Fyre Festival Imagem: Reprodução

Com ingressos milionários, Fyre Festival anuncia data e local de 2ª edição

Jota Wagner
Por Jota Wagner

Fyre 2 está prometido para rolar entre o fim de maio e o começo de junho. Agora vai?

Um homem tem o direito à redenção? A cadeia realmente funciona no objetivo de ressocializar alguém? Bem, teremos a resposta para as complexas indagações entre 30 de maio e 02 de junho deste ano. É quando (supostamente) rolará a segunda edição do Fyre Festival, o Fyre 2; uma rave para super-ricos no Caribe, com ingressos batendo mais de um milhão de dólares em seu pacote mais caro, que inclui jantares exclusivos e passeios supervip. A data e o local — a mexicana Ilha das Mulheres — foram anunciados nesta segunda-feira, 24, junto com a abertura da venda de ingressos.

Dizer que o Fyre terá sua segunda edição pode não parecer correto. Afinal, nem chegou a ter sua primeira. O rolê foi cancelado antes mesmo de acontecer, graças ao caos que se instalou logo que o público começou a chegar na ilha “paradisíaca” e se tocar de que nada estava pronto. A coisa começou a ficar feia quando os organizadores e equipe simplesmente abandonaram o campo de guerra em que o festival se tornou, deixando todo mundo que pagou uma grana alta pelos ingressos por conta própria, sem ter como comer, dormir ou voltar para casa. A bagunça rendeu a prisão de seu organizador,  Billy McFarland, por fraude financeira. Billy cultivava o estereótipo do típico playboy de facul estadunidense, daqueles que fazem besteiras em jet-skis no meio do spring break da turma.

Quando anunciou que o Fyre Festival tentaria de novo, McFarland contou que montou um minucioso novo projeto de festival, “com 50 páginas”, durante os solitários dias na cadeia. O cara avisou que agora sim vai ser legal. O doido é que tudo está sendo feito da mesma forma: anúncios em redes sociais de “experiências únicas”, de alto luxo, em uma linda ilha no Caribe. Para dar credibilidade ao projeto, os preços são exorbitantes. Começam com 25 mil dólares e podem passar do milhão no modesto pacote “Prometheus”. Em português, um nome perfeito para os trocadilhos mais sacanas se tudo der errado.

Segundo a forma única de pensar do seu organizador, o fato de um ex-condenado pela inabilidade em fazer um festival de luxo estar anunciando uma nova edição, é justamente uma prova de que ele aprendeu a lição. “Todo mundo acha que eu sou louco em tentar novamente. Mas eu seria louco justamente se não tentasse”, contou McFarland, através das redes sociais do evento.

O festival anunciou data e local da próxima edição do Fyre. O evento rolará (?) dia A venda dos ingressos foi aberta na última segunda-feira (24). Agora, nos resta esperar para ver quantas pessoas estão dispostas a soltar mais de cem mil reais na mão de McFarland para ter o prazer de testemunhar, ao vivo, um cara provar que pode aprender com os erros e agradar milionários. Ou não.

Jota Wagner

Jota Wagner escreve, discoteca e faz festas no Brasil e Europa desde o começo da década de 90. Atualmente é repórter especial de cultura no Music Non Stop e produtor cultural na Agência 55. Contribuiu, usando os ouvidos, os pés ou as mãos, com a aurora da música eletrônica brasileira.