da cidade de São Paulo, sob a ótica do Coletivo Coletores, da Zona Leste da cidade. A dupla de artistas Toni Baptiste e Flávio Camargo ‘SERES’ vem pensando como criar e manter diálogos seguros no espaço público em meio a uma pandemia. Nos dias 5 e 6 de dezembro eles assinam três shows de arte digital, gratuitos e ao ar livre, para presentear a cidade ao mesmo tempo em que abordam a questão racial no Brasil. O Tebas Rememória acontece das 19h às 22h na Igreja da Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo e dia 6 na Igreja de São Gonçalo. Já o Pujança Editada rola no Monumento Borba-Gato, em Santo Amaro.

Todo o conteúdo dos projetos partirão de um olhar histórico em consonância com a proposta da jornada do patrimônio, além de apresentar não apenas leituras visuais, mas também trazer imagens, textos e documentos que promovam – para além de ação visual estética – uma homenagem a memória da cidade de São Paulo.

Igreja São Gonçalo

Festival Bem Bolado 

O Festival Bem Bolado apresenta um show online por mês, em parceria com o Showlivre e na próxima terça-feira, 8 de dezembro, às 20h é a vez de Marcelo D2 apresentar seu show que passeia por todas as fases dos seus 25 anos de carreira, incluindo seu último lançamento, o álbum pesado Assim Tocam os MEUS TAMBORES, lançado em setembro deste ano. o show é gratuito e você pode assistir no siteYoutube do Showlivre ou, ainda no Youtube e Facebook do Festival Bem Bolado.

Marcelo D2 – Assim tocam os MEUS TAMBORES – foto Ronaldo Land

Confira o guia completo de atrações do seu guia do final de semana

Sexta-feira, 04 de dezembro

Monólogo Palavra de Stela
20h
Grátis
Transmissão site Itaú Cultural

Orquestra Mundana Refugi no Sesc Ao Vivo
19h
Grátis
Transmissão Youtube e no Instagram

Peça de Teatro Eu, Chica (Grupo Trapo)
20h
R$15 – Venda pelo Sympla
Rua Medeiros de Albuquerque, 357 – Jardim das Bandeiras – São Paulo (SP)

Festival Novas Frequências
21h
Grátis
EVEHIVE x MAIWSI AYANA (RJ/SP, SP)
KAKUBO (PR/SP)
/AYA IBEJI (RJ/SP)
Assista no site oficial do evento

Sábado, 05 de dezembro

Sarau das Pretas e Samba de Dandara no Dia das Boas Ações
15h
Grátis
Transmissão via Youtube e Facebook 

Barbatuques no Festival Som na Faixa
Grátis
19h
Transmissão Facebook e Youtube da produtora Muda Cultural

Trupe Chá de Boldo no Sesc Ao Vivo
19h
Grátis
Transmissão Youtube e no Instagram

Especial Circo no Festival Arte Como Respiro
17h
Transmissão site Itaú Cultural

Apresentação dos espetáculos Deu Samba e Bossa Nova no Festival Arte Como Respiro
20h
Grátis
Transmissão site Itaú Cultural

Festival Novas Frequências
21h
Grátis
VENTURA PROFANA Y PODERDESLIGADO (BA/SP, RJ/SP)
TANTÃO E OS FITA (RJ)
TEST (SP)
/ MEXO (PB)
Assista no site oficial do evento

Tebas Rememória 
19h às 22h
Grátis
Igreja da Ordem terceira de Nossa Senhora do Carmo
Av. Rangel Pestana, 230 – Centro Histórico

Pujança Editada
19h às 22h
Grátis
Monumento Borba-Gato
Praça Augusto Tortorelo De Araújo, 2590 – Santo Amaro

Domingo, 06 de dezembro

Nicolas Krassik e Gian Correa no Festival Som na Faixa
Grátis
19h
Transmissão Facebook e Youtube da produtora Muda Cultural.

Atração circense Paranajanela e Manaós – Uma Saga de Luz e Sombra no Festival Arte Como Respiro
20h
Grátis
Transmissão site Itaú Cultural

Festival Novas Frequências
18h
Grátis
BARULHISTA X J.P. CUENCA (MG/SP, RJ/SP)
MARCELA LUCATELLI (SP/Dinamarca)
B-ALURIA (RJ)
G. PAIM (MG/PR)
Assista no site oficial do evento

Tebas Rememória 
19h às 22h
Grátis
Igreja de São Gonçalo
Praça Dr. João Mendes, 108 – Centro Histórico

Terça-feira, 8 de dezembro

Marcelo D2 no Festival Bem Bolado
20h
Grátis
Transmissão showlivre.com
YouTube Bem Bolado

 

 

× Curta Music Non Stop no Facebook