mulher no compoutador olhando para a camera

Gravador de tela: os melhores para Windows, Mac, Android, iOS e online

Music Non Stop
Por Music Non Stop

Para capturar o que está aparecendo na sua tela, você precisa de uma ferramenta de gravação. Conheça os melhores gravadores de tela para todos os sistemas!

 

Existem muitos motivos pelo qual você pode desejar gravar a tela do seu dispositivo: captar um vídeo em uma rede social, registrar uma transmissão ao vivo, fazer um “print” em conversas, enfim. Mas na hora de escolher um gravador de tela, você sabe quais são os melhores?

Com tantas opções no mercado, pode ser bastante complexo encontrar a alternativa mais completa. Além disso, cada sistema operacional pode exigir um software específico, o que amplia a pesquisa em um momento de escolha.

Para facilitar a sua vida, elencamos os melhores gravadores de tela para Windows, Mac, Android, iOS e até online. Assim, quando você precisar capturar algo em vídeo, terá uma boa opção em mãos.

Quanto mais completo, melhor

Antes de falar sobre os gravadores de tela para cada dispositivo, é importante que você tenha algo em mente ao fazer uma escolha: opte sempre pelo mais completo e mais amigável.

De nada adianta você ter em mãos um gravador de tela cheio de recursos, mas difícil de usar. 

Da mesma forma, é péssimo ter um software intuitivo, que não faz nada de mais.

Imagem de Freepik (Filmora)

 

Um software que segue essa “linha de raciocínio”, ou seja, é completo e amigável, é o  Wondershare Filmora. Ele permite gravar a tela do dispositivo, contando ainda com uma área completa de edição de vídeo.

Entre seus recursos extras, o Filmora apresenta o conversor de fala para texto, ideal para legendas de vídeos. Também oferece uma biblioteca de efeitos e animações, para deixar a sua captura ainda mais atrativa.

Mas é claro que, além do Filmora, existem outras opções. Preparado para conhecê-las?

Os melhores gravadores de tela

Para elaborar essa lista com os melhores gravadores de tela para diferentes dispositivos, levamos em consideração alguns quesitos.

Além de serem softwares com boas avaliações dos usuários, são ferramentas com recursos interessantes ou nativas de cada sistema operacional. Afinal, é importante prezar pela praticidade.

Gravador de tela para Windows

Com o aumento de pessoas realizando transmissões de jogos ou filmando suas experiências em videogames, o Windows elaborou seu próprio aplicativo para gravar a tela.

Estamos falando do Xbox Game Bar. Entre as ferramentas do aplicativo, existe o recurso de gravação de tela, que pode ser usado tanto em jogos quanto em sites, vídeos, aulas online, enfim.

Cada gravação gera um arquivo de alta qualidade, que você pode editar posteriormente. Mas atenção: se você quer um programa que faça mais do que gravação de tela, vai precisar contar com softwares como o Filmora ou Adobe Premiere.

Imagem TecMundo

Gravador de tela para Mac

Assim como acontece com o Windows, o Mac também possui um aplicativo próprio que permite a gravação de tela.

O recurso está dentro do QuickTime Player, que é o reprodutor de mídia do Mac. Basta acessar o menu de Arquivo e selecionar a Nova Gravação de Tela para que o programa comece a registrar tudo.

Quem não sabe como gravar a tela do PC pode utilizar o suporte online da Mac para ver um passo a passo completo.

Imagem Support Apple

Gravador de tela para Android

O Android também possui um recurso nativo que permite a gravação da tela. Para ativar a ferramenta, você precisa pressionar certos botões, que variam de modelo para modelo. No manual do usuário você consegue descobrir a combinação para gravar.

Entretanto, quando você grava algo da tela do seu Android, não consegue fazer uma edição com os apps nativos do smartphone.

Nesse caso, você vai precisar de um aplicativo de edição a parte. Adobe Premiere Clip, FilmoraGo e WeVideo são algumas boas opções.

Imagem TecMundo

Gravador de tela para iOS

Se o seu smartphone tiver sistema operacional iOS, você também pode contar com o recurso nativo da própria Apple.

Para utilizar, você precisa acessar o menu de ferramentas e escolher a opção de gravação de tela. O app dá um sinal de 3 segundos e começa a gravar.

Diferentemente do Android, o iOS conta com um aplicativo nativo de edição de vídeos, o iMovie. Assim, uma vez que você tenha a gravação da tela, pode selecionar o arquivo na galeria e editar de acordo com a sua preferência.

Imagem CanalTech

Gravador de tela online

Agora, se você quer gravar a tela do seu computador sem precisar baixar ou instalar nenhum software, o Loom surge como uma ótima opção.

O Loom é uma extensão do Google Chrome. Dessa forma, você só precisa adicionar a extensão nos recursos do navegador para ativá-la sempre que preciso.

No entanto, a ferramenta é limitada e não conta com áreas de edição. Assim, para quem não quer instalar programas, pesquisar por sites para editar vídeos será necessário.

Imagem TecMundo

A sua escolha

Depois de todas as ferramentas apresentadas, cabe a você escolher aquela que é melhor!

Enquanto os recursos nativos de cada dispositivo são mais práticos, eles também são limitados. Por isso, se você precisar de algo além de gravar a tela, vale pesquisar por softwares mais completos.

Assim, seja com um recurso nativo ou com um programa de alta qualidade como o Filmora, você vai conseguir fazer registros e capturar tudo o que quiser!