Com festival e coletânea beneficentes, artistas tentam revitalizar Los Angeles
Com atrações como Red Hot Chili Peppers, Lady Gaga, Stevie Wonder, Green Day e Billie Eilish, FireAid rola no próximo dia 30
Parcialmente arrasada por um grande incêndio, Los Angeles acumula um prejuízo estimado em 900 bilhões de reais. E isso comoveu, como não poderia deixar de ser, muita gente que começou ali sua carreira e agora corre o mundo tocando em grandes palcos. Para ajudar na rescontrução da cidade, um grande festival inédito, o FireAid, foi anunciado, com artistas de peso que tem L.A. no coração.
O evento acontece já no dia 30 de janeiro, uma quinta-feira, e tem um line-up espetacular: Alanis Morissette (uma artista que se mudou do Canadá para Los Angeles no início da carreira), Red Hot Chili Peppers, Olivia Rodrigo, Lady Gaga, Stevie Wonder, Green Day e Billie Eilish sao apenas alguns do time de estrelas. E o festival avisa que ainda pode confirmar mais nomes.
Os ingressos começam a ser vendidos nesta quarta-feira, 22, pelo site oficial, com preços ainda não anunciados. Na página, também é possível fazer doações avulsas, para quem não poderá comparecer ao evento, que acontecerá durante uma noite em dois ginásios esportivos diferentes, o Intuit Dome e o Kia Forum, cada um com capacidade para 18 mil pessoas.
Outra iniciativa da comunidade musical também foi levantada neste mês: uma coletânea chamada Staying: Leaving Records Aid to Artists Impacted by the Los Angeles Wildfires, com 98 músicas doadas por artistas para angariar fundos para a reconstrução da cidade. Na extensa lista, nomes como André 3000, Samiyam, Brijean, Julia Holter e Total Blue, entre outros, compartilharam músicas inéditas. O pacote pode ser adquirido pelo Bandcamp, que disponibiliza apenas algumas das suas faixas para audição.
Los Angeles é uma das capitais da produção musical nos Estados Unidos. Grandes estúdios, agências e produtoras, casas de shows (como a lendária Whisky a Go Go) e uma enorme comunidade artística são estabelecidos na cidade. É comum artistas de diversos lugares do mundo se mudarem para lá com a intenção de impulsionarem suas carreiras, estando no lugar onde todo mundo se encontra. Foi na cidade, por exemplo, que Tom Jobim se estabeleceu quando foi viver nos Estados Unidos, e foi em um de seus estúdios, o MGM, que gravou o clássico Elis & Tom.
Com as ações, essa comunidade se compromete com o lugar que tantos frutos deu à música, e demonstra que não se esqueceu de suas origens.