Geek

De Neil Gaiman a Jim Beaver. Seu guia para a CCXP 2020, o festival geek do Brasil

Avatar
Por Yasmine Evaristo

Entre os dia 4 e 6 de dezembro acontece a sexta edição CCXP Worlds – A Journey of Hope. A Comic Con Experience é um evento brasileiro focado na cultura pop que cobre as principais áreas dessa indústria. No evento é possível acompanhar as novidade e conhecer mais do mundo dos videogames, das histórias em quadrinhos e dos filmes e séries para TV.

Neste ano, devido a pandemia o evento acontecerá apenas on-line. O evento terá vários níveis de experiência para os aficcionados por TV, cinema e cultura geek. Para quem quiser assistir ao evento de graça, Free Experience, basta se cadastrar no site ingressos.ccxp.com.br. Com esse cadastro é possível ter acesso à plataforma CCXP Worlds e aos conteúdos dos palcos. Produtos como Meet & Greet podem ser cobrados separadamente. Quem optou pelos acessos Digital, Home ou Epic terá acesso aos conteúdos exibidos, a partir de 24h depois que for ao ar. Esse conteúdo ficará disponível até o dia 13/12.

O festival contará com a participação de estúdios e convidados. A maior parte dos conteúdos são de classificação livre o que permite que o evento seja aproveitado por toda a família. Caso algum conteúdo de classificação mais alta seja veiculado ele estará sinalizado. Demos uma olhada na lista de participantes e deixaremos aqui as melhores dicas para quem quiser viver a Free Experience da melhor maneira.

Festival geek nas telas

Para quem gosta de séries o ator Jim Beaver, o Bobby Singer de Supernatural foi um dos que confirmaram a sua presença. Recentemente o ator apareceu no fim da 1ª temporada de The Boys como Secretário de Defesa Robert A. Singer e estará em um dos paineis.

Para quem curte adaptações de games no cinema os astros da vez são o diretor Paul W. S. Anderson e a atriz Milla Jovovich, conhecidos pela parceria na franquia Resident Evil. Na edição desse ano os dois estarão presentes no painel do filme Monster Hunt. O filme conta a história de uma tenente, Milla, e seu esquadrão que são transportados para um mundo paralelo controlado por monstros.  A atriz brasileira Nanda Costa também estará presente, pois faz uma participação no filme. O trio poderá ser encontrado no Thunder Arena.

Outra dupla aguardada são os Irmãos Russo, diretores de Vingadores: Guerra Infinita. Eles participarão de uma entrevista com o editor-chefe do site americano ColliderSteven Weintraub, falando sobre seus novos projetos. E na vibe dos filmes adaptados de quadrinhos, o ator malaio Henry Ewan Golding estreia em breve como protagonista de GI Joe Origens: Snake Eyes interpretando o ninja Snake Eyes. Ele também estará presente em um dos paineis falando sobre seu personagem e os bastidores. O criador das histórias de Snake, Larry Hama, também estará presente.

Geek

Neil Gaiman, autor de Sandman – foto: divulgação

Os monstros consagrados das HQs

Nesta edição nomes consagrados como Art SpielgemanNeil Gaiman são super aguardados. Art é conhecido pela graphic novel Maus, uma narrativa emocionante sobre a Segunda Guerra Mundial e os campos de concentração. Neil dispensa apresentações, pois é um nome conhecido nos quadrinhos (Sandman), literatura (O Oceano No Fim do Caminho) cinema e TV (Good OmensStardust).

Garth Ennis

Preacher, de Garth Ennis (Foto: CCxP)

Dentre outros nomes incríveis dos quadrinho teremos a presença de Garth Ennis conhecido por ser o criador de Preacher e por trabalhar por nove anos na Marvel com o personagem Justiceiro. Estará presente também Esteban Maroto, veterano dos quadrinhos de terror como Creepy Vampirella.

Muitas mulheres quadrinistas

E por falar em quadrinhos de terror a quadrinista, escritora, ilustradora e projetista de bonecos Emil Ferris marca presença falando sobre sua primeira obra Minha Coisa Favorita é Monstro. A história vencedora do prêmio Eisner nas categorias melhor álbum, roteiro, desenho e colorista saiu aqui pelo Grupo Companhia das Letras. Além de Ferris, acontecerão conversas com Gail Simone, roteirista de DeadpoolJill Thompson, ilustradora de Mulher Maravilha – assim como Nilla Scott -, e Sarah Pichelli, cocriadora do Homem-AranhaMiles Morales.

Minha Coisa Favorita é Monstro, de Emil Ferris (Foto: CCxP)

Representando as quadrinistas europeias poderemos conhecer o trabalho da francesa Margaux Motin autora e ilustradora de Placas Tectônicas, lançado no Brasil pela Editora Autêntica. Mas a mais aguardada presença é da veterana Trinna Robins. A senhora de 82 anos foi a criadora da primeira revista em quadrinhos feita só por mulheres, a It Ain’t Me, Babe, em 1970, além de vários outros títulos em resposta aos argumentos de que mulheres não liam ou sequer faziam quadrinhos. Hoje, Trinna é membro do Eisner Hall of Fame.

Representantes brasileiros

E os quadrinhos nacionais não estarão ausentes. O professor, ilustrador e autor de HQs Marcelo D’Salete representa o país. Seu quadrinho Angola Janga, sobre o Quilombo dos Palmares, foi publicado em países como França, Áustria e EUA e premiado pelo Jabuti 2018. Outro brasileiro que marca presença é Marcello Quintanilha, autor de Tungstênio e artista gráfico com obras publicadas em mídias como Folha de São PauloLe MondeEl País.

geek

Angola Janga, de Marcelo D’Salette (Foto: CCxP)

Os dubladores também terão seu espaço e falarão sobre suas experiências. Um dos presentes é Nestor Chiesse que dá voz ao serial killer Dexter, mas também ao detetive Sherlock Holmes de Benedict Cumberbatch nas versões brasileiras das respectivas séries.

Artists’ Valley

E não vai ser a edição virtual que vai impedir o encontro de artistas que apresentam com seus trabalhos não acontecer. Nesta edição as mesas serão virtuais e individuais, onde serão apresentadas as ilustrações e HQs, para o público geek.

São muitos os expositores dentre jovens artistas e grandes nomes como AngeliGuilherme Infante. Esse espaço é um dos mais versáteis, pois nele se encontram autores independentes, coletivos de artes e ilustrações, escritores e desenhistas. Esse é o espaço para quem quer conhecer mais sobre a produção nacional do norte ao sul do país.

Algumas editoras também estarão presentes apresentando seus catálogos e títulos que dialogam com o evento.

× Curta Music Non Stop no Facebook