Lenda da música estaria fazendo 78 anos nesta quarta-feira, 08 de janeiro
Se é para ter um coach, que seja David Bowie. Um dos artistas mais amados (e unânimes) da história da música aniversaria hoje, dia 08 de janeiro. Lá na estrela onde vive neste momento, está comemorando 78 anos. E o maluco lidou com a vida e a morte como ninguém. Pego pelo chatíssimo, irritante e cruel câncer, cuidou-se em segredo, lançou um disco com dicas sobre sua iminente partida (Blackstar, de 2016) e exigiu um funeral secreto, somente para os íntimos.
Tudo isso veio de um cara que começou a vida meio desesperado pela fama, a ponto de inventar um certo “sindicato dos cabeludos” para aparecer na TV. Tentou a vida como ator, mudou seu estilo musical conforme ia conhecendo novas tendências, até atingir tamanha evolução pessoal que o fez compreender para que servia (nada?) a tal fama tão ambicionada.
David Bowie é foda. E deixou várias pérolas nas milhares de entrevistas que deu durante toda a sua carreira. Frases lendárias que servem como lição de vida, tatuagens ou imãs de geladeira. Tudo vindo do cara que um dia disse: “não sei por que as pessoas me levam tão a sério. Muitas vezes eu não estou falando sério”.
Conforme o tempo foi passando, é notável a mudança do jovem arrogante para o adulto cínico, e depois para o velho sábio. Em suas primeiras entrevistas, o foco era sempre o choque e o sarcasmo. “Não dou a mínima para o ser humano, quero ser um super-homem”, chegou a dizer. A partir dos anos 90, o David mais sereno e indignado com a fama foi tomando forma, em falas como “nunca pensei na opinião das pessoas. Meus melhores trabalhos sãos os mais egoístas”. Ou a fantástica “a verdade é que não existe jornada. Nós chegamos e partimos do mesmo jeito”.
O envelhecimento do gigante gentil (“gentileza limpa a alma, e o amor limpa a mente”, cantou na música Fill Your Heart, em 1971), no entanto, sempre mexeu com ele. Nos deixou com 69 anos e sempre teve o assunto como recorrente em suas entrevistas. Nem tão guru, nem tão coach, Bowie foi apenas um dos caras mais boa-onda da música. No entanto, sua vida, sua morte e suas entrevistas nos ensinaram muita coisa.
Para celebrar o aniversário do camaleão, leia com a gente dez frases incríveis e inspiradoras saídas da mente de David Bowie.
“Se eu fosse um cara original, não estaria no rock’n’roll. Aqui não há nada novo para se dizer.”
Rolling Stone, 1976.
“Sou uma estrela instantânea. É só adicionar água e mexer.”
Valentines And Vitriol, 1977.
“O futuro pertence àqueles que podem ouvi-lo chegando.”
Comunicado à imprensa sobre o disco Heroes, 1977.
“Eu sempre me achei muito intelectual no que fazia. Até eu me dar conta de que eu não tinha a menor ideia do que estava fazendo, pelo menos na metade do meu tempo.”
New Musical Express, 1984.
“A fama não traz nada de bom, além de uma boa mesa nos restaurantes.”
Q Magazine, 1990.
“Eu não dou a mínima para o que as pessoas pensam de mim, minhas motivações ou ações. Cada vez menos, conforme vou envelhecendo.”
Q Magazine, 1990.
“Eu não sei o que farei a partir de agora. Só prometo não chatear vocês.”
Comunicado à imprensa para divulgar seu show de 50 anos, 1997.
“A música me deu 40 anos de experiências maravilhosas. Foi, ao mesmo tempo, as portas da minha percepção e a casa onde vivo.”
Durante uma palestra na Berklee College of Music (Boston, Estados Unidos), em 1999.
“Conforme envelhecemos, as perguntas vão caindo em duas ou três ao mesmo tempo. Quanto tempo falta? O que vou fazer com este tempo que está acabando?
New York Times, 2002.
“Aproveite o melhor de cada momento. Nós não estamos evoluindo. Nós não estamos indo a lugar algum.”
Esquire, 2004.